49% dos brasileiros não sabem o que é uma pessoa trans, diz pesquisa

49% dos brasileiros não sabem o que é uma pessoa trans, diz pesquisa

Be first to like this.

Nem toda a discussão em torno da comunidade transgênero tem ajudado a população a esclarecer as dúvidas sobre o assunto. É o que revela pesquisa do Instituto Locomotiva que destacou que metade da população brasileira não sabe o que significa ser uma pessoa trans.

A pesquisa ouviu 1.600 pessoas, com 16 anos ou mais, nas regiões metropolitanas em todas as regiões do País. Entre os entrevistados, somente 20% responderam “saber bem” do que se trata este termo. Dentre os que sabem, 49% são favoráveis a que transexuais tenham direito de alterar seus nomes em documentos de acordo com o gênero com o qual se identificam – mulheres (52%) são mais favoráveis que homens (46%).

O mesmo percentual – 49% – também é favorável que as pessoas trans tenham direito de fazer cirurgia de redesignação sexual pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Direito de transexuais usarem o banheiro de acordo com sua identidade de gênero foi apoiado por 47% das pessoas – 50% das mulheres e 42% dos homens.

Outro dado revela que 49% dos brasileiros afirmam que “aceitariam numa boa se um dia o filho ou a filha decidisse mudar de sexo”. As mulheres são mais abertas à aceitação: 55% das mães concordam com esta afirmação, contra 44% dos pais que concordam com esta afirmação.

A saber, uma pessoa transgênero é aquela que não se identifica com o sexo ao qual foi designado no seu nascimento. Ou seja, uma pessoa designada como mulher ao nascer, mas na verdade se identifica com o gênero masculino, ou vice-versa.

“Embora ainda haja uma grande parcela da população que desconhece quem são os transgêneros, há, entre aqueles que os conhecem, uma melhor aceitação em relação às conquistas dos direitos dessas pessoas, principalmente entre as mulheres, em questões como mudança de nome, utilização do sistema público de saúde para mudança de sexo e utilização de banheiros públicos”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Related Stories

Romance “Armário Vazio Não Para em Pé” traz narrativa baseada em closes, corres e fatos verídicos
Musical "Naked Boys Singing!" segue temporada no Rio de Janeiro
J.K. Rowling e transfobia: por que a escritora de Harry Potter tem sido cancelada?
Quantcast