As 5 Vezes que Steven Universo Nos Deixou Super Assustados

This post is also available in: English

Unicorn Booty, shriek week, ghost, Halloween, scary, terror, emojiSteven Universo é um desenho colorido e animado sobre, de acordo com Steven, paz e amor no planeta Terra. É um desenho para crianças que já teve um episódio inteiro sobre uma mochila com formato de cheeseburger. Obviamente, Steven Universo não mostraria coisas assustadoras e arrepiantes como se fosse um body horror explícito do David Cronenberg, né?

Errado.

Apesar de Steven Universo não ser American Horror Story: Beach City, tem alguns elementos perturbadores. Dê uma olhada com a gente nessas cinco vezes em que Steven Universo nos rendeu pesadelos horríveis… ok, talvez não tenha dado PESADELOS, mas a gente realmente soltou um “Xeezus!” enquanto a gente assistia.

1. Steven Dá Uma de Akira

Uma das melhores coisas de Steven Universe são as referências sutis a outros desenhos. Por exemplo, o Steven tem um volume de Sailor Moon em sua cabeceira e come bacon que nem em Howl’s Moving Castle. Mas uma de suas melhores e mais arrepiantes referências vem de um episódio chamado “Dedos de Gato (Cat Fingers)” que faz referência ao anime clássico Akira de 1988. Em Akira, Tetsuo vira uma massa crescente de tumores (que você pode assistir no vídeo abaixo — pardon, por ser literalmente em francês — foi o vídeo com a melhor qualidade que conseguimos achar).

Em vez de tumores, começam a crescer várias cabeças de gato em Steven, e nossa… é arrepiante. Se a gente visse um garoto assustado e gritando por aí coberto por um monte de cabeças de gato que brotam aleatoriamente a gente provavelmente vomitaria e desmaiaria.

2. Ametista Encontra Seu Buraco Especial

No episódio “Sem Destino (On The Run)“, Steven e Ametista visitam um mundo sombrio e ameaçador cheio de coisas que parecem com bacteriófagos gigantes. Ametista não está tão assustada, e você pode não ficar também se você não pegar a referência sobre o buraco especial com o formato dela… mas se você entender a referência do terror, é perturbador. Ametista se enfiando em “seu buraco” é uma referência direta ao “The Enigma of Amigara Fault”, uma história de Junji Ito, um mestre dos mangas japoneses de terror.

enigma of amigara fault, junji ito, gyo, horror manga, steven universe, on the run
Arte e história por Junji Ito

Na história — que aparece na edição de bolso da graphic novel de Ito Gyo — um terremoto expõe milhares de buracos com formatos de humanos em uma montanha. Milhares de pessoas vão até os buracos, e se sentem atraídas especialmente pelos buracos que tem os seus formatos. Não vou dar spoiler do final do manga, mas é inesquecivelmente perturbador. Felizmente, o desenho não tem o mesmo final.

3. O Reino de Terror do Frybo

Chega de referências de terror! Vamos partir para um terror mais direto mesmo, no estilo Beach City!

Em “Frybo“, Steven comete um erro. Ao tentar ajudar seu amigo Peedee, que odeia o fato de ter que usar uma fantasia de mascote para promover a loja de batatas fritas de sua família, Steven coloca um caco de pedra com o poder de animar a roupa dentro da fantasia. Então Frybo ganha vida, e tudo parece bem. Bem, quer dizer, até Peedee falar para Frybo fazer as pessoas comerem batatas fritas.

Enquanto Peedee sai para encontrar com Steven, Frybo leva o comando do Peedee ao pé da letra, e aterroriza Beach City capturando cidadãos inocentes e os forçando a comer batata frita. Isso já é horrível, mas quando chega a hora de impedi-lo, as coisas ficam super assustadoras, principalmente quando a Pérola arremessa uma lança no olho do Frybo o que então causa um gêiser de ketchup e mostarda disparado da ferida.

Pode não parecer tão ruim quando se está lendo, mas quando você assiste isso, com os condimentos como substitutos para o sangue e para o vítreo, não é apenas nojento… é de causar pesadelos.

4. Garnet Descobre as Fusões dos Cacos

Enquanto Frybo foi basicamente um monstro-da-semana, “Keeping It Together” introduziu as Gems Agrupadas — experimentos que pegam as gemas destruídas e as fundem. Isso pode não soar tão ruim assim até você lembrar que despedaçar uma pedra é a única maneira de matar uma Gem… então basicamente, as Gems Agrupadas são uns monstros formados por uma combinação horrível de zumbis e Frankenstein: pedaços remexidos de carnes reanimadas feitos de pedaços aleatórios. Mesmo antes de você chegar as objeções filosóficas da Garnet sobre forçar Fusões de maneira não consensual por maldade e não por amor, já vimos o suficiente para causar pesadelos.

5. Basicamente Tudo em “Hospital do Pesadelo”

“Ficando Juntas” não é a última aparição das Gems Agrupadas — longe disso. Elas reaparecem no episódio apropriadamente intitulado “Hospital do Pesadelo (Nightmare Hospital)” para aterrorizar a mãe da Connie. Ambientado com uma fotografia de filme de terror, uma sensação de pavor se alastra por todo o episódio — principalmente quando uma Gem Agrupada cai sobre a Connie, o Steven e a Dr. Maheswaran.

O terror começa quando a Dr. Maheswaran fala sobre seu novo paciente: que parece estar vivo apesar de não ter cabeça e nem pulsação… o que já é bem assustador. Mas quando você vê o “paciente” — claramente uma Gem Agrupada que é muito mais monstruosa do que uma mera pilha de membros — o terror aumenta. E quando você lembra que as visíveis fusões de cacos de gems dos monstros são os resultados de experiências cruéis, os pesadelos saem do hospital e do programa de TV e vão parar na sua cama enquanto você dorme.

Publicado anteriormente em 18 de Fevereiro de 2016.