arena esportiva
arena esportiva

Suécia terá primeira arena esportiva com certificação LGBTI do mundo

É LGBTI no esporte que você quer? Então olha só essa notícia. O Studenternas Stadium, em Uppsala, cerca de uma hora ao norte da capital Estocolmo, será remodelado. A reforma vai principalmente incluir banheiros e vestiários de forma que os locais sejam acessíveis a todos os gêneros – incluindo instalações de gênero neutro, as informações são do site The Local.

“O município de Uppsala pretende ser aberto e inclusivo, onde todos têm os mesmos direitos e possibilidades”, disse Danne Eriksson, diretor de marketing de esporte e lazer do município, “Queremos garantir tratamento igual em todas as áreas, independentemente de gênero, identidade de gênero, expressão de gênero ou orientação sexual”.

O diretor garante que a certificação do estádio era “uma parte do trabalho mais amplo” sendo realizada em Uppsala para se tornar mais amigável para os LGBTI, depois que um plano detalhado na área foi elaborado pela prefeitura em 2017.

Os objetivos de introduzir a certificação LGBTI no estádio são “aumentar o sentimento de pertencimento, conforto e segurança”, bem como “melhorar o conhecimento e a compreensão das pessoas LGBT e igualdade” dentro do município, acrescentou Eriksson.

A certificação será válida por dois anos. Após este período, as autoridades terão que solicitar uma renovação, o que significa que todos os funcionários, bem como as empresas que usam o estádio devem realizar treinamento em questões LGBTI. O estádio recebe grandes torneios esportivos e shows e deve ser reaberto em 2020.

 

O que você acha de um estádio esportivo com certificação LGBTI? Deixe um comentário.