Ensaio do Coral LGBT
Ensaio do Coral LGBT

1º Ensaio do Coral LGBT Reúne Mais de 20 Vozes em São Paulo

“Cantar o amor. Ultrapassar os limites do preconceito e fazer da nossa arte uma embaixadora da inclusão.”

Assim o Maestro Ettori Veríssimo definiu o propósito desse projeto idealizado por ele e pelo pianista Rodrigo Hypólito que se tornou realidade nesta quinta, 20/4, durante o primeiro ensaio do coro.

Inicialmente, com ensaios às quintas-feiras, o coro conta com a direção cênica de Bruna Dias para performances com mais estilo visual (alguma dança e expressão) e claro, com música de qualidade. O repertório vai desde clássicos do erudito, musicais, até hinos lgbt, tudo articulado dentro do propósito da apresentação.

O recrutamento ocorreu através de sites parceiros e redes sociais dos envolvidos. O objetivo do coral é se filiar ao GALA (organização internacional de coros lgbt) e buscar apoio para participar de todo tipo de eventos no Brasil e, quem sabe, no mundo.

“Nosso sonho é ter um grupo grande e dentro dele, um pequeno grupo solista para fazer outras coisas mais específicas”, sustenta o maestro. O projeto cria um diálogo através da voz e vai contar com repertório que trata de questões sociais consideradas feridas abertas para que o público entenda que, além de arte, está se fazendo um clamor por igualdade, inclusão e respeito.

“Ter voz é muito importante. Desde sempre usamos a música para contestar, para dizer o que sentimos, e é isso que estamos fazendo aqui com a nossa música,” diz, emocionado, Ettori Veríssimo.

O presidente da Câmara de Comércio LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, que também é membro do coral, destaca que o projeto não se fecha somente aos lgbt, mas a todos que querem participar, porque ele não acredita em preconceito de nenhum dos lados.

Atualmente não há ninguém remunerado no projeto e o espaço foi conseguido através do Governo do Estado, que cedeu uma enorme e estruturada sala de ensaio na São Paulo Escola de Teatro, um prédio centenário e clássico, que dá um charme e um desejo a mais de estar ali.

O coro, em seu primeiro ensaio, já conseguiu montar um trecho do musical Rent , com beleza, volume, técnica e emoção. As vozes, juntas, ganharam corpo uníssono forte e cheio de expressão. Estavam todos confortáveis, alegres, comprometidos e felizes por poder estar ali. Mais que um ensaio, um coro ou uma reunião, o projeto é um encontro de pessoas dispostas a discutir a inclusão e a valorização do lgbt na sociedade. E que esse grito de liberdade seja através de suas vozes. Sempre doces, afinadas e cheias de amor.

Para participar, cadastre-se no site:

www.camaradecomerciolgbt.com.br

Ensaios às quintas, de 20 às 22:

Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás.

(Visited 231 times, 1 visits today)