Estou Tão Empolgada, Estou Tão Assustada: O Surto de Cafeína da Jessie Spano Faz 25 Anos

This post is also available in: English

Apesar de Uma Galera do Barulho (Saved By The Bell) geralmente não significar muita coisa se você tiver menos de dezesseis anos — é impossível negar que teve seus momentos. E talvez um dos melhores momentos foi quando a Jessie Spano (interpretada pela futura Showgirl Elizabeth Berkley) ficou doidona com pílulas de cafeína… e isso aconteceu:

O episódio “Jessie’s Song,” tratava de pressão: Jessie Spano não só tinha uma prova de geometria se aproximando, como também havia a possibilidade da sua girl band Hot Sundae (com Lisa e Kelly) assinar com uma gravadora! Não conseguindo lidar com a pressão, primeiro ela se volta para o café… mas quando isso não é mais o suficiente, ela precisa de algo mais forte… então ela toma pílulas de cafeína pura.

Infelizmente, ela não segue as duas regras mais importantes: Somente tome o que você dá conta, e sempre conheça o seu dealer. (Bem, nesse caso, o dealer dela era uma loja, já que pílulas de cafeína não são ilegais.) Ela exagera, e Zach tem que acalmá-la.

Obviamente, as pílulas de cafeína foram uma substituição de drogas mais pesadas — os criadores acharam que Uma Galera do Barulho não era um programa pesado o suficiente para alguém utilizar, digamos, estimulantes. E isso foi nos anos 90, a época de uma iniciativa apoiada pela Casa Branca de empurrar secretamente mensagens antidrogas em seus programas de TV favoritos — que resultou em um monte de Very Special Episodes (termo utilizado para episódios que tratam de questões sociais controversas).

Mas até mesmo as pessoas trabalhando no programa sabiam que isso era um pouco demais. Em uma entrevista com a Thrillist, o diretor do episódio, Don Barnhart, explica:

[Parte do elenco se achava] descolado demais para isso… Tiveram algumas pessoas que provocaram ela. Eles não insultaram ou diminuíram ela, mas eles meio que provocaram. Todo mundo sabia que havia drogas maiores por aí. Por que não estamos fazendo um programa sobre heroína? Bem, não estamos fazendo um programa sobre heroína.

Mas no final das contas, eles criaram um dos episódios mais ironicamente iconicamente divertidos da TV. Em comemoração, nós vamos tomar um monte de pílulas de cafeína e ficar destruídas nesse fim de semana! Urrul! Party!