Hush e Outros 10 Filmes de Terror/Suspense Sobre Deficiências

This post is also available in: English

O Festival South by Southwest sempre inclui um monte de filmes de terror como parte da programação do final da noite. Um dos filmes desse ano, Hush, apresenta Maddie, uma protagonista surda que é perseguida por um assassino sadista enquanto termina seu novo romance em uma cabana isolada na floresta — claro, ela está sozinha na floresta: onde mais ela poderia estar? O filme silencia o áudio e tem poucos diálogos para colocar o espectador na pele dela, e a Maddie prova ser uma adversária e tanto porque ela frustra o seu stalker de maneira inteligente várias vezes. Mas lembrou a gente do thriller de 1967 com a Audrey Hepburn Um Clarão nas Trevas (Wait Until Dark), o que fez a gente lembrar de outros filmes de terror e suspense com deficientes como personagens centrais. E então encontramos 10 exemplos para compartilhar com vocês. Alguns dos filmes mais antigos na nossa lista retratam pessoas com deficiências como monstros ou vítimas indefesas, nada empoderador ou empático, mas nós evitamos os filmes que explicam preguiçosamente que o motivo do assassino é uma “doença mental” ou decorrente da identidade transgênero porque muitos filmes usam essas ideias batidas e odiosas associadas a deficiências (se a identidade transgênero sequer é uma deficiência é um assunto para outro artigo). Em vez disso, escolhemos filmes que retratam diferentes aspectos das deficiências no cinema e mostram como a representação dos deficientes mudou através do tempo, principalmente em meio a muitos horrores macabros da vida.

horror, suspense, disability, disabilities, film, movies, The Hunchback of Notre Dame

O Corcunda de Notre Dame (The Hunchback of Notre Dame) (1939)

Quasímodo, o corcunda do título na adaptação do cinema do romance de 1831 de Victor Hugo, tem uma deformação facial e cifose, uma curvatura da espinha que dá a ele a aparência de corcunda. Ele é tratado de maneira brutal no filme sendo chicoteado em público por ter sequestrado Esmeralda, a heroína do filme. Na verdade, a violência e a alusão à tortura do filme levou uma crítica de 1940 do The New York Times a chamar o filme de “um show de horrores.”

horror, suspense, disability, disabilities, film, movies, Whatever Happened to Baby Jane

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (Whatever Happened to Baby Jane?) (1962)

Esse filme na verdade tem duas pessoas com necessidades especiais: Blanche, uma mulher que se torna paraplégica em um “acidente” de carro, e sua irmã Jane que fica cada vez mais perturbada conforme o filme avança. Jane prende Blanche na casa da família no estilo de Louca Obsessão (Misery), isolada de quase todo contato com o mundo exterior e forçada a sofrer as humilhações dos “cuidados” de Jane.  A briga infame entre as estrelas do filme (Joan Crawford e Betty Davis) ajudou a transformar o drama em camp, mas ainda mostra uma triste verdade: pessoas com deficiências as vezes sofrem abusos dos seus cuidadores, sendo muitos deles membros próximos da família.

horror, suspense, disability, disabilities, film, movies, Audrey Hepburn, Wait Until Dark

Um Clarão Nas Trevas (Wait Until Dark) (1967)

Susy (Audrey Hepburn), uma mulher cega, sem saber se apossa de uma boneca cheia de heroína e acaba sendo assediada por três golpistas que mentem para chegar até a casa dela e ameaçam esfaqueá-la e queimá-la viva se ela não entregar a droga. O filme tem vários furos na trama forçada, mas a atuação de Hepburn como uma mulher apavorada obrigada a se defender, estranhamente, acaba funcionando apesar das falhas narrativas.

horror, suspense, disability, disabilities, film, movies, Silver Bullet

A Hora do Lobisomem (Silver Bullet) (1985)

Baseado na obra literária ilustrada de Stephen King (Cycle of the Werewolf), A Hora do Lobisomem conta com o galã dos anos 80 Corey Haim como Marty, um paraplégico em uma família disfuncional. Enquanto um lobisomem literalmente deixa a sua comunidade em pedaços, Marty acredita que ele sabe a verdadeira identidade do lobisomem. Assim como Hepburn em Um Clarão Nas Trevas, o herói deficiente de A Hora do Lobisomem consegue se defender sozinho: ele anda em uma espécie de moto adaptada bem rápida e mostra que sabe se virar com fogos de artifício. Mas ele dá conta da crueldade do monstro da lua cheia?

horror, suspense, disability, disabilities, film, movies, Nightmare on Elm Street 3, Dream Warriors

A Hora do Pesadelo – Os Guerreiros dos Sonhos (Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors) (1987)

Os adolescentes do Hospital Westin sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), depressão e vício em drogas: todas reações compreensíveis quando amigos e vizinhos estão sendo assassinados em seus sonhos pelo bicho papão com dedos de navalha. Uma ideia comum associada às deficiências se torna um problema aqui: essas crianças não são doentes mentais, elas são os únicos sãos que sobraram em uma comunidade que nega a existência de um assassino que não pode ser detido.

horror, suspense, disability, disabilities, film, movies, Monkey Shines

Instinto Fatal (Monkey Shines) (1988)

Você pode não saber isso, mas no final dos anos 80 havia uma preocupação com macacos super inteligentes que deu origem a filmes como Projeto Secreto: Macacos (Project X) com Matthew Broderick e Instinto Fatal. Após Allan ser atingido por um caminhão, o uma vez atleta se torna tetraplégico e é forçado a depender de uma macaca-ajudante treinada. Mas Ella, a macaca, não é toda fofa e amigável como o Bubbles, o famoso chimpanzé do Michael Jackson — ela recebeu um transplante de tecido de cérebro humano, fazendo com que ela seja empática aos pensamentos de vingança de Allan e ainda capaz de matar. Provavelmente seja melhor assim: os macacos são melhores como animais ao ar livre.

horror, suspense, disability, disabilities, film, movies, Jacobs Ladder

Alucinações do Passado (Jacob’s Ladder) (1990)

O pobre Jacob Singer não se sente muito bem desde a sua atuação militar no Vietnã. Ele foi esfaqueado na barriga e tem tido pesadelos horríveis que fazem ele acordar desde então. A reviravolta: os seus companheiros de pelotão também. Enquanto ele tenta descobrir a causa dos pesadelos, seus companheiros começam a morrer — ou eles estão todos sofrendo do mesmo TEPT mortal, eles foram todos envenenados enquanto lutavam no exterior, ou algo bem mais sombrio e conspiratório está em andamento. Encontrar a resposta pode muito bem matá-los. Verdadeiramente assustador, Alucinações do Passado traz à tona outra ideia associada às deficiências: de que as vezes a morte é preferível a ter que viver como uma pessoa deficiente.

horror, suspense, disability, disabilities, film, movies, Jennifer 8, Uma Thurman, Andy Garcia

Jennifer 8 – A Próxima Vítima (Jennifer 8) (1992)

Há um psicopata atacando mulheres cegas e o Sargento John Berlin (Andy Garcia) está determinado a por um fim nisso. Quando o assassino volta sua atenção para a estudante de música cega Helena Robertson (Uma Thurman), Berlin promete protege-la, mas o assassino pode ser um de seus colegas investigadores — nossa, pode até ser ele mesmo. Jennifer 8 flopou nos cinemas, em parte porque é um filme policial padrão no estilo ‘quem é o assassino?’; sua retratação de mulheres cegas como vítimas se revelou um fracasso também.

horror, suspense, disability, disabilities, film, movies, The Bone Collector

O Colecionador de Ossos (The Bone Collector) (1999)

Denzel Washington interpreta o detetive forense tetraplégico que está deprimido, suicida e ainda sim é o fodão. Ele não só ajuda a descobrir a identidade do terrível torturador-barra-assassino conhecido como “O Colecionador de Ossos” (que leva esse nome porque coleciona pedaços de ossos de suas vítimas), ele ainda é tão bom no seu trabalho que acaba virando alvo do assassino na segunda metade do filme. A trama é estereotipada, mas as cenas medonhas de assassinato vão te assombrar.

horror, suspense, disability, disabilities, film, movies, The Taking of Deborah Logan

A Possessão de Deborah Logan (The Taking of Deborah Logan) (2014)

Assim como outras pessoas com Alzheimer, Deborah Logan se tornou cada vez mais agressiva. Mas com o desenrolar do filme, se torna menos claro se o comportamento da Deborah decorre da doença ou de outra força maligna. É com certeza perturbador ver uma pessoa idosa ser tratada como um monstro, mas os parentes de Deborah acabam tendo que tomar a decisão dramática se salvam ela ou se realizam a eutanásia antes que ela se machuque ou machuque outros.