Não pode pagar pelo PrEP? Farmácias online podem ser a saída

This post is also available in: English Español

Estatíticas de nossas quatro clínicas espalhadas pelo Reino Unido mostram uma queda de 40% em novos casos de HIV de 2015 até 2016, em grande parte devido ao fato de as pessoas estarem se prevenindo da infecção com o uso do PrEP. Apesar das drogas que compõem o PrEP estarem circulando há um tempo, elas eram aprovadas comente para aqueles que já estavam vivendo com o HIV. Ainda bem, que mais e mais governos têm aprovado o PrEP como um meio de prevenção do HIV.

PrEP, sigla para Profilaxia Pré-Exposição, é um tratamento em que a pessoa sob o risco de contrair o HIV toma a droga Truvada diariamente para reduzir drasticamente as chances de infecção. Se tomada apropriadamente, o PrEP pode reduzir o risco de contração do HIV em 90 % até 99%.

Se o PrEP é tão efetivo, por que mais pessoas não o utilizam?

A resposta para esta questão é simples: custo. A maioria dos governos e planos de saúde não cobrem o PrEP porque ele é caro, mesmo versões genéricas que já estão no mercado. No Reino Unido, O PrEP ainda não está disponível no NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido), então as pessoas têm que pagar de seus bolsos se eles quiserem acesso. O custo no Reino Unido é aproximadamente 400 euros por mês (ou 1484 reais).

Como em muitos outros países, no México, nenhuma clínica ou sistema público de saúde quer cobrir o PrEP. O seu custo no México é de aproximadamente 12000 pesos (2085 reais). E para se ter uma ideia, o salário mínimo no México é 80 pesos (13 reais). Um mexicano precisaria trabalhar 150 dias para pagar um mês de suprimento de PrEP. Enquanto muitos países como o Reino Unido podem pagar 520 dólares mensais pelo PrEP, como fornecer esse mesmo acesso ao redor do mundo? Uma coisa que muitas pessoas podem começar é fazer seu pedido em farmácias online.

generic prep

Lembra da significante queda do HIV no Reino Unido entre 2015 e 2016? Especialistas acreditam que é devido ao aumento no número de usuários de PrEP. Mas se o NHS não cobra por isso, como eles o possuem? Versões genéricas estão disponíveis online a preços muito menores, enviadas para todos os países.

O site I Want PrEP Now fornece informações sobre o PrEP, como adquiri-lo e até mesmo uma lista de farmácias online confiáveis que vendem um suprimento mensal a partir de 39 euros por mês ( 145 reais).

Se você vive em um país onde o PrEP não está disponível através do governo, clínicas particulares ou plano de saúde, ou onde não existem versões genéricas, o site I Want PrEP Now pode ajudar.

Algumas farmácias restringem os pedidos para países específicos ou requerem receitas de certos países, mas não de todos, então cheque antes de pedir. Apesar de serem versões genérica de Truvada, elas são o mesmo remédio mas a um preço muito, muito menor. Infelizmente, em muitos países é ilegal importar medicamentos genéricos, o que é uma grande barreira, então você vai também vai ter que checar se é legal importá-lo para onde você mora.

Nós sentimos que é irresponsabilidade do governo colocar uma barreira financeira diante de um remédio salvador de vidas, mas, pelo menos, nós sabemos que existem alternativas mais baratas disponíveis.

Não vale de nada saber que o PrEP previne satisfatoriamente o HIV, se ele não protege contra outras DST’s. E apesar do PrEP ser um excelente método de prevenção, nada pode ter 100% de efetividade.

Imagem em destaque by svetikd via iStock