Quantcast
Horóscopo Queer: Marte, Deus da guerra, está exaltado Web

Horóscopo Queer: Marte, Deus da guerra, está exaltado

Written by Hornet Staff on April 23, 2018
Be first to like this.

De Calíope, a mais bela voz, Musa da eloquência, a que dá criatividade na Arte e Ciência; e de Apolo, Deus Boy Magia, Deus das artes, da harmonia, profecia e da cura, nasceu Orfeu. Gato, médico e poeta. Herdou a voz e a poesia épica da mãe e a beleza e a poesia Iírica do pai.

Certo dia, estava Hermes caminhando pela rua quando viu um casco vazio de tartatuga e percebeu o potencial do objeto. Cuenda! – disse Hermes. Do casco da tartaruga, o Deus com asas nos pés inventou a Lira, uma espécie de harpa, dada a Apolo e herdada por Orfeu.

Diz a lenda que Orfeu tocando a Lira era close certo, babado, o melhor músico e poeta de todos os tempos. As aves paravam de voar, as sereias se calavam, os homens choravam e as árvores se curvavam pra ouvir o moço.

De tanta beleza criada pelas mãos do artista, a Lira vira constelação em homenagem a Orfeu, que não teve um final muito feliz. Sua estrela mais brilhante se chama Vega, que vem do árabe e significa “A águia que cai”.

Começamos a semana com Marte, Deus da Guerra, exaltado, em conjunção com Vega, Alpha Lyrae, a 15º de Capricórnio.

Horóscopo Queer: Marte, Deus da guerra, está exaltado
Jean Cocteau (cineasta, gay, artista visual) e seu desenho de Orfeu.

Vega, de natureza de Mercúrio e Vênus, é uma estrela benéfica que dá inspiração, voz, e poesia pros artistas. Seu encontro com Marte enfurecido se deu no dia do bombardeio dos Estados Unidos na Síria, e isso abre portas pra muitas reflexões: se Vega é a mais brilhante estrela da Lira de Orfeu e também é a Águia caindo, que farão os Artistas quando a águia estiver no chão?

Momento certo pra todos que trabalham com arte, escrita, teatro, cinema, música, poesia e dança se unirem politicamente contra o poder que nos corta as asas. Marte é o Deus da Guerra, mas também é o Deus ativista, o que protege o injustiçado, o mais fraco, o vulnerável.

Estamos vivendo uma crise na Democracia e pouco tenho visto artistas se colocando firmemente na luta pela igualdade, num projeto de intervenção cultural que democratize de fato as oportunidades. Existe uma frase do Dante que diz: “Os lugares mais sombrios do inferno são reservados `aqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.” Cobrem dos seus artistas um posicionamento claro. É hora de Orfeu cantar mais forte.

Mande sua pergunta pelo Instagram que eu respondo com um vídeo, caso eu fique lindo nele, claro.

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in
Português
  • English
  • Français
  • Español
  • ไทย
  • 繁體中文