10 Coisas Para Se Dizer Aos Bissexuais Para Demonstrar Apoio

This post is also available in: English

Não faz muito tempo que o Unicorn Booty publicou o artigo “10 Coisas Que Você Acha Que Dão Apoio Aos Bissexuais, Mas Que Não Dão.” O artigo recebeu muito feedback maravilhoso, mas muitas pessoas expressaram o desejo de saber o que as pessoas poderiam dizer que demonstrariam apoio aos bissexuais.

Admito que o único conselho positivo que eu dei nesse artigo anterior foi “nos aceite como nós somos porque, bem, isso é o que somos, e ainda bem que não tentamos ser alguém que não somos.”

Apesar disso ser talvez a coisa mais importante que você precisa saber sobre como reagir quando alguém te fala que é bissexual, eu concordo que é uma ótima ideia explicar explicitamente como de fato isso pode acontecer em situações reais.

Aqui estão dez sugestões de reações para demonstrar apoio e aceitação incondicional quando uma pessoa se assume bissexual para você.

 

barack obama, gay blog, thumbs up, bisexual, smile“Eu te amo! Deixa eu te abraçar apertado.”

Que maneira incrível de se transmitir uma garantia inequívoca de que está tudo bem. A situação de alguém se assumir bissexual para você é a oportunidade perfeita para reiterar seu amor. A propósito, isso não é algo que todos nós desejamos fazer mais?

Não é tão próximo da pessoa que está saindo do armário? Vá direto ao abraço. Esse simples gesto não verbal fala muita coisa sem toda a trapalhada de procurar pelas palavras certas. Receber um abraço nos dá a certeza do seu carinho contínuo e transmite que você está confortável em manter um nível de intimidade amigável com a gente. Um abraço também diz “estou aqui por você”.

Não é nem tão próximo assim? Um sorriso gentil e algo do tipo “Obrigado por compartilhar isso comigo,” é tudo que você precisa. Com uma simples frase você consegue comunicar que não tem nenhum problema com a bissexualidade e simultaneamente expressa sua gratidão pelo fato de termos nos aberto para você. Uau! Você nos mostrou tato, inteligência e um nível refrescante de sofisticação suave.

Mil pontos de bônus por não nos arrasar com uma dúzia de perguntas investigando, insultando e que nem são da sua conta!

airline pilot, air force, fighter, gay blog, thumbs up, bisexual, smile“Estou feliz de verdade que você sabia que podia confiar em mim.”

Essa é boa resposta principalmente se você foi uma das primeiras pessoas para quem nos assumimos.

Sim, é um grande elogio o fato de termos escolhido você como nosso lugar seguro para começar nossa jornada desde o armário para o mundo afora. Expressar que você compreende isso ajuda, reconforta e vai aprofundar seus laços com a gente.

Afirmar isso também reitera que estávamos certos em confiar em você — o que é tudo de bom.

 

emma stone, gay blog, thumbs up, bisexual, smile“Nada mudou ou vai mudar entre a gente, tirando o fato de que agora me sinto mais próximo de você.”

Essa é uma ótima maneira de reagir se a pessoa que se assumiu provavelmente estava apreensiva sobre como você receberia a revelação.

Assim como eu escrevi no artigo sobre o que NÃO dizer, é melhor se evitar dizer coisas como “pra mim não tem problema você ser bissexual”, por tais declarações sugerirem que há uma dúvida de se está tudo bem em ser bissexual, ou se os bissexuais precisam de confirmação externa de que não há problema em sermos nós mesmos.

Pode ser que seja verdade que a maioria de nós precisamos ser reconfortados porque ouvimos o contrário tantas vezes em tantos lugares, mas é melhor usar um vocabulário que não reforce a noção de que é questionável que não tem problema na bissexualidade. Ao invés disso, se prenda a palavras que focam em nos tranquilizar de que a nossa identidade sexual não vai mudar como você se relaciona com a gente.

 

cleaning lady, maid, janitor, janitrix, gay blog, thumbs up, bisexual, smile“Eu sei que você pode receber algumas reações negativas de outros e eu quero que você saiba que pode contar comigo.”

Sim! Se oferecer para ser alguém com quem conversar, ou um ombro amigo, ou para fazer algo legal para esquecer os problemas e o estresse é muito útil!

Além de transmitir que você não tem problemas em aceitar quem nós somos, também transmite que você se importa com a gente, e quer ajudar a facilitar nosso caminho pelo mundo que as vezes é hostil. Os bissexuais tem maiores índices não só do que os dos heterossexuais, mas também de gays e lésbicas, de depressão, ansiedade, abuso de drogas e automutilação. Ter apoio emocional com certeza nos ajuda a navegar por tudo isso.

 

orangutang, monkey, gay blog, thumbs up, bisexual, smile“Eu vou me educar sobre a bissexualidade para que eu possa te dar o maior apoio possível.”

Existem tantos estereótipos destrutivos sobre a bissexualidade que é compreensível que muitos monossexuais realmente não saibam das nossas verdades e experiências.

Vai ser muito mais fácil para você ser um bom amigo/parente/interesse amoroso/colega de quarto/o que for se você de fato souber o que é a bissexualidade, e que questões nos afetam.

Alguns lugares ótimos para se começar são Bisexual Resource Center (BRC), BiNet USA, The Bisexual Index, meu blog focado na bissexualidade, e todos os outros lugares positivos que essas fontes vão te encaminhar.

 

guitar player, boy, teen, man, gay blog, thumbs up, bisexual, smile“Eu vou agir como um aliado.”

Pode ser super estressante para a gente ter que defender outros bissexuais e nos defender toda hora. Saber que você vai nos apoiar é um grande alívio.

Quando pessoas que não são bissexuais se manifestam, tais atos de bravura e bondade ajuda a passar a mensagem que eu tweeto frequentemente — como o @BisexualBatman no Twitter — “A temporada de ataques a bissexuais acabou!”

Ouviu alguém repetindo que bissexuais sempre traem? Fale para essa pessoa que isso não é certo.

Ouviu alguém se referindo a alguma celebridade bissexual como gay? Chame a atenção dessa pessoa.

Um amigo contou uma piada que reforça o estereótipo de que todos os bissexuais são hipersexuais? Fale para ele parar!

Um conhecido retweetou que não existe isso de homem bissexual? Peça para ele deletar.

Bissexuais sendo excluídos de espaços supostamente LGBTs? Se manifeste! Lembre-se, uma comunidade que se mantém unida é muito mais forte do que uma dividida por conflitos internos.

Ser um aliado ativo não só vai oferecer um nível de apoio muito bem-vindo aos bissexuais na sua vida, como também vai fazer você se sentir bem, sabendo que você é parte da solução.

 

samuel jackson, john travolta, pulp fiction, gay blog, thumbs up, bisexual, smile“Eu admiro a sua coragem em se assumir.”

Esse é um ótimo jeito de transmitir sua compreensão de que a pessoa que se assumiu para você está apenas defendendo o direito dela de ser ela mesma. Você também vai fazer com que ela saiba que você reconhece o quanto pode ser difícil encarar tanto preconceito e intolerância.

Lembre-se, os bissexuais sofrem não só com a reação homofóbica de héteros, mas também com as reações bifóbicas de alguns gays e aliados.

 

will smith, gay blog, thumbs up, bisexual, smile“Vamos fazer uns biscoitos para comemorar sua saída do armário.”

Eba! Para os bissexuais, chegar a um ponto onde nos sentimos confortáveis com nós mesmos (apesar do ódio de um lado e o apagamento do outro) é muitas vezes uma batalha longa e difícil. É necessário tomar mais coragem ainda sabendo que vamos enfrentar a zombaria, o ceticismo e coisas piores. Então, sim, alcançar tudo isso é motivo para comemorar.

Nos ajude a nos sentir bem e orgulhosos de nossa audácia de decidir fazer o que é melhor para a gente e para a comunidade bissexual.

O que quer que seja que você e o bissexual-que-acabou-de-se-assumir gostam de fazer juntos — seja karaokê, escalada, competir no pingue-pongue, poetry slam, dançar ou qualquer outra coisa — ofereça algumas horas de alegria e folia.

 

cat, gay blog, thumbs up, bisexual, smile“Por favor, me fale se eu disser ou fizer alguma coisa idiota.”

É bom saber que você quer ser interrompido se você estiver nos ofendendo sem querer. Nos mostra seu apoio, preocupação e humildade frente a algo fora da sua área de conhecimento. Que ótimo exemplo de como ser uma pessoa incrível!

Lembre-se, também, se alguém chamar sua atenção por dizer coisas erradas, abra seus ouvidos, sua mente e seu coração ao invés de ficar na defensiva. Você acabou de receber uma chance de crescer e aprender, abrace isso. Se desculpe se necessário, e agradeça a pessoa por ela parar tudo para te corrigir.

 

latina woman, brown, person of color, woman, lady, gay blog, thumbs up, bisexual, smile“Eu sei! Estava esperando você me dizer que podemos falar sobre isso.”

Se você percebeu há um tempo que a pessoa que se assumiu é bissexual, é maravilhoso ouvir isso. É incrível perceber que algo tão fundamental para a nossa existência não é tão invisível para todo mundo como parece muitas vezes.

Frequentemente, antes de se assumir, os bissexuais dão dicas, dão pequenos passos para a saída do armário, e você ganha muitos pontos por ser perceptivo e cuidadoso o suficiente para ter percebido.

Também é encantador saber que você nos aceitou todo esse tempo e que além disso você respeitou que cabia à gente decidir quando a nossa orientação sexual seria aberta para discussão.

Muitos de nós nem mesmo realizou qualquer tentativa de ficar no armário, nós apenas estamos pelo fato de que quando você é bissexual os outros presumem rapidamente que você é gay ou hétero. Se você é alguém que nos viu como somos verdadeiramente todo o tempo, essa resposta vai ser como chuva na seca.

Publicado anteriormente em 8 de maio de 2015.

Comments are closed.