Quantcast
Ali Prando realiza talk Björk.EXE com pesquisa relacionada a corpo, tecnologia e gênero Escolhas do Editor

Ali Prando realiza talk Björk.EXE com pesquisa relacionada a corpo, tecnologia e gênero

Written by Marcio Rolim on September 12, 2019
Be first to like this.

Ali Prando realiza talk Björk.EXE no dia 26 de setembro, às 19h30m, no Teatro Décio de Almeida Prado, que agora funciona como centro cultural de diversidade, com programação voltada à temáticas LGBTQIA+. Ali Prando, filósofo e pesquisador, se inspirou em filósofas como Donna Haraway e Paul Beatriz Preciado para criar esse talk que funciona como um desdobramento de suas pesquisas e dos encontros no MIS durante os três meses em que Björk Digital permaneceu em cartaz, discutindo corpo, tecnologia e gênero.

Depois de passar por Sydney, Barcelona, Moscou, Montreal, Cidade do México, Los Angeles e Londres, a exposição Björk Digital esteve em São Paulo, e agora segue para Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Björk Digital é uma experiência imersiva proposta pela multi-artista islandesa mais experimental da cultura POP.

Ali Prando realiza talk Björk.EXE

Nela, Björk conecta o universo da moda, video-arte, fotografia e tecnologia em realidade virtual: “O VR não é apenas uma continuidade natural do videoclipe, mas tem um potencial dramatúrgico ainda mais íntimo, ideal para esta jornada emocional”, conta a artista sobre a exposição que tem como principal base seu álbum “Vulnicura”.

Como parte da exposição, o filósofo e pesquisador Ali Prando criou o curso-app ‘Björk: Paradigmas do Pós-humanismo.exe’ que para além de discutir a obra da realizadora audiovisual, também cria intersecções com textos clássicos da filosofia feminista e contemporânea: “Björk sempre permaneceu na vanguarda audiovisual.

Sobre Björk

Multi-artista islandesa, Björk é reconhecida como uma das personalidades mais importantes do século 20. Vencedora do Polar Music Prize, o Nobel da música, nos anos 90 dedicou-se à música experimental e eletrônica com hits como “Army of Me”, “Human Behaviour” e “Hyperballad”. Foi indicada ao Grammy, Oscar e Globo de Ouro. É vencedora de prêmios como MTV’s VMA, BRIT Awards, UK Music Video Awards e MOJO Awards. Seus álbuns e shows são extremamente conceituais e impressionam pela sensibilidade estética e a profundidade de pesquisa a cada persona lançada por ela.

 

Sobre Ali

Ali Prando – Filósofo. Pesquisador pelo CNPq com as temáticas de gênero, sexualidade e feminismo através de perspectivas butlerianas. Atua também como blogger e jornalista nos portais DiscoPunisher e WhatElseMag, onde entrevistou mais de 200 ícones POP – de Caetano Veloso à Charli XCX, de Elza Soares a Pabllo Vittar, aos artistas da Nova MPB e MPBicha, recebendo mais de 1 milhão de visitas. No Brasil, criou o curso ‘Politizando Beyoncé: Raça, Gênero e Sexualidade’, que versa sobre estudos de mídia, estudos raciais e transviados, considerado pelo HuffPost como “tudo o que você precisa e não sabia”. Criou também o curso ‘Björk – Paradigmas do Pós-humanismo.EXE’, que versa sobre o devir-ciborgue, pós-feminismo e os aspectos sociopolíticos da tecnociência.

 

Serviço:

BJÖRK.EXE – Paradigmas do Pós-humanismo

Por: Ali Prando (@discopunisher)

Data: 26 de setembro

Horários: Projeções 18h00m | Talk Björk.exe: 19h30m

Evento gratuito

Local: Teatro Décio de Almeida Prado

  1. Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, próximo à estação Cidade Jardim.

Mais informações: @deciodealmeidaprado | (11) 3079-3438

Evento no Facebook

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in
Português
  • English
  • Français
  • Español
  • ไทย
  • 繁體中文