blog sobre HIV
blog sobre HIV

Blogueiro positivo, o blog sobre HIV que você precisa conhecer

Mesmo com a descoberta do primeiro caso de morte de AIDS há 36 anos e com os avanços no tratamento do vírus HIV, a doença ainda é cercada de muito preconceito e falta de informação. Essa foi a constatação do blogueiro Sandro Souza, que recebeu em abril de 2017 seu resultado reagente para HIV, e resolveu criar o blog sobre HIV Blogueiro Positivo,

“Foi no HemoRio que sofri a primeira discriminação. Tive que repetir o teste duas vezes para terem certeza que eu não era positivo. No dia do resultado com tudo certo me pediram para nunca mais voltar lá. Gays não eram bem-vindos”, conta Sandro. “Fiquei impactado. A partir desse momento tomei pânico e decidi que não pisaria nunca mais lá. Por isto demorei muito tempo pra ter coragem de novo. Tive muita sorte de estar vivo”.

Munindo-se de informações, Sandro achou que deveria compartilhar com outras pessoas tudo que sabia e criou o blog que já tem mais de dez mil acessos em pouco mais de nove meses de sua primeira postagem. Com a ajuda de sua médica e infectologista, Cydia Alves Pereira de Souza, Sandro publica vídeos, sempre com o intuito de levar informação a quem não tem acesso.

“Misturar textos, vídeos e links foi a minha ideia para deixar o conteúdo mais verídico. Para as pessoas não acharem que tiro tudo da cabeça”, esclarece. “Muitas pessoas de várias idades e classes sociais falam comigo pela internet. Todas elas têm uma coisa em comum:  falta de informação sobre a doença. É este o nosso objetivo principal. Queremos dividir com as pessoas o que sabemos e aprendemos ao longo desta trajetória”.

É sempre bom lembrar que o vírus HIV tratado e bem acompanhado não mata. O que mata é a falta de informação, o preconceito e a discriminação e que um portador do vírus HIV indetectável é intransmissível. Sigam Sandro no Instagram.