Quantcast
Papa Francisco diz a homem gay: “Deus o fez assim e o ama por isso” Mundo

Papa Francisco diz a homem gay: “Deus o fez assim e o ama por isso”

Written by Alexander Kacala on May 23, 2018
Be first to like this.

This post is also available in: العربية English Español Français Türkçe

Um homem gay que foi vítima de abuso sexual clerical no Chile falou sobre sua conversa particular que diz ter tido com o Papa Francisco, na qual o papa disse que Deus o fez gay e que sua sexualidade “não importa”. Esses “comentários gays do Papa Francisco” são um desvio significativo dos ensinamentos da Igreja Católica Romana. Sugerir que ele acredita que as pessoas são criadas por Deus, é uma posição que provavelmente irritaria os conservadores católicos.

Depois de passar três dias com o papa Francisco no Vaticano em abril, Juan Carlos Cruz diz que o tema de sua sexualidade surgiu, assim como o abuso sexual que ele sofreu nas mãos de um padre chileno quando era mais jovem.

“Você sabe, Juan Carlos, isso não importa”, disse o Papa a Cruz. “Deus fez você assim. Deus ama você assim. O Papa ama você assim e você deve amar a si mesmo e não se preocupar com o que as pessoas dizem.”

O Vaticano não confirma nem nega que o Papa Francisco tenha dito isso. “Normalmente não comentamos as conversas particulares do papa”, disse um porta-voz do Vaticano à CNN.

Seja oficial ou não, esses comentários do Papa Francisco são um grande passo na evolução da Igreja Católica de aceitar plenamente a homossexualidade. Dizer que Carlos Cruz “nasceu assim” não é o que geralmente ouvimos da doutrina católica.

Esta não é a primeira vez que o papa aparece em manchetes por comentários sobre a comunidade gay, embora esse seja seu comentário mais favorável até o momento. Mas o que realmente pensa o Papa Francisco sobre a população LGBT e o quanto de crédito dele merece?

Papa Francisco e suas opiniões LGBT: pontos positivos

pope francis gay comments

Temos o posicionamento de justiça social do Papa Francis – coisas como lutar contra a pobreza, criticar Donald Trump e convocar as pessoas a ter consciência sobre a natureza — mas sua agenda LGBT é um pouco mais complicada. Vamos dar primeiro uma olhada nos pontos positivos.

Ano passado a Igreja recebeu o primeiro-ministro abertamente homossexual de Luxemburgo e seu marido no Vaticano. Mas, vamos ser honestos, isso provavelmente foi mais política do que qualquer outra coisa, especialmente considerando que ainda havia muitos encontros com arcebispos anti-gays.

Em 2016, o Papa Francisco disse que a Igreja Católica devia uma desculpa à população LGBT:

Repito o que o Catecismo da Igreja Católica diz: não devem ser discriminados, devem ser respeitados e acompanhados pastoralmente. A Igreja deve pedir perdão por não se comportar muitas vezes – quando digo a Igreja, quero dizer cristãos! A Igreja é santa, somos pecadores!

Pontos negativos

pope francis trans teaser pope francis gay comments

Infelizmente, quando se trata de ferir a comunidade, o Papa Francisco fez muito mais do que fez para nos ajudar. Lembra do primeiro-ministro gay? Bem, o Papa Francisco nem sempre abraçou políticos LGBT. Ele rejeitou pessoalmente o embaixador francês no Vaticano em 2015.

Ele também apoiou o reverendo eslovaco que disse que impediria que casais do mesmo sexo daquele país pudessem se casar ou adotar crianças. (Porque é melhor que as crianças sejam órfãs a terem pais is gays, aparentemente.)

Papa Francisco não aceita o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em 2014 ele abriu uma conferência anti casamento igualitário… para a qual ele convidou Tony Perkins. Perkins é o presidente do Conselho de Pesquisa da Família, que foi designado como um grupo de ódio anti-gay pelo Southern Poverty Law Center. Perkins também irritou a Liga Judaica Anti-Difamação por comparar os direitos dos gays ao Holocausto.

O Papa também não quer que crianças sejam ensinadas sobre pessoas gays ou trans na história, mesmo que sua história não tenha nada a ver com ser LGBT.

Quanto a pessoas transexuais, o Papa Francisco realmente não gosta deles ou, repetidamente, condenou a comunidade trans. Outubro passado ele atacou pessoas trans por tentar “anular” as diferenças entre os sexos e promover a “ideologia do neutro”.

O que você acha desses comentários gays do Papa Francisco? Deixe um cometário.

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in
Português
  • English
  • Français
  • Español
  • ไทย
  • 繁體中文