Cartazes de propaganda comunista russa parecem fotos de casal gay

This post is also available in: English Español Français Русский ไทย 繁體中文

Nos deparamos com esses cartazes de propaganda comunista chinês-russo homoeróticos que se parecem com fotos de férias de um casal gay. Ou talvez um anúncio para o casamento gay inter-racial, como observa Melissa Sartore, Professor Associado da História do Instituto de Tecnologia da Universidade de West Virginia.

Ele explica:

Em outubro de 1949, Mao Zedong anunciou a criação da República Popular da China. A China e a Rússia já eram aliados e agora, como Estados comunistas, essa relação era mais importante para ambos os países do que nunca.

A propaganda comunista sempre foi parte integrante dessa estrutura política particular, e a propaganda russa atesta a quantidade de cada país que queria mostrar ao mundo que eles tinham uma frente unida – China e a Rússia caminhando de mãos dadas, felizes e gays, por assim dizer. Os cartazes que usaram para obter essa ideia, no entanto, podem ter sido um pouco literal.

China e Rússia são duas sociedades extremamente homofóbicas, mas isso não impediu os designers desses cartazes de propaganda comunista de criar acidentalmente obras de arte tão fabulosas. A proximidade física vista nas imagens não era para ser sexual, é claro, mas deveria ser representativa da importância entre as duas culturas comunistas de permanecerem politicamente.

“Os designers desses cartazes não perceberam o quanto eles eram homoeróticos, o que é bastante inspirador”, diz Sartore. “Na tentativa de convencer as pessoas na Rússia e na China de que a cooperação e a proximidade eram essenciais para a sobrevivência, os cartazes incluem conexões físicas entre homens, destinados a representar o relacionamento político maior. Ativistas por direitos dos homossexuais na Rússia e na China encontram inspiração nos cartazes , usando as imagens em suas próprias campanhas de propaganda “. Veja:

 

1.  “Certifique-se de que pode ver as pombas! Eles nos darão mais likes!”

2. “Por que você me toca desse jeito?.”

3. “Todo mundo fala sobre suas atitudes quando as crianças já estão dormindo.”

4. “Finalmente, uma foto para seu perfil do Hornet!”

5. “Eu disse que ia fazer calor, agora tenho que carregar seu casaco o dia inteiro.”

6. “Adoramos o filme Me chame pelo nome mas a gente prefere o livro.”

7. “Eu prometo que esse é nosso último cruzeiro. Já estamos velhos pra isso!”

 

8. “Estou apenas tentando descobrir o que fiz de errado pra você ficar desse jeito comigo.”

8. “Essas aulas de dança me ajudaram bastante com minhas questões de autoestima.”

 

10. “Steeve, aceite o fato de que somos melhores juntos.”

Dê uma olhada nos posteres e conte pra gente o que achou: