Boy Erased censurado no Brasil: fake ou verdade? Entenda o caso!
Boy Erased censurado no Brasil. Essa foi a notícia da semana, sobre o filme que teria sido censurado pelo atual governo de Bolsonaro. Mas até onde isso é verdade? O drama Boy Erased – Uma Verdade Anulada teve sua estreia cancelada nos cinemas nacionais, sim, e não demorou muito para gerar uma onda de “fake news” alegando que o filme havia sofrido censura no Brasil por falar sobre os absurdos da “cura gay”, que já rendeu muito assunto nas redes.
A informação errônea viralizou após o ator Kevin McHale (‘Glee’) e o autor do livro em que o filme se baseia, Garrard Conley, compartilharem tuítes alegando que a estreia foi cancelada devido a uma “censura do atual governo do Brasil”. Mas não é o caso. A Universal Pictures afirmou ao CinePOP que a decisão de cancelar o lançamento nos cinemas foi ESTRITAMENTE comercial.
BREAKING: We are receiving reports that the January release for @BoyErased had been canceled in Brazil. Local advocates are reporting censorship by the Brazilian government. More to come. #BornPerfect @FocusFeatures @TheBornPerfect https://t.co/X6vfVo5WWE
— Mathew Shurka (@MathewShurka) February 2, 2019
Gente? Ator de glee (kevin mchale) postou que 'Boy Erased' foi banido/censurado no Brasil.
Agora só falta a @UniversalPicsBr explicar essa palhaçada. pic.twitter.com/3V2kh0rOnt— CINEMA 505 (@CINEMA505) February 3, 2019
Mas é estranho que o filme tenha sido lançado em países como Índia e Rússia que possuem políticas muito mais graves anti-LGBTI e no Brasil o estúdio tenha tido essa opção. Segundo o G1, Consultor do filme, Mathew Shurka comentou o caso. “Eu temo que a Universal Pictures esteja cancelando filmes LGBT no Brasil por causa do atual governo e eles querem ter certeza de que poderão continuar lançando seus próximos filmes no Brasil.”
Boy Erased foi lançado nos cinemas da ÍNDIA (!) e da RÚSSIA (!) e não será lançado no Brasil, dona @universalpicsbr?? Como assim?? Vocês sabem o quão é importante é lançar um filme com essa temática nas salas de cinema brasileiras?
— #MichelleWilliams 🇧🇷 (@MichWilliamsBR) February 1, 2019
O filme que teve seu lançamento no dia 2 de Novembro nos EUA, acabou por arrecadar míseros US$ 6,7 milhões nas bilheterias, o que afetou o lançamento em outros países devido ao alto investimento em marketing versus retorno nas bilheterias. Além disso, os produtores esperavam que o filme conquistasse indicações no Oscar 2019, com as elogiadas atuações de Nicole Kidman e Lucas Hedges, o que não aconteceu. Como as indicações poderiam impulsionar as bilheterias, este se tornou mais um fator para explicar o cancelamento do filme no Brasil e outros mercados internacionais. Segundo a Universal, o lançamento acontecerá direto em Home Video, com data a ser divulgada.
O filme é baseado no livro de Garrard Conley, e retrata a luta de um jovem que se vê forçado a questionar todos os aspectos de sua identidade ao assumir sua homossexualidade aos 19 anos. Filho de pastor Batista nascido no Arkansas, Jared (Lucas Hedges) é colocado em confronto pelos pais (Kidman e Crowe): ou se submete a participar de uma terapia de conversão gay ou será exilado e rejeitado pela família, amigos e religião. A produção é dirigida por Joel Edgerton e traz Nicole Kidman, Russell Crowe e Lucas Hedges no elenco principal.