O Hornet fornece uma base de comunidade que está disponível em qualquer lugar e a qualquer momento. Nós criamos essa base de comunidade onde nossos usuários se sentem confortáveis para compartilhar suas experiências com amigos que entendem e validam suas vidas. Infelizmente, há pessoas, organizações ou governos com intenções maliciosas que tentam tirar vantagem disso.
É um fato muito triste que haja países ao redor do mundo onde é extremamente perigoso para homens gays expressar quem são. É imperativo que os homens gays saibam como estar seguros em meio às adversidades. Já vimos crises para pessoas LGBTQ em Chechênia, Egito, Marrocos e Uzbequistão.
É extremamente importante que, se você mora em, ou está visitando um país onde a vida LGBTQ for perseguida, você tome cuidado extremo com sua segurança. Nós oferecemos algumas dicas gerais de segurança aqui. Dicas que são mais específicas para usuários em um país anti-LGBTQ são estas:
Precauções gerais
1/ A maioria das pessoas nos aplicativos gays é genuína, contudo, ainda há algum perigo. Seja muito cuidadoso com o que compartilha através do Hornet ou de qualquer outro aplicativo.
2/ Não compartilhe suas informações pessoais livremente. Não dê seu nome, endereço, número de telefone, localização, empregador ou escola.
3/ Oculte a localização no seu perfil. Sua posição não pode ser triangulada no Hornet. Se alguém disser que “hackeou” o Hornet para obter sua localização, estará mentindo! Essa pessoa está tentando te enganar para que você revele sua localização.
4/ Lembre que sua conversa é registrada nos dois telefones. O outro usuário pode tirar uma captura de tela dessas informações. No Hornet, se você deletar seu perfil, isso também deletará sua conversa permanentemente do outro telefone. Porém, isso não irá deletar qualquer informação que a outra pessoa tirou como captura de tela.
5/ Quando não estiver usando o aplicativo Hornet, desconecte-se da sua conta. Você também pode deletar o aplicativo Hornet do seu telefone quando você não estiver em um espaço seguro. Deletar o aplicativo do Hornet não é suficiente – você também deve se desconectar da sua conta. Não se preocupe – quando você estiver em um espaço seguro de novo, poderá baixar o aplicativo Hornet de novo e conectar-se novamente ao seu perfil.
6/ Você pode adotar a prática de regularmente deletar sua conta Hornet. Isso vai deletar de forma permanente toda a informação sobre você do aplicativo do Hornet. Você pode criar uma conta nova quando precisar. Isso garante que haja um mínimo de informação no aplicativo, caso alguém obtenha acesso ao seu telefone ou à sua conta Hornet. Se uma pessoa lhe pressionar sobre por que você tem o aplicativo do Hornet em seu telefone, você pode dizer que baixou o aplicativo por engano, sem saber para que é. Há um aspecto negativo nesta prática: como você sempre vai ter uma conta recente, isso torna o seu perfil menos confiável para os outros usuários. Você deve considerar cuidadosamente as vantagens e as desvantagens.
Compartilhando fotos
7/ O ponto mais importante é não mostrar seu rosto na sua foto de perfil. Não facilite para que as pessoas identifiquem você. Já houve incidentes no passado onde pessoas baixaram aplicativos gays e tiraram capturas de tela para identificar e nomear os caras que encontraram no aplicativo.
8/ Se você estiver compartilhando fotos nuas, nunca mostre seu rosto na foto. Tire a foto sem o seu rosto aparecendo, ou recorte seu rosto da foto. Usar software para escurecer seu rosto não é seguro. Tenha cuidado para que não haja nada no fundo que possa identificar você ou a sua localização. Não mostre uma tatuagem ou marca corporal fácil de identificar.
9/ Se a outra pessoa se recusar a enviar fotos, então proceda com cuidado. Procure conhecer a pessoa melhor. Vá devagar. Talvez ele também esteja com medo de compartilhar a foto dele com você, então vocês podem concordar em conhecer-se primeiro, antes de trocar fotos. É importante que vocês construam confiança. Vocês podem tentar conversar por vídeo, assim os dois estarão compartilhando suas imagens ao mesmo tempo, mas, de novo, proceda com cuidado nisso. Ele pode gravar ou tirar fotos da tela. Se você usar conversa por vídeo, não diga ou faça nada na chamada que possa lhe incriminar.
10/ Nunca concorde em encontrar uma pessoa ou vá a um encontro a menos que você saiba como é a aparência da pessoa. Obtenha várias fotos do cara, para garantir que as fotos que estão sendo compartilhadas sejam genuínas.
11/ Se você concordar em se encontrar com uma pessoa, e ele é diferente da pessoa no perfil/foto/vídeo, então saia imediatamente. Não se preocupe em ofendê-lo. Sua segurança é importante e o tempo é crítico.
Entendendo o Código Penal
12/ Em muitos países, a homossexualidade e/ou os atos sexuais gay são ilegais. Não importa se acontecem em privado, ou se são consensuais, ou se houve troca de dinheiro. Você pode ser preso. Mesmo em países onde não é especificamente ilegal, outras leis podem ser usadas contra LGBTQ. Tipicamente, essas são leis de “moralidade”.
13/ Não descreva verbalmente ou em escrito o que você quer fazer sexualmente, o que você gosta sexualmente, ou o que você fez sexualmente no passado. Isso pode ser suficiente para você ser preso.
Antes de um encontro
14/ Antes de vocês se encontrarem, pesquise o número de telefone dele no aplicativo Truecaller, Facebook, e redes sociais. Há alguma informação que te faz suspeitar? Se sim, não vá ao encontro.
15/ Delete todas as fotos privadas do seu telefone assim como quaisquer conversas entre você e seus parceiros. Se você não puder deletar essas informações, compre outro telefone e insira seu chip SIM nele quando você for se encontrar com alguém. Garanta que não haja nada nesse telefone que oficiais da lei maliciosos poderiam usar contra você.
16/ Memorize os números de telefone de alguns dos seus amigos mais confiáveis – ou escreva-os e coloque-os na sua carteira. Escreva-os em uma forma de código que só você consegue entender. Garanta deixar seu nome completo com um amigo de confiança.
17/ Quando for se encontrar com alguém, diga ao seu amigo de confiança quando e onde você estará. Além disso, dê-lhe o número de telefone da outra pessoa. Arranjem de se comunicar em uma hora predeterminada para confirmar que você está seguro.
Durante um encontro
18/ Quando você estiver esperando para se encontrar com alguém, espere dentro de um café, lanchonete, ou loja – não na rua. Muitas pessoas já foram presas dessa maneira. A polícia pode te acusar de “vagabundagem” ou de “prostituição”.
19/ Se a pessoa com quem você se encontrar for, na verdade, um esquema de captura da polícia, ou é uma pessoa homofóbica que está tentando te agredir, apenas CORRA! CORRA! CORRA! Se você não puder correr, grite por ajuda – ao menos, assim haverá testemunhas. Você já está em perigo, então não se preocupe por criar um escândalo. O silêncio não vai te ajudar! Planeje de antemão uma rota de escape daquela localização.
Se você for preso
20/ Quando você for levado à delegacia de polícia, não confesse nada. Você estará traumatizado, em choque, e vai querer que a situação termine o mais rápido possível. Não confesse na esperança de que isso vá encerrar a situação rapidamente. Tente ficar calmo e escute atentamente as perguntas que estão lhe fazendo e as afirmações que fazem.
21/ Negue todas as acusações contra você. Ainda que digam que a sua punição será menor se você confessar, não confesse nada. Um regime que te prende por causa disso nunca vai simpatizar com você, soltá-lo ou “facilitar” para você se confessar. É um truque para fazer você confessar.
22/ A polícia pode tentar mostrar simpatia para fazer você confessar ou dar nomes, mas não se engane! Isso é um truque para provarem que você é culpado.
23/ Tente entrar em contato com um amigo e diga-lhe onde você está para que ele possa conseguir um advogado. Se isso não for possível, você pode arranjar isso de antemão. Concorde com um amigo que, se você não entrar em contato com ele para dizer que está seguro até certa hora, ele irá procurar saber se você foi preso e entrará em contato com um advogado. Busque advogados pró-LGBTQ em que possa confiar e a quem possa recorrer em uma crise como essa.
24/ Se você for agredido, torturado, ou assediado na delegacia de polícia, seja pelos oficiais ou por outros detentos, afirme isso firmemente. Afirme-o por escrito no relatório da investigação.
25/ Se os policiais tentarem tirar fotos, ou houver jornalistas que tentem tirar fotos, tente esconder seu rosto da câmera e recuse-se firmemente.
Depois de você ser solto
26/ Se você acreditar que sua vida ou seu bem-estar está em mais perigo, você pode entrar em contato com o Hornet em feedback@hornet.com. Pode ser que consigamos encaminhar você para organizações que podem ajudar pessoas LGBTQ que estejam sendo perseguidas.
Se houver algo nesta página sobre o qual você queira pedir conselhos adicionais, por favor entre em contato conosco em feedback@hornet.com.