Quantcast
Estudo mostra se você trai ou não pelo formato do rosto Mundo

Estudo mostra se você trai ou não pelo formato do rosto

Written by Daniel Villarreal on September 29, 2017
Be first to like this.

This post is also available in: English Français

Um estudo canadense sobre o formato do rosto publicado recentemente no jornal Archives of Sexual Behavior concluiu que homens com rostos mais curtos e mais largos “tendem a ser mais entusiasmados sexualmente … ter um maior desejo sexual … são mais de boas quanto ao sexo casual e considerariam trair seus parceiros,” comparados com outros com um formato de rosto diferente.

 

Como foi feito o estudo sobre o formato do rosto

O estudo, conduzido por Steven Arnocky — um professor especializado em psicologia evolucionista, conflito sexual e ecologia comportamental na Universidade de Nipissing no Canadá — ocorreu em duas partes.

Na primeira parte, a equipe de Arnocky perguntou a 145 estudantes universitários que estavam namorando perguntas sobre desejo sexual e comportamento interpessoal. Na segunda parte, a equipe dele perguntou a 134 estudantes as mesmas perguntas e mais algumas sobre orientação sexual, suscetibilidade à traição e se sentiam desconfortáveis com sexo casual sem envolver amor ou compromisso.

Sua equipe então mediu as fotos dos rostos dos participantes para calcular a proporção largura x comprimento. Eles notaram que quanto menor e mais largo o rosto da pessoa, maior o desejo sexual, inclusive mais abertas para o sexo casual e infidelidade (ou seja traição).

 

Esse não é o primeiro estudo sobre formato de rosto a correlacionar dimensões faciais ao sexo

Apesar do estudo de Arnocky poder parecer biometria sem sentido ou apenas pura coincidência — principalmente considerando a amostragem pequena e não aleatória de estudantes universitários — suas conclusões na verdade são confirmadas por estudos anteriores correlacionando a estrutura facial e traços psicocomportamentais.

Por exemplo, estudos anteriores apontam que homens com rostos quadrados são vistos como “mais agressivos, mais dominantes, mais antiéticos e mais atraentes como parceiros sexuais a curto prazo do que os com rostos mais finos e longos.”

face shape study 02, Steven Arnocky
Steven Arnocky

Um estudo antigo apontou que a testosterona tem um papel fundamental na formação do desenho do rosto das pessoas durante certos períodos de desenvolvimento, como a puberdade, e possivelmente em seus comportamentos sexuais. O hormônio tem influencia na formação de desejos e atitudes sexuais adultas, e é um dos hormônios que afetam o crescimento do corpo e o amadurecimento sexual durante a vida da pessoa.

Uma observação despretensiosa: o Professor Arnocky (acima) é um homão da porra. Muito franca. Queria saber qual a proporção largura x comprimento dele.

 

Imagem em destaque por AvailableLight via iStock

 

Traduzido por Rafael Lessa.

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in
Português
  • English
  • Français
  • Español
  • ไทย
  • 繁體中文