Quantcast
Bienal do Livro do Rio se posiciona após tentativa de censura de Crivella Escolhas do Editor

Bienal do Livro do Rio se posiciona após tentativa de censura de Crivella

Written by Marcio Rolim on September 06, 2019
Be first to like this.

Bienal do Livro se posiciona e resolve não atender ao pedido de censura solicitado pelo prefeito Marcelo Crivella em relação ao uma HQ. Após a tentativa de censura do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), a Bienal Internacional do Livro do Rio, se posicionou sobre o caso e destacou que o evento se trata de um “festival de pluralidade”.

Sobre o caso:

Em vídeo publicado em seu perfil do Twitter, o prefeito da capital carioca determinou o recolhimento do livro “Vingadores, A Cruzada das Crianças”, afirmando que o HQ tem “conteúdo sexual para menores”. Como informa o Jornal O Globo, é o 66º volume da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel.

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+”, diz a nota emitida pela assessoria da Bienal.

“A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor”, completa o comunicado.

A polêmica em questão ocorreu após o prefeito, que é bispo da Universal, não gostar do conteúdo de uma das HQs dos Vingadores, na qual apresenta o romance entre os super-heróis gays Wiccano e Hulkling – este último que será apresentado no próximo filme da Capitão Marvel.

“A prefeitura do Rio determinou que os organizadores recolhessem esse livro, que já foi denunciado inclusive na internet e que traz conteúdo sexual para menores”, disse o prefeito em uma publicação.

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in