Alexya Salvador será nomeada a primeira reverenda trans da América Latina

Alexya Salvador será nomeada a primeira reverenda trans da América Latina

Be first to like this.

Alexya Salvador será nomeada, no próximo dia 26 de janeiro em São Paulo, durante um evento que irá sediar e que marcará a história do cristianismo, como primeira trans reverenda. O ato marca a liberdade religiosa e dos direitos LGBT em toda a América Latina. Nesse dia, o Templo da Igreja Anglicana receberá a ordenação clerical de Alexya.

Alexya Salvador já é pastora da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), fraternidade que existe há 50 anos. É casada com Roberto, professor da rede pública estadual, e tem dois filhos adotivos, um deles o Gabriel, de 12 anos, que tem necessidades especiais e a outra é a Ana Maria, 12, transgênero como a mãe.

“Todo esse movimento ganha mais significado ao ser realizado no mês da visibilidade trans. O Brasil é o país que mais mata travestis, homens e mulheres trans no mundo”, frisa a primeira pastora trans latinoamericana. “Ser ordenada clériga é a confirmação de que pessoas iguais a mim podem estar em todos os espaços da sociedade e da religião”, completa.

A igreja onde é pastora é uma comunhão brasileira e internacional de comunidades cristãs da vertente protestante que aceita de forma irrestrita irmãos excluídos – todos os excluídos e não só LGBTs, como faz questão de deixar claro – entre eles lésbicas, gays, bisexuais, transsexuais (LGBT).

Alexya Salvador também se candidatou a deputada estadual nas eleições de 2018 pelo PSOL em São Paulo e obteve 10.486 votos para o cargo, se postulando como suplente de uma bancada de representantes na Assembleia Legislativa de São Paulo que já conta com duas mulheres negras e trans como ela – Érica Malunguinho e Érika Hilton (codeputada pela Bancada Ativista).

Serviço:
Ordenação Clerical de Alexya Salvador
Data: 26 de janeiro de 2020 às 16 horas
Local: Templo da Igreja Anglicana – São Paulo/SP
Praça Olavo Bilac, 63 – Santa Cecília

Com informações do site de Alexya Salvador

Quantcast