Autoteste de HIV chega ao SUS e contamos como conseguir

Autoteste de HIV chega ao SUS e contamos como conseguir

Be first to like this.

Autoteste de HIV chega ao SUS e esse avanço vai facilitar, e muito, os diagnósticos na rede pública. Em janeiro de 2019, O Ministério da Saúde passou a distribuir autotestes de HIV gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Inicialmente, a oferta de autotestes irá acontecer como um piloto nas cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Campinas, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo. A distribuição será ampliada para outras cidades de forma gradual ao longo de 2019.

O Autoteste de HIV atualmente distribuído pelo Ministério da Saúde é o Action!, marca que possui uma tarja vermelha indicando que sua venda é proibida, ou seja, caso encontre este kit de teste sendo comercializado, não compre. Existem testes de HIV em farmácias que são comercializados. Caso seja observada alguma intenção de venda, orienta-se denunciar na Ouvidoria fazendo uma ligação para o 156 ou fazer o registro neste neste formulário.

 

Assista aqui um vídeo sobre o Autoteste de HIV Action!

O autoteste Action! utiliza um pequeno quantitativo de sangue total obtido por punção digital. O resultado do teste é obtido entre 10 e 20 minutos. Detalhes em relação ao procedimento de testagem estão disponíveis na bula contida na caixa do produto (disponível também no site do fabricante) e no vídeo instrutivo disponível abaixo. É importante seguir rigorosamente todas as orientações descritas na bula do produto.

O fabricante possui um número de telefone gratuito (0800-887-1589) disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimento dos usuários com dúvidas em relação ao autoteste. Além disto, o usuário também pode entrar em contato com o disque saúde (136). Para saber aonde encontrar o autoteste, clique aqui.

Related Stories

Musical "Naked Boys Singing!" segue temporada no Rio de Janeiro
J.K. Rowling e transfobia: por que a escritora de Harry Potter tem sido cancelada?
Romance “Armário Vazio Não Para em Pé” traz narrativa baseada em closes, corres e fatos verídicos
Quantcast