Construir um mundo onde pessoas LGBTQ+ possam encontrar espaços seguros para serem elas mesmas é a essência de tudo o que o Hornet faz. A parte fundamental da nossa missão é manter nosso lar digital livre de golpistas, contas falsas e spam. O Hornet sempre teve uma série de defesas para prevenir ataques de spam, e as reforçamos regularmente. Não podemos fornecer detalhes exatos porque não queremos que golpistas saibam o que estamos fazendo. No entanto, podemos informar que implementamos alguns procedimentos de verificação que nos ajudarão com isso.
Golpistas existem há décadas: de cartas a e-mails e aplicativos. Ao longo dos anos, o Hornet criou diversas medidas defensivas para manter nossa comunidade protegida de fraudadores e falsificações, incluindo o uso de IA e verificações manuais de contas. Mas golpes online são um negócio lucrativo e um modo de vida para algumas pessoas, então elas estão sempre inventando novas ferramentas para burlar nossas medidas defensivas. Embora façamos um trabalho enorme todos os dias para mantê-los fora do aplicativo, bloqueando milhares de perfis fraudulentos, alguns ainda conseguem passar.
Você pode estar se perguntando: por que preciso ler isto? A resposta é muito simples: é mais fácil se proteger de algo que você conhece bem. No guia abaixo, compilamos uma lista dos tipos mais comuns de contas de spam/golpe que você pode encontrar online. Certamente, esta não é uma lista completa de como elas se comportam online (lembre-se de que elas podem ser muito engenhosas), mas dará uma ideia geral de como é uma típica conta maliciosa.
Spam Gerais
Vamos primeiro falar sobre o que é um ataque de spam e quais são as mensagens típicas que eles enviam. Ataques de spam são definidos como o uso organizado e não autorizado de um aplicativo para enviar milhares de mensagens aos seus usuários. Essas mensagens são enviadas por perfis falsos ou hackeados e frequentemente incluem anúncios e links falsos nos quais usuários reais são solicitados a clicar. Esses ataques podem ter um impacto grande e negativo na satisfação do usuário com o aplicativo. Se você receber um anúncio de outros usuários promovendo sites ou afirmando que ganhou um prêmio, NÃO clique nos links. Esses ataques se alimentam do número de cliques nesses links. Quanto mais cliques, mais mensagens de spam são enviadas; se não houver cliques, o ataque de spam será inútil e cessará.
É assim que a mensagem normalmente se parece:
- você vai olhar para o meu p** enquanto eu me masturbo? – (link para o site)
- (link para o site) – link para o meu creampie
- Olá, podemos nos encontrar hoje? Confira meu perfil ***** (link para o site).
- Se você gostar de mim, me encontre em (link para o site). Meu apelido é ******. Cadastre-se, use a barra de pesquisa e insira meu apelido.
- Comunidade para encontrar sexo na sua cidade. Digite este link no seu navegador – (link para o site).
- Encontre um cara e tenha uma noite de sexo com ele – (link para o site).
Agora você sabe como é uma típica mensagem de spam. Normalmente, não há uma pessoa real por trás do perfil; é um robô que realiza todas as ações com base em um algoritmo. Perfis fraudulentos são completamente diferentes: sempre há uma pessoa real por trás do perfil, e essa pessoa pode se adaptar facilmente à direção que sua conversa acontece com ela. É por isso que eles são os mais perigosos, pois podem encontrar seu ponto fraco e usá-lo a seu favor. Vamos analisar os tipos mais comuns de golpistas.
Golpes Românticos
Eles são muito difíceis de resistir. Há sempre uma pessoa real por trás do perfil, eles conhecem psicologia muito bem, o que facilita encontrar seus pontos fracos, e sabem perfeitamente como fazer você acreditar na história deles. Aqui, damos algumas dicas que podem ajudar você a identificar se está prestes a cair em um golpe romântico:
- Normalmente, o perfil que entra em contato com você é do exterior. Pense duas vezes: por que alguém a 9.600 km de distância entraria em contato com você?
- Preste atenção às fotos – as fotos usadas por golpistas geralmente são de baixa qualidade e encenadas; pessoas comuns não costumam tirar esse tipo de foto. Nunca deixe de pesquisar essas fotos no Google. Provavelmente, você as encontrará disponíveis publicamente na internet.
- Geralmente, eles afirmam que são de um país rico (por exemplo, EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido etc.), mas são militares em missão de paz em outro país, médicos voluntários ajudando em países pobres, engenheiros civis ou mineradores trabalhando em projetos no exterior, trabalhando para uma ONG, etc. O objetivo deles é, pelo menos, despertar seu interesse pela profissão deles e pelo fato de que eles ajudam o mundo e trabalham no exterior, portanto, tentam atrair você para conversas mais aprofundadas. Se você ouviu essa história em uma das primeiras mensagens, seja cauteloso e continue a comunicação por sua conta e risco.
- Preste atenção ao desenrolar da conversa. Quase desde o início, você estará convencido de que eles são honestos e confiáveis, convencido de que idade e distância não importam para eles e que estão em busca de um amor verdadeiro. Você pode ouvir histórias comoventes sobre como eles foram magoados e terminaram relacionamentos no passado e como agora têm dificuldade em confiar nas pessoas. O único propósito disso é ganhar sua confiança e compaixão, para que você se sinta desconfortável em fazer perguntas adicionais e desnecessárias, pois isso tornará mais difícil para eles te enganarem, pois é fácil se envolver em suas próprias mentiras.
- Eventualmente, depois de estabelecer relacionamentos online, eles pedirão dinheiro. Se a essa altura você ainda não percebeu que está falando com um golpista, é o momento perfeito para interromper a comunicação. Você ouvirá uma história assustadora sobre como eles precisam urgentemente de dinheiro. Eles contarão sobre problemas com pagamentos na empresa em que trabalham, que estão presos em um país estrangeiro e assim por diante. Com certeza, você será solicitado a depositar dinheiro em uma conta, enviá-lo por meio de um sistema de pagamento rápido ou simplesmente comprar um vale-presente que eles possam sacar. Se você chegou a esse ponto, não transfira dinheiro nem compre nada em hipótese alguma, e não tente explicar por que não quer ou não pode transferir dinheiro para eles. Interrompa a comunicação e denuncie o perfil imediatamente para que possamos tomar as medidas cabíveis.
- As redes sociais e os aplicativos de namoro estão se tornando muito eficazes na identificação e no bloqueio desses tipos de perfis, e os golpistas sabem disso, então eles tentarão transferir sua conversa para fora do aplicativo, para um dos aplicativos de mensagens, o mais rápido possível. Nunca divulgue suas informações de contato e nunca transfira a conversa para fora do aplicativo Hornet.
É assim que a mensagem normalmente se parece:
- Olá, sou [nome] dos EUA e estou aqui procurando um relacionamento sério com um bom parceiro. Se você estiver interessado em mim, envie uma mensagem agora mesmo para [Messenger] para uma conversa melhor… [Número de telefone]
- Sou dos EUA, Flórida, mas agora estou na Síria em uma missão de paz. Sou um soldado ativo, tenho menos de dois meses para voltar para casa e acredito que minha localização não te incomoda.
- Procurando um relacionamento sério? Envie uma mensagem para [Messenger] para uma conversa melhor. [Número de telefone]
- Olá, bonitão, como você está hoje, meu querido? Eu sou [nome], da Inglaterra, e você?
- Estou aqui para um relacionamento sério e procurando uma alma gêmea.
- Um oi caloroso não vem apenas dos lábios, mas também do coração… Olá, e como você está, meu amor?… Estou ótimo… Sou o [nome], procurando um parceiro para a vida, um técnico em informática e um sargento do exército. E você?
Golpes de Sugar Daddy/Sugar Baby
Semelhante aos golpistas românticos, há uma pessoa real por trás do perfil, mas esses tipos de golpistas são mais diretos. Logo na primeira mensagem, você será convidado a se tornar o sugar baby/sugar daddy deles. Eles não precisam construir um relacionamento com você; eles tentam te interessar imediatamente com dinheiro e/ou conteúdo sexual. Mas o objetivo continua o mesmo: tirar dinheiro de você o mais rápido possível. O comportamento típico deles pode ser descrito como:
Sugar Baby – Logo na primeira mensagem, eles oferecem um relacionamento do tipo “pai e namorado”. Esse tipo de golpista se oferece para enviar fotos e vídeos sexualmente explícitos em troca de ajuda financeira.
- Na maioria dos casos, um golpista típico finge ser um rapaz jovem e magro, do tipo que chamamos de Twink. Recomendamos que você tenha muito cuidado se for contatado por homens que normalmente não entram em contato com você. Este é um dos principais sinais de que você está falando com um golpista.
- O principal público-alvo desses golpistas são homens mais velhos, já estabelecidos na vida e sem problemas financeiros. Afinal, o principal objetivo deles é tirar dinheiro de você. A maneira como os golpistas pensam se resume a uma regra simples: quanto mais velha a vítima, maior a probabilidade de ela ter dinheiro para gastar.
- Eles são sexualmente explícitos em suas conversas com você. Normalmente, logo no início, eles vão te provocar mostrando o que você pode conseguir em troca de dinheiro. E acredite, será muito difícil resistir a essas fotos, elas serão realmente boas. Os golpistas conhecem o seu negócio e sabem como escolher as fotos certas.
- Tenha cuidado, nunca compartilhe suas informações pessoais e financeiras que possam ajudar a identificá-lo. Tente não compartilhar suas fotos sexuais. O motivo é muito simples: mais tarde, os golpistas podem alegar ser menores de idade e começar a chantageá-lo, exigindo dinheiro. Eles dirão que revelarão sua vida sexual a parentes, entrarão em contato com as autoridades policiais e assim por diante. Eles exigirão dinheiro, mas em hipótese alguma o darão a eles; o melhor a fazer é entrar em contato com as autoridades policiais primeiro. Descreveremos esse caso com mais detalhes abaixo, na seção Golpe de Extorsão e Chantagem.
É assim que a mensagem normalmente se parece:
- Olá! Sou [nome], de Chicago, EUA. Sou um sugar daddy gay procurando um sugar baby gay. Se tiver interesse, me mande uma mensagem no [Messenger]. Conta do [Messenger]: @n******1
- Olá! 👋 Sou [nome e sobrenome], tenho 35 anos. Você se importaria de ser um sugar baby gay? Porque estou procurando um. Se sim, o [messenger] é um lugar melhor para nos conectarmos. Conta do [Messenger]: @L******1
- O que você procura aqui…? – Amor💘 – Cuidado😍 – Dinheiro🌹 – Relacionamento💋 – Sugar Daddy💯
Sugar Daddy – Ao contrário das sugar babies, esse tipo de golpista alega que quer te mimar com muito dinheiro em troca de conteúdo picante. Normalmente, eles dizem quanto dariam por um determinado tipo de conteúdo que você enviar. O público principal é uma geração mais jovem, com potencial para ter problemas financeiros.
- Normalmente, será um homem mais velho entrando em contato com você com essa oferta. As fotos mostrarão claramente que ele tem um estilo de vida rico, incluindo casas grandes, carros caros e viagens para diferentes países, qualquer coisa que comprove sua situação financeira. Mas, na maioria dos casos, serão fotos tiradas da internet ou roubadas do Instagram. Passe algum tempo procurando essas fotos na internet.
- Eles tentarão transferir sua conversa para outro aplicativo de mensagens, solicitando suas contas de redes sociais, etc. Não recomendamos fornecer suas informações de contato e transferir a conversa para fora do aplicativo do Hornet.
- Na maioria dos casos, eles tentarão se conectar com você por meio de aplicativos ou serviços para fazer transferências rápidas de dinheiro. Esses serviços permitirão que você vincule seu cartão bancário a partir do qual as transferências serão feitas. Os golpistas tentam evitar o uso de aplicativos bancários oficiais, pois isso os impedirá de usar cartões roubados, revelará sua identidade e, muito provavelmente, o banco simplesmente bloqueará qualquer transferência suspeita de dinheiro. Nunca caia nessa e não revele nenhuma de suas informações financeiras.
- Em primeiro lugar, o objetivo deles é fazer você acreditar que em breve receberá uma quantia enorme de dinheiro deles (lembre-se, eles entendem de psicologia e sabem como encontrar pontos fracos). A conversa com esse tipo de golpista pode se desenvolver de acordo com um dos seguintes cenários:
- Eles podem pedir que você transfira uma pequena quantia de dinheiro primeiro. Eles darão diferentes razões para isso: querem verificar se você tem uma conta bancária válida; podem dizer que lhe enviaram uma transferência de dinheiro, mas ela voltou e, para verificar a exatidão dos seus dados bancários e estabelecer uma conexão com sua conta, precisam receber uma pequena quantia de dinheiro sua; às vezes, eles contarão uma história comovente sobre como o ex-namorado os traiu e os abandonou logo após a transferência do dinheiro; portanto, para provar sua seriedade, você deve fazer uma pequena transferência. Nunca transfira dinheiro para pessoas que você não conhece, sejam quais forem as circunstâncias.
- Você pode começar a receber pequenas quantias de dinheiro de um golpista e, então, ele “acidentalmente” transferir uma grande quantia para você. Em seguida, ele escreverá dizendo que fez isso por engano e pedirá que você devolva parte do dinheiro. O que realmente acontece é que ele usa um cartão de crédito roubado para transferir dinheiro para você e, quando essa “transferência equivocada” de uma grande quantia acontece, ele substitui o cartão de crédito roubado pelo seu próprio e agora você transfere o dinheiro para o golpista. Essa é uma das maneiras pelas quais eles transferem dinheiro de cartões de crédito roubados para suas próprias contas bancárias. Nesse caso, você pode, sem saber, se tornar cúmplice do crime.
- Recentemente, esse tipo de golpista começou a recorrer à chantagem com os usuários. O principal objetivo deles é obter seus dados pessoais, o que os ajudará a identificá-lo e encontrar seus amigos e familiares. Você também pode ser convencido a enviar fotos explícitas suas. Agora eles têm tudo o que precisam para chantageá-lo. Esse tipo de golpe geralmente prospera em países onde ser abertamente gay é uma ameaça à vida. Os golpistas certamente se aproveitarão do seu medo de que sua vida pessoal seja exposta. No final, você será solicitado a transferir dinheiro para eles para que permaneçam em silêncio. Não compartilhe seus dados pessoais ou fotos explícitas com pessoas que você não conhece bem o suficiente. Você pode ler mais sobre isso abaixo, na seção Golpes de Extorsão e Chantagem.
É assim que a mensagem normalmente se parece:
- Oi, baby, estou pronto para ser seu sugar daddy e pagarei sua mesada semanalmente. Se você estiver interessado, envie uma mensagem para [Messenger, número de telefone ou ID da linha]
- Olá! Sou [nome] de Chicago, EUA. Sou um sugar daddy gay em busca de um sugar baby gay. Envie-me uma mensagem no [Messenger, número de telefone ou ID da linha].
- Olá, estou procurando um sugar baby honesto e legal. Mande uma mensagem para [Messenger, número de telefone ou ID da linha] para uma conversa melhor.
Golpe de extorsão e chantagem
Essa forma de aplicar golpes está em ascensão em todas as plataformas de mídia social, especialmente em aplicativos de namoro. Os golpistas tentam obter o máximo de informações possível sobre você, sua vida pessoal, etc., e depois usam isso para extorquir dinheiro. Tentaremos ajudar você a entender o que é esse tipo de golpista e como não cair em seus truques.
- A primeira coisa que você deve prestar atenção é que, quase desde o início da conversa, você será tentado a mudar para outros aplicativos de mensagens instantâneas ou redes sociais para continuar a comunicação. Normalmente, isso será WhatsApp, Telegram, Facebook, Instagram, Skype, etc. Por que eles fazem isso? – A resposta é muito simples – isso permitirá que eles descubram algumas das suas informações pessoais (seu número de telefone, suas fotos reais, o apelido que você usa, seu endereço de e-mail, onde você mora ou trabalha, quem são seus amigos). Não recomendamos que você divulgue suas informações de contato e transfira a conversa para fora do aplicativo do Hornet.
- Normalmente, as vítimas desses golpistas são pessoas que preferem um estilo de vida discreto, muitas vezes casadas, pois não querem que sua vida sexual seja pública e são mais fáceis de chantagear e extorquir dinheiro.
- O objetivo do golpista é obter o máximo possível de suas informações pessoais para que possam identificá-lo facilmente. Tenha cuidado ao compartilhar qualquer informação que possa ajudá-los a identificar onde você mora, onde trabalha e seu círculo social. Lembre-se de que eles podem lhe dar motivos para obter informações pessoais e acesso às suas redes sociais, e isso pode parecer bastante inocente. Mas se nos primeiros estágios da sua conversa com um estranho, você perceber que estão pedindo mais informações sobre você do que o habitual, seja cauteloso e continue a conversa com cautela, ou é melhor interrompê-la.
- Tenha cuidado ao trocar fotos sexualmente explícitas, especialmente se você fizer isso fora do Hornet, de suas contas de redes sociais ou usando aplicativos de mensagens registrados no seu celular. Antes de compartilhar fotos sexualmente explícitas, vale a pena estabelecer uma conexão forte com a pessoa, certificando-se de que ela seja uma pessoa real e que as fotos que ela envia não foram tiradas da internet. Se você estiver muito tentado a compartilhar fotos explícitas suas, certifique-se de que não haja nada nelas que possa ajudá-lo a se identificar.
- Normalmente, a conversa se desenvolve em uma destas direções:
- Se a vítima for uma pessoa que prefere encontros discretos e não quer que ninguém saiba que ela está usando um aplicativo de namoro gay, normalmente, os golpistas procuram homens casados, homens bissexuais, curiosos e aqueles que precisam viver uma vida discreta, pois ser gay na região deles é uma ameaça à vida. Nesse caso, os golpistas buscarão, antes de tudo, qualquer informação que possa ajudá-los a revelar sua identidade; eles nem precisam obter fotos comprometedoras suas. Se as informações em mãos forem suficientes para provar que você usa aplicativos de namoro gay, a missão deles estará concluída. Eles começarão a ameaçar revelar sua identidade a parentes, amigos e colegas de trabalho e tornar sua vida sexual pública se você não lhes pagar.
- No próximo caso, não importa muito para o golpista quem será sua vítima – velho ou jovem, discreto ou assumidamente gay, etc. O objetivo deles é obter vídeos e fotos sexuais de você, ou às vezes capturas de tela de conversas sexuais serão suficientes para começar a ameaçá-lo. Eles tentarão arrastá-lo para uma videochamada de sexo, que poderão gravar secretamente. O vídeo que você verá durante essa ligação será um vídeo falso pré-gravado, retirado da internet. Assim que tiverem o conteúdo sexual de que precisam, eles o chantagearão, dizendo que enviarão essas fotos, vídeos e conversas para todos os seus amigos e os publicarão na internet se você não lhes enviar uma determinada quantia em dinheiro.
- A próxima é uma das mais insidiosas. Você será contatado por um rapaz de aparência jovem e beleza incrível, e quase desde o início ele se envolverá em conversas excessivamente sexuais com você, compartilhará conteúdo explícito e pedirá o mesmo em troca. Lembre-se: o objetivo deles é obter uma resposta sua. Assim que você começar a trocar mensagens sexuais com eles ou compartilhar fotos explícitas, você terá caído na isca. Muito em breve, você será informado de que a pessoa com quem teve uma conversa sexual é menor de idade. Eles podem até encenar uma breve cena em que você é contatado pelos “pais” deles, que estão dispostos a ignorar seu comportamento se você lhes der dinheiro; caso contrário, eles irão à polícia. A vítima ficará muito assustada e entregará facilmente o dinheiro. Mas você não deve fazer isso; respire fundo e avalie a situação; talvez você esteja se comunicando com golpistas e deva entrar em contato com as autoridades policiais. Acredite, você não está sozinho nisso; esse tipo de fraude é muito comum na internet. Podemos garantir que o Hornet leva muito a sério qualquer possível caso de menores de idade e normalmente os remove do aplicativo muito rapidamente. Se você suspeita que alguém seja menor de idade, reserve um minuto para denunciá-lo.
É assim que a mensagem normalmente se parece:
- Eu estava prestes a apagar o Hornet do meu celular quando você me mandou uma mensagem. Escreva para [Messenger] [número de telefone]
- Olá, querido. Eles estão me incomodando muito daqui e eu também não me acostumei. Vou te dar meu número, vamos continuar no [Messenger], se estivermos de acordo, podemos nos encontrar.
- Boa noite, seja bem vindo ao meu círculo de amizades ❤️. Você tem [messenger] para sermos amigos lá também meu anjo? ❤️
Golpe de investimento
Esse tipo de golpe já existe há algum tempo. O objetivo é fazer com que você se interesse por um aumento rápido e significativo de capital com investimentos geralmente pequenos. Convencendo você de um aumento múltiplo do seu capital em um curto período de tempo. Mas a verdade é que não existem instrumentos de investimento que permitam que você aumente seu capital em 10 vezes em um curto período de tempo; mesmo que existam, ninguém os oferecerá ativamente a você, especialmente um estranho. Seja cauteloso se:
- Você é contatado por um bancário, representante de uma empresa de serviços financeiros, investidor, guru de criptomoedas, etc. Lembre-se: você sempre buscará aumentar seu próprio capital, e isso é totalmente por interesse de outra pessoa. Portanto, você é quem busca um lugar seguro para suas economias, e não um estranho que entra em contato com você em uma plataforma de namoro. Recomendamos encerrar essas conversas imediatamente, não importa o quão confiável a pessoa pareça para você.
- A oferta vai parecer muito atraente e tentadora; você já se imagina dirigindo um Porsche, morando em uma casa enorme, voando de primeira classe. PARE – não há milagres no mundo, mesmo alguns anos muitas vezes não são suficientes para dobrar seu capital. Se alguém prometer que você receberá de 2 a 5 a 10 vezes mais em um curto período de tempo, isso não é verdade.
- Rejeite qualquer solicitação para mudar para outro aplicativo de mensagens e continuar a conversa, por mais atraente que a oferta possa parecer. Como já foi dito muitas vezes neste artigo, mude para outros aplicativos de comunicação apenas se realmente houver necessidade, se você confiar 100% na pessoa e se ela não precisar de nada de você.
- Nunca clique em links enviados por estranhos, pois isso pode permitir que eles acessem seu dispositivo e roubem seus dados pessoais. Você pode ser solicitado a seguir um link apenas para se familiarizar com a empresa e os instrumentos de investimento oferecidos. Você também pode ser convidado a visitar um site para fazer investimentos (comprar ações, criptomoedas, etc.), porque se existe um site, ele não pode ser um golpe, pelo menos muitas pessoas pensam assim. A verdade é que pode, esses sites podem parecer muito confiáveis, oferecer o registro de uma conta, passar por um processo de verificação e pode até haver suporte online que funcione! Mas depois de seguir todos os passos e fazer o “investimento”, bum! Os golpistas têm tudo: seus dados pessoais, os detalhes do seu cartão ou conta bancária e seu dinheiro.
- Este é um tipo de fraude bastante incomum e o descrevemos um pouco na seção sobre sugar daddy – quando golpistas transferem dinheiro para você e depois pedem que você transfira o valor total ou parcial para outra conta. Por que eles fazem isso: A. Eles estabelecem uma relação de confiança com você; como você pode não confiar neles se eles lhe enviaram o dinheiro? Isso o deixa mais tranquilo e mais propenso a dar a eles o seu próprio dinheiro. B. Com certeza, o dinheiro foi transferido para você de um cartão de crédito roubado, então eles o transferem para si mesmos, e é mais provável que as autoridades policiais tenham perguntas para você, e não para uma pessoa que ninguém conhece e que agora é impossível de encontrar.
É assim que a mensagem normalmente se parece:
- Estou aqui procurando amigos ou um relacionamento duradouro, e você?
- Eu raramente uso este aplicativo. Você pode adicionar meu [mensageiro] para que possamos nos conhecer melhor. Este é o meu número [************]
- Desculpe, raramente uso este app. Pode me adicionar no [mensageiro].
- Prazer em conhecê-lo. De onde você é? Qual é o seu trabalho?
- Sou gerente financeiro, e você?
- Sou gerente de controle de qualidade na empresa de jogos Ubisoft, e você? Está no trabalho?
- Estou aqui em Limerick apenas de visita. Sou do Reino Unido. Trabalho como analista de risco. Qual é a sua profissão?
- Viajo muito por vários países a trabalho, mas nossa empresa fica na Austrália.
Golpistas enviando links externos ou solicitando códigos de verificação
- O tipo mais comum de fraude é o envio de mensagens de spam com links para recursos de terceiros. É sabido que você nunca deve abrir links recebidos de pessoas, aplicativos, organizações, etc. desconhecidos. Na maioria dos casos, ao clicar no link, você verá apenas anúncios idiotas e irritantes, mas alguns deles solicitarão que você se registre primeiro, e é assim que criminosos obtêm acesso aos seus dados pessoais.
- Um tipo de fraude que se tornou cada vez mais popular recentemente é a solicitação de códigos de verificação. Você pode receber razões completamente inocentes para informar esse código à pessoa. Mas se alguém lhe pedir para informar o código ou se você receber um código de verificação (solicitação para alterar a senha, etc.) que não solicitou, isso é 100% um golpe. Nunca forneça esses códigos a ninguém, incluindo amigos, parentes, etc. Lembre-se sempre: golpistas podem se passar por pessoas que você conhece, como autoridades governamentais, representantes da polícia, funcionários de bancos ou instituições financeiras, etc. Lembre-se: o código de verificação geralmente é usado como parte da verificação em duas etapas para acesso a diversos aplicativos, contas, serviços governamentais e bancários. Ele também é comumente usado como parte da verificação ao registrar uma nova conta. É bem possível que alguns dos seus dados pessoais (como e-mail, telefone, etc.) já sejam do conhecimento dos golpistas, pois vazaram na internet anteriormente durante um dos principais ataques cibernéticos. Portanto, ao fornecer seu código de verificação a alguém, você pode estar dando a essa pessoa acesso, por exemplo, ao seu aplicativo bancário ou conta governamental, ou permitindo que ela registre uma conta fraudulenta em seu nome.
- Ainda não encontramos esse tipo de golpe no Hornet, mas vimos outras plataformas relatarem: solicitação de registro em um site ou aplicativo de segurança. Um golpista contaria uma história sobre como foi atacado, espancado, roubado, etc. em um de seus encontros e não estaria pronto para conhecê-lo, a menos que você se cadastre em um dos recursos “garantindo um encontro seguro”. Como regra, esse site ou aplicativo de terceiros solicitará suas informações pessoais – foto, nome, e-mail, endereço ou até mesmo um pequeno depósito “garantindo seu bom comportamento no encontro”. Na verdade, não há recursos online que possam garantir a alguém um encontro seguro. A regra principal continua a mesma: nunca forneça seus dados pessoais a estranhos, organizações não verificadas, sites ou aplicativos suspeitos, etc.
Golpistas se passando por funcionários do Hornet
Alguns golpistas descarados podem até se passar por funcionários do Hornet. Normalmente, eles tentam obter suas informações pessoais, justificando-as com a necessidade de verificar sua conta. Lembre-se: a equipe do Hornet nunca solicitará suas informações pessoais ou financeiras. Se for um representante real e legítimo do Hornet solicitando essas informações, sempre pedimos que entre em contato conosco pelo e-mail feedback@hornet.com para fornecer as informações necessárias e nunca solicitaremos que você envie informações privadas em mensagens. Se você tiver motivos para suspeitar que esta não é uma conta ou representante oficial do Hornet, entre em contato conosco pelo e-mail feedback@hornet.com e nossa equipe de suporte o aconselhará.
Alguns golpistas podem entrar em contato com você prometendo prêmios em dinheiro do Hornet, dizendo que você foi o sortudo que ganhou na loteria. Se o Hornet estivesse realizando uma promoção ou uma loteria, esse evento teria ampla divulgação no aplicativo, então você definitivamente não perderia o evento. Se você não viu nenhum anúncio anterior sobre promoções ou loterias futuras e alguém está lhe dizendo que você ganhou 300 mil reais na loteria, isso é um golpe. Em vez de responder, entre em contato conosco pelo e-mail feedback@hornet.com.
Tentamos reunir os tipos mais comuns de golpistas neste artigo, mas esta lista está longe de ser completa. Esteja sempre atento e lembre-se: as pessoas podem ser muito criativas em suas tentativas de roubar seu dinheiro, informações pessoais e financeiras, obter acesso às suas contas e, em seguida, chantageá-lo.
Caso não encontre uma solução em nossas Perguntas Frequentes, escreva para feedback@hornet.com. É importante que você inclua o ID da sua conta para que possamos rastreá-la. O ID da sua conta está localizado no seu perfil, na parte superior central da tela, e começa com o símbolo “@”.