Quantcast
Becoming Coleen, documentário sobre mulher trans, é premiado em festival, assista trailer Cinema

Becoming Coleen, documentário sobre mulher trans, é premiado em festival, assista trailer

Written by Marcio Rolim on March 08, 2019
Be first to like this.

Becoming Coleen, (Se tornando Coleen), um documentário que conta a a trajetória de uma mulher trans de 85 anos acaba de ganhar um prêmio na categoria Escolha da Audiência no renomado festival de cinema Sydney Mardi Gras Film no último final de semana.

Becoming Colleen foi produzido e dirigido por Ian Thomson e conta a história de Colleen, uma mulher trans que viveu boa parte da sua vida como homem, em um corpo que nunca reconheceu ser o seu e em uma época onde sua condição era muito mais difícil de ser compreendida pelos demais e efetivamente vivida.

Assista ao trailer de Becoming Coleen:

‘Becoming Colleen: encontrando o sapato que se encaixa’ é um documentário sobre uma mulher transgênero de 85 anos, em transição de homem para mulher na comunidade costeira de Coffs Harbour, na costa norte-nordeste de NSW. Tendo vivido maior parte de sua vida como homem, chamado Colin – marido, pai, policial, projecionista de cinema e auto-declarado fetichista de sapatos -, Colleen teve que negociar sua transição de gênero mais tarde na vida. Mais do que um documentário sobre a transição de uma mulher transexual idosa, esta é a história de Col e sua esposa Heather: duas pessoas cujo amor transcendeu seus papéis de gênero; uma pequena comunidade que se une para apoiar uma mulher em busca de seu maior sonho, e de como encontrar exatamente o par de sapatos certo para seus pés.

O filme ainda fala da ida de Colleen para a Tailândia em busca de cirurgias que a tornassem mais feminina e até adaptasse seus genitais ao gênero que entende pertencer. Ian Thomson, o diretor do longa, falou sobre a importância de se tratar deste assunto no cinema: “Precisamos falar da história destas pessoas que foram tão marginalizadas e não encontravam espaço na mídia e nem eram ouvidas ou representadas. É papel da cultura mostrar experiências, vidas, amores e celebrar a diversidade humana que é inerente a nossa sociedade”.

Em 2014, o diretor Ian Thomson também ganhou prêmio noSydney Mardi Grass por outro documentário, Out in the Lineup, que fala sobre o tabú da homossexualidade na comunidade surfista.

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in