Àngela Ponce
Àngela Ponce

Ángela Ponce é 1ª mulher trans a vencer Miss Espanha e a concorrer ao Miss Universo

This post is also available in: Español

Na noite dessa sexta-feira, 29, o concurso de beleza Miss Espanha fez história ao eleger uma candidata transgênero pela primeira vez. Àngela Ponce recebeu a faixa e a coroa de Sofia Del Prado na final do evento realizado na província espanhola de Tarragona, onde ganhou de outras 20 candidatas.

Em entrevista, Ponce afirma que terminou sua mudança completa de gênero há quatro anos e que, com o título, quer “levar uma mensagem de inclusão, tolerância, respeito e amor”.

A organização do Miss Universo passou a permitir a candidatura de misses transgêneros no ano de 2012, ano em que Jenna Talackova, também transgênero, causou polêmica ao ser considerada a candidata favorita ao Miss Canadá.

“A Organização Miss Universo segue as instituições que têm adotado uma postura contra a discriminação das mulheres transexuais”, afirmou o porta-voz da GLAAD, Herndon Graddick.

Ángela Ponce

“Os transexuais ainda têm negado a igualdade de oportunidades em termos de habitação, emprego e saúde. A decisão de hoje está em consonância com o crescente apoio público aos transexuais de todo o país”, acrescentou.

Ponce disputará o Miss Universo e será a primeira trans a competir no concurso de beleza mais disputado do mundo, que, para este ano, já conta com 40 eleitas, entre elas a amazonense Mayra Dias, coroada Miss Brasil em maio de 2018.

Essa nova política de aceitar candidatas trans só foi possível através da campanha de Talackova, 23 anos na época, que afirmou ter passado pela cirurgia de troca de sexo porque nasceu no “corpo errado”. Apesar de ter sido a preferida do público, com cabelos loiros, pernas longas e feições delicadas, Talackova tinha sido selecionada para participar do concurso Miss Universo Canadá, mas foi desclassificada quando se descobriu que era transexual.

O que você acha de mulheres trans poderem disputar concurso de beleza tradicionais? Deixe um comentário.

 

(Visited 124 times, 1 visits today)