3 Maneiras de Tocar no Assunto entra em cartaz e traz manifesto contra homofobia

3 Maneiras de Tocar no Assunto entra em cartaz e traz manifesto contra homofobia

Be first to like this.

3 Maneiras de Tocar no Assunto aborda um tema em três solos curtos.  O espetáculo “3 maneiras de tocar no assunto” é um manifesto artístico contra a homofobia na sociedade moderna. O ator e diretor Leonardo Netto está de volta à dramaturgia depois de “A ordem natural das coisas” – peça cujo texto levou o Prêmio Cesgranrio 2018 e foi indicado ainda aos prêmios Shell, APTR e Botequim Cultural. Para dirigir a montagem, Leonardo convidou o ator, dramaturgo e diretor Fabiano de Freitas, um artista-pesquisador dos temas LGBTI+.

Interpretados por Leonardo, os três solos independentes colocam em pauta questões relacionadas à homossexualidade e ao preconceito e intolerância contra o homossexual e a comunidade LGBT em geral. O autor abordou o tema por três instâncias distintas, uma para cada texto: Escola, Lei e Estado.

No primeiro solo, O homem de uniforme escolar, o público assiste a uma aula de bullying homofóbico: o que é, como praticar e quais as suas consequências físicas e emocionais. São histórias reais de crianças e jovens que sofreram com o preconceito e a intolerância na escola.

Na sequência, O homem com a pedra na mão parte do depoimento ficcional de um dos participantes da Revolta de Stonewall, ocorrida em junho de 1969 em Nova York, marco fundamental da luta pelos direitos da comunidade LGBT, que completou 50 anos em 2019. Desenrola-se, então, uma descrição minuciosa da noite em que os frequentadores (gays, lésbicas, travestis, drag queens) do bar Stonewall Inn reagiram, pela primeira vez, a mais uma batida policial no local.

O último solo, O homem no Congresso Nacional, foi construído a partir de falas do ex-deputado federal Jean Wyllys, proferidos entre janeiro de 2011 e dezembro de 2018. Para criar o texto, Leonardo assistiu e transcreveu discursos, pronunciamentos, entrevistas e declarações do Jean e, cuidadosamente, criou o depoimento de um deputado gay e ativista na tribuna da Câmara.

 

SERVIÇO

Espetáculo: “3 Maneiras de Tocar no Assunto”

Temporada: 3 de outubro a 22 de dezembro.

Local: Teatro Poeirinha – Rua São João Batista, 104 – Botafogo.

Dias e horários: De quinta a sábado, às 21h. Domingo, às 19h.

Valor do ingresso: 50 (inteira) e 25 (meia)

Classificação etária: 14 anos

Informações: (21) 2537-8053.

Horário da bilheteria: terça a sábado, 15h às 21h. Domingo, 15h às 19h.

Facebook e Instagram: @3maneirasteatro

Venda de ingressos aqui

Related Stories

Romance “Armário Vazio Não Para em Pé” traz narrativa baseada em closes, corres e fatos verídicos
Musical "Naked Boys Singing!" segue temporada no Rio de Janeiro
Quantcast