Ali Prando realiza talk Björk.EXE com pesquisa relacionada a corpo, tecnologia e gênero
Ali Prando realiza talk Björk.EXE no dia 26 de setembro, às 19h30m, no Teatro Décio de Almeida Prado, que agora funciona como centro cultural de diversidade, com programação voltada à temáticas LGBTQIA+. Ali Prando, filósofo e pesquisador, se inspirou em filósofas como Donna Haraway e Paul Beatriz Preciado para criar esse talk que funciona como um desdobramento de suas pesquisas e dos encontros no MIS durante os três meses em que Björk Digital permaneceu em cartaz, discutindo corpo, tecnologia e gênero.
Depois de passar por Sydney, Barcelona, Moscou, Montreal, Cidade do México, Los Angeles e Londres, a exposição Björk Digital esteve em São Paulo, e agora segue para Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Björk Digital é uma experiência imersiva proposta pela multi-artista islandesa mais experimental da cultura POP.
Nela, Björk conecta o universo da moda, video-arte, fotografia e tecnologia em realidade virtual: “O VR não é apenas uma continuidade natural do videoclipe, mas tem um potencial dramatúrgico ainda mais íntimo, ideal para esta jornada emocional”, conta a artista sobre a exposição que tem como principal base seu álbum “Vulnicura”.
Como parte da exposição, o filósofo e pesquisador Ali Prando criou o curso-app ‘Björk: Paradigmas do Pós-humanismo.exe’ que para além de discutir a obra da realizadora audiovisual, também cria intersecções com textos clássicos da filosofia feminista e contemporânea: “Björk sempre permaneceu na vanguarda audiovisual.
Sobre Björk
Multi-artista islandesa, Björk é reconhecida como uma das personalidades mais importantes do século 20. Vencedora do Polar Music Prize, o Nobel da música, nos anos 90 dedicou-se à música experimental e eletrônica com hits como “Army of Me”, “Human Behaviour” e “Hyperballad”. Foi indicada ao Grammy, Oscar e Globo de Ouro. É vencedora de prêmios como MTV’s VMA, BRIT Awards, UK Music Video Awards e MOJO Awards. Seus álbuns e shows são extremamente conceituais e impressionam pela sensibilidade estética e a profundidade de pesquisa a cada persona lançada por ela.
Sobre Ali
Ali Prando – Filósofo. Pesquisador pelo CNPq com as temáticas de gênero, sexualidade e feminismo através de perspectivas butlerianas. Atua também como blogger e jornalista nos portais DiscoPunisher e WhatElseMag, onde entrevistou mais de 200 ícones POP – de Caetano Veloso à Charli XCX, de Elza Soares a Pabllo Vittar, aos artistas da Nova MPB e MPBicha, recebendo mais de 1 milhão de visitas. No Brasil, criou o curso ‘Politizando Beyoncé: Raça, Gênero e Sexualidade’, que versa sobre estudos de mídia, estudos raciais e transviados, considerado pelo HuffPost como “tudo o que você precisa e não sabia”. Criou também o curso ‘Björk – Paradigmas do Pós-humanismo.EXE’, que versa sobre o devir-ciborgue, pós-feminismo e os aspectos sociopolíticos da tecnociência.
Serviço:
BJÖRK.EXE – Paradigmas do Pós-humanismo
Por: Ali Prando (@discopunisher)
Data: 26 de setembro
Horários: Projeções 18h00m | Talk Björk.exe: 19h30m
Evento gratuito
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
Mais informações: @deciodealmeidaprado | (11) 3079-3438
Evento no Facebook