Quantcast
1º Ensaio do Coral LGBT Reúne Mais de 20 Vozes em São Paulo Entretenimento

1º Ensaio do Coral LGBT Reúne Mais de 20 Vozes em São Paulo

Written by Marcio Rolim on April 25, 2017
Be first to like this.

“Cantar o amor. Ultrapassar os limites do preconceito e fazer da nossa arte uma embaixadora da inclusão.”

Assim o Maestro Ettori Veríssimo definiu o propósito desse projeto idealizado por ele e pelo pianista Rodrigo Hypólito que se tornou realidade nesta quinta, 20/4, durante o primeiro ensaio do coro.

Inicialmente, com ensaios às quintas-feiras, o coro conta com a direção cênica de Bruna Dias para performances com mais estilo visual (alguma dança e expressão) e claro, com música de qualidade. O repertório vai desde clássicos do erudito, musicais, até hinos lgbt, tudo articulado dentro do propósito da apresentação.

O recrutamento ocorreu através de sites parceiros e redes sociais dos envolvidos. O objetivo do coral é se filiar ao GALA (organização internacional de coros lgbt) e buscar apoio para participar de todo tipo de eventos no Brasil e, quem sabe, no mundo.

“Nosso sonho é ter um grupo grande e dentro dele, um pequeno grupo solista para fazer outras coisas mais específicas”, sustenta o maestro. O projeto cria um diálogo através da voz e vai contar com repertório que trata de questões sociais consideradas feridas abertas para que o público entenda que, além de arte, está se fazendo um clamor por igualdade, inclusão e respeito.

“Ter voz é muito importante. Desde sempre usamos a música para contestar, para dizer o que sentimos, e é isso que estamos fazendo aqui com a nossa música,” diz, emocionado, Ettori Veríssimo.

O presidente da Câmara de Comércio LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, que também é membro do coral, destaca que o projeto não se fecha somente aos lgbt, mas a todos que querem participar, porque ele não acredita em preconceito de nenhum dos lados.

Atualmente não há ninguém remunerado no projeto e o espaço foi conseguido através do Governo do Estado, que cedeu uma enorme e estruturada sala de ensaio na São Paulo Escola de Teatro, um prédio centenário e clássico, que dá um charme e um desejo a mais de estar ali.

O coro, em seu primeiro ensaio, já conseguiu montar um trecho do musical Rent , com beleza, volume, técnica e emoção. As vozes, juntas, ganharam corpo uníssono forte e cheio de expressão. Estavam todos confortáveis, alegres, comprometidos e felizes por poder estar ali. Mais que um ensaio, um coro ou uma reunião, o projeto é um encontro de pessoas dispostas a discutir a inclusão e a valorização do lgbt na sociedade. E que esse grito de liberdade seja através de suas vozes. Sempre doces, afinadas e cheias de amor.

Para participar, cadastre-se no site:

www.camaradecomerciolgbt.com.br

Ensaios às quintas, de 20 às 22:

Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás.

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in