Por Que Deveriamos Mudar o Nome do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS para Dia Mundial da Lutra Contra o HIV

This post is also available in: English 繁體中文

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS é comemorado todo dia 1º de dezembro, há 28 anos. Mas talvez seja a hora de uma mudança? Não, claro que não queremos dizer que devemos nos livrar dele — isso seria um absurdo. Porém, talvez seja a hora de mudar o nome?

A Pangaea Global AIDS está trabalhando exatamente nisso. Eles começaram uma campanha para renomear o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS como Dia Mundial da Luta Contra o HIV. Afinal, o modo como tratamos o HIV e a AIDS mudou desde 1988. Uma grande mudança — não existia PrEP nessa época.

Ben Plumley, o diretor executivo da Pangea Global AIDS, disse que “Agora, mais do que nunca, não podemos aspirar pelo “fim da AIDS” quando os grupos mais afetados são cada vez mais alvo de perseguição e intimidação — sejam eles homens gays, pessoas trans, meninas e mulheres, pessoas que não são brancas — e crucialmente pessoas que injetam drogas. Não podemos aspirar pelo ‘fim da AIDS’ se a captação de fundos após 2020 — especialmente de grandes doadores — está gravemente ameaçada.”

Ao renomeá-lo para Dia Mundial da Luta Contra o HIV, Plumley afirma que vai “retirar a atenção do curto prazo (que foi caracterizado pelo uso de ‘AIDS’) para a compreensão de que estamos nisso a longo prazo.”

A seção “Sobre Nós” do site explica melhor: “Essa epidemia nunca se tratou somente de um vírus. Nós derrotamos o HIV quando abraçamos a justiça social… Com mudanças nos governos e nas políticas ao redor do mundo — mais recentemente nos EUA — há um risco real de que o HIV não será mais uma prioridade.” 

Obviamente, uma tentativa de mudança de nome não funciona se as pessoas não estão a bordo. Para esse fim, o site do Dia Mundial da Luta Contra o HIV tem um formulário para que as organizações assinem prometendo utilizar o novo termo. Muitos grupos grandes já assinaram, incluindo o aplicativo social gay Hornet, Project Inform, AIDS Care China e o Fórum Global sobre HSH e HIV (MSMGF).

Nós concordamos — está na hora de mudar o foco e o nome do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, e Dia Mundial da Luta Contra o HIV é exatamente o que precisamos.