Filme ‘Jogos Mortais’ e modelos gay e trans protestam contra restrições de doação de sangue

This post is also available in: English

Se você não está familiarizado com a franquia de filmes “Jogos Mortais (Saw)” (que atualmente está em seu oitavo filme), é uma casa de horrores em que um serial killer sadista faz as pessoas se matarem em jogos de vida ou morte envolvendo tarefas como arrancar o próprio olho, arrancar sua pele ou pular em uma “piscina” de seringas hipodérmicas para encontrar uma chave — que divertido!

Normalmente rola muito sangue, então faz sentido que a equipe de divulgação tenha promovido uma campanha de doação de sangue durante o lançamento de quase todos os  Jogos Mortais. O tema da campanha desse ano é “Todos os Tipos São Bem-vindos” (um trocadilho com tipos sanguíneos e tipos de pessoas diferentes) e recrutou oito estrelas das mídias sociais com grande apelo no público LGBTQ — como o modelo abertamente gay Shaun Ross e o ícone transgênero Amanda Lepore — vestidos como enfermeiros estranhos para ajudar na divulgação.

 

O uso de modelos LGBTQ para campanha de doação de sangue que pessoas LGBTQ não podem participar

A inclusão de modelos gays e trans tem o papel duplo de ajudar a conscientizar sobre a política antiquada e queerfóbica da FDA (Agência Federal de Drogas e Alimentos), (órgão dos Estados Unidos que equivale à Anvisa) que, mesmo agora após a tragédia ocorrida em Las Vegas, impede que homens gays/bis e mulheres trans possam doar sangue.

A política da FDA (que é similar à brasileira) requer que todos os homens gays ou bis tenham sido celibatários por pelo menos 12 meses. A FDA também considera mulheres trans como homens. Ambas determinações são resquícios ultrapassados do auge da epidemia de HIV e não faz mais sentido já que todo sangue doado é testado antes de ser usado de qualquer maneira.

Veja o vídeo dos bastidores do ensaio fotográfico para a campanha de doação de sangue promovida pela franquia Jogos Mortais:

Apesar do website oficial da campanha de doação de sangue de Jogos Mortais (jigsawblooddrive.com) não mencionar a restrição imposta aos gays, a escolha de modelos LGBTQ chama atenção para a discriminação, ainda que de maneira muito sutil.

Pelo menos, Lepore foi mais direta sobre as restrições para doação de sangue quando perguntada pelo The New York Times. “É uma exclusão, e é ridículo, e é discriminatório,” disse Lepore.

Os fãs de Jogos Mortais podem doar sangue em espaços reservados especialmente para isso por todos Estados Unidos e ganham um ingresso de graça para ver o próximo filme, Jogos Mortais 8 (Jigsaw), que estreia no Brasil dia 2 de novembro de 2017. Até o momento, as campanhas de doação de sangue de Jogos Mortais receberam cerca de 56.780 litros de sangue, salvando 360.000 vidas.

As imagens das campanhas dos filmes anteriores tinham apenas uma mulher branca de modelo, mas a campanha “Todos os Tipos São Bem-vindos” tem um pouco mais de diversidade na idade, raça e gênero com a modelo sudanesa Nyakim Gatwech e a produtora de eventos Susanne Bartsch que está na faixa dos 60 anos.

Aqui estão todas as 8 fotos da campanha “Todos os Tipos São Bem-vindos”:

 

 

Traduzido por Rafael Lessa.

(Visited 104 times, 1 visits today)