App de encontros para tiozões diz para homens com HIV ficarem longe

This post is also available in: English Español Français ไทย 繁體中文

Um novo aplicativo gay para tiozões, o Daddybear, está demonstrando um posicionamento nojento em relação a pessoas HIV positivas não sendo permitidas no aplicativo. Muita gente está indignada.

O protocole do app “Sobre a página” página diz que “os tiozões” são “homens ricos que têm mais dinheiro e riqueza social do que você”, e todos deveriam querer namorar um, porque “os gays mais maduros cresceram sob o macro da epidemia de AIDS e assustaram, então eles sabem como proteger-se e também proteger você, e curtir sexo seguro com você”.

Como é que é?

Alguém que representa o aplicativo deixou claro que essa sentença significa com o trecho abaixo:

Com o fato de que a maioria dos homens homossexuais se preocupam mais com a saúde do que com o sexo ao procurar relacionamentos homossexuais, criamos este aplicativo de encontros gay para atender às suas necessidades. Se você está preocupado em acabar conhecendo homens homossexuais que vivem com o HIV, você pode se sentir aliviado com nosso aplicativo porque estamos tentando o nosso melhor para garantir que todos os usuários que você conheça sejam saudáveis e sem HIV, colocando um recurso que permite usuários verificarem sua condição de saúde.

Em uma entrevista por e-mail com o Mathew Rodriguez da INTO, o CEO da Daddybear ratificou a filosofia do aplicativo:

Ninguém gostaria de namorar pessoas vivendo com HIV a menos que ele estivesse morando com ele. A maioria dos gays tiozões não está vivendo com HIV, então eles não querem trazer para casa as lembranças indesejadas. No entanto, apoiamos que os homens gays que vivem com HIV tenham o direito de namorar com outros gays com HIV. Mas muitos gays mais velhos ricos e bem sucedidos não querem namorar com caras vivendo com HIV, razão pela qual lançamos este aplicativo para atender às suas necessidades.

Os aplicativos de redes sociais gays já estão atormentados com o estigma contra pessoas vivendo com HIV. É responsabilidade dos aplicativos fornecer uma plataforma que impeça essa discriminação, não a intensifique.

O dispositivo Know Your Status (KYS) do Hornet incentiva os homossexuais a expressar abertamente seu status de HIV dentro do aplicativo. O ato de declarar afirmativamente seu status de HIV pode ser particularmente capacitador para caras HIV-positivos, e o KYS permite que os usuários HIV-positivos encontrem outros caras HIV-positivos no aplicativo se eles escolherem. É uma função de busca simples que serve para combater o isolamento experimentado por muitos que vivem com o HIV.