Especialista Hornet conta tudo o que você precisa saber sobre Bitcoin

This post is also available in: English Español Français Русский ไทย 繁體中文 Українська 日本語 한국어

O Bitcoin esteve em todas as últimas notícias ultimamente. Os mercados de investidores anunciaram recentemente que negociariam no futuro da moeda virtual. Para muitos de nós, tudo bem, mas o que é bitcoin? Como se consegue? Posso levar bitcoin na certeira? A resposta para a última pergunta é “não”, mas espero que nosso especialista responda os outros dois para você.

 

O que é bitcoin?

Como dissemos acima, é uma criptografia – mas isso provavelmente não significa muito para você. Basicamente, uma moeda criptografada é um tipo de dinheiro que, ao invés de ter um lastro – como a forma como o dólar dos EUA é apoiado pelo Tesouro – as transações estão entre usuários. Essas transações são protegidas por criptografia e registradas em um livro público chamado “blockchain”.

O que isso significa é se Alice dá a Bob um bitcoin, essa transação está registrada na cadeia de blocos. Com essa transação adicionada à cadeia de blocos, o registro é enviado em toda a rede bitcoin. Dessa forma, o software bitcoin pode dizer que o bitcoin em particular é agora o de Bob, não o de Alice, e assim Alice não pode gastar duas vezes aquele bitcoin que ela deu a Bob. Uma vez que não há bitcoins físicos – se Alice deu a Bob um dólar, a prova seria que Bob agora tem uma nota de dólar em sua mão – isso é importante.

Esta configuração também ajuda a manter o bitcoin seguro contra hackers; se alguém tentasse mudar a cadeia de blocos para que parecesse que Alice não havia dado a Bob esse bitcoin, o registro da troca será mantido em muitos outros lugares, saberemos que a mudança é falsa e poderemos corrigi-la imediatamente.

Da mesma forma, cada nova entrada no bloco vai mudar as entradas depois, então um hacker também precisaria mudar todas as entradas que aconteceram entre agora e a hora em que Alice deu a Bob seu bitcoin.

 

Bitcoin e a “moeda fiduciária”

Uma coisa em que os possuidores de bitcoins falam muito é “moeda fiduciária”. Vamos deixar isso um pouco mais adiante, dando uma olhada no dinheiro “normal” primeiro. Até 1971, o dólar dos EUA era apoiado pelo ouro que o Tesouro dos EUA tinha. Se você quisesse, você poderia levar seu dinheiro para o governo dos EUA e obter esse ouro real e literal.

Em 1971, o presidente Nixon desacoplou o dólar americano do ouro, alterando o dólar de uma moeda representativa (o que significou uma quantidade literal de ouro) para uma moeda fiat. A moeda Fiat significa que, embora um dólar, por exemplo, não tenha valor intrínseco – ou seja, é apenas um pouco de papel – o poder de compra vem do governo..

Bitcoin não é considerado uma moeda fiat, porque, enquanto os bitcoins não representam o ouro, por exemplo, eles representam o trabalho feito. Mas como assim?

 

Como conseguir bitcoins?

Como dissemos acima, o bitcoin pode não representar uma pilha física de metais preciosos, o valor do bitcoin vem do que se chama “prova de trabalho”. E esse “trabalho” é a mineração bitcoin. Assim como as reservas de ouro de nosso país vieram de pessoas literalmente cavando ouro fora do chão, bitcoin está cavando números.

Basicamente, os mineiros estão procurando por números que podem ser usados como chaves criptográficas. Com a criptografia, é fácil verificar se um dado número é uma chave apropriada, mas é difícil encontrar as chaves em primeiro lugar.

Um mineiro usa seu sistema – o que geralmente é um computador dedicado expressamente para este propósito, porque ele ocupa um monte de poder de processamento – e quando eles acham um novo número que funciona, eles recebem uma moeda.

Com uma moeda fiduciária, em teoria, não há nada impedindo o Tesouro de apenas imprimir um monte de mais notas de dólar. Claro, isso desestabilizaria a economia, levando a uma inflação fora de controle como já vimos repetidamente. Mas uma vez que um dólar já não lhe dará uma quantidade específica de ouro, o governo não precisa se preocupar com o esgotamento.

Com bitcoin, no entanto, haverá apenas 21 milhões de bitcoins. Isso significa que, à medida que mais bitcoins são “minados”, torna-se cada vez mais difícil encontrar um novo número que funcionará.

 

Como se usa o bitcoins?

Como qualquer moeda, só vale a pena se as pessoas a aceitarem. É por isso que você simplesmente não pode fazer a sua própria moeda. Você pode decidir que BobbyBux vale US $ 50,00 por ano – mas, se você não conseguir que a empresa de energia lhe permita pagar sua conta com BobbyBux, não importa se você tiver um bilhão deles.

Com bitcoin, no entanto, há muitos compradores. Seus bitcoins são mantidos em uma “carteira”, que é um programa protegido por senha que se conecta à rede bitcoin. A coisa perigosa com as carteiras é que, uma vez que não há uma administração de bitcoin abrangente, se você perder sua senha, você perde tudo o que está em sua carteira e é irrecuperável. Não há mais ninguém que tenha sua senha que você possa perguntar, nem há uma maneira de redefinir sua senha se você a perdeu.

Existem serviços de terceiros que podem armazenar suas credenciais de carteira, portanto, se você perder sua senha, isso pode ajudar. No entanto, eles não são governados por nenhuma empresa, então você precisa confiar completamente neles. Às vezes, infelizmente, isso pode levar à ruína – em 2011, houve uma violação de segurança no MtGox, que era na época a maior troca de bitcoins. Nessa violação, foram perdidos 750 mil bitcoins pertencentes aos clientes da MtGox, além de mais 100 mil das reservas próprias da MtGox.

De qualquer forma, sua carteira possui um número de identificação específico. E se você quiser comprar algo com bitcoin, você recebe o número da outra pessoa e usa o software da carteira para enviar para ele.

Então, em nosso exemplo de Alice e Bob, a carteira de Alice pode ser 1234 e Bob 5678. Então, Alice pede que seu software dê 1 bitcoin a partir de 1234 e deposite-o em 5678. Essa transação é gravada e Bob agora é um bitcoin mais rico. (É claro que as IDs reais de carteiras são muito mais longas e mais complexas.) Uma vez que Bob tem seu bitcoin, ele pode então enviar a Alice a transação que ela comprou.

 

Quanto vale um bitcoin?

Essa é uma questão complicada. O valor de Bitcoin é relativamente instável. A primeira transação de bitcoin foi de 10 000 bitcoins para duas pizzas do Papa John. No entanto, cada bitcoin individual vale um pouco mais do que isso agora. A partir desta escrita, um bitcoin individual vale US $ 17.534,59. No entanto, em 3 de dezembro – apenas 18 dias atrás – um bitcoin valia apenas US $ 11.377,52.

Até este mês de maio, no entanto, o bitcoin geralmente pairava em torno de US $ 500 e US $ 1000. Isso acaba por ser uma das coisas mais difíceis com o bitcoin – você deve comprar alguma coisa agora (ou retirar dinheiro) quando subir ou descer a qualquer momento?

Algumas pessoas disseram que o interesse atual em bitcoin é apenas uma bolha – e, em algum momento ela estoura por conta do valor do bitcoin em queda. No entanto, uma das coisas mais difíceis sobre bolhas é que é difícil dizer se você está em uma até que ela apareça. Na verdade, seja ou não uma bolha, o bitcoin é uma bolha disputada. Uma vez que estamos vivendo esse processo, é impossível dizer nesta fase que o bitcoin irá ou não se estabilizar.

Se o bitcoin se estabilizar, ficará muito mais fácil saber o quanto vale a pena. Haverá, claro, uma flutuação, como existe com qualquer moeda. Mas se essa flutuação se estabelece em um alcance razoável em vez de quase dobrando em valor em menos de um mês, o bitcoin se tornará mais útil e mais amplamente aceito.

 

Devo investir em bitcoin?

Infelizmente, essa é uma pergunta que você terá que responder por si mesmo. Mas lembre-se sempre de diversificar, e nunca investir mais do que você pode perder.

 

Imagem by pixelfit via iStock