Notícias do mundo: vitórias políticas na Colômbia, Israel envia refugiados gays para Uganda

This post is also available in: English Español Français ไทย Türkçe

Todos os meses, publicamos notícias de todo o mundo, cortesia da Equal Eyes, uma fonte de notícias produzida em colaboração com o UNAIDS e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV / AIDS. Este mês, uma olhada nas principais vitórias políticas LGBT na Colômbia, mas más notícias nos Estados Unidos como projetos que criminalizam o casamento infantil são abatidos pela homofobia. Além disso, Israel está enviando refugiados gays para Uganda, apesar das leis que tornam a homossexualidade ilegal. Tudo isso e muito mais no mês de notícias do mundo.

 

 

Kits de auto-teste de HIV estão tornando mais fácil a vida de pessoas LGBT a fim de evitar homofobia durante exame

hiv russia Colombia LGBTQ candidates

Um estudo randomizado na Birmânia descobriu que os kits de autoteste para HIV podem ser usados com sucesso e ajudar a levar mulheres trans, gays e outros homens que fazem sexo com homens a cuidados especias. Um estudo na África do Sul com homens gays e bissexuais constatou que quase todos os participantes estavam aptos  a usar o teste.

 

Problemas de imagem corporal ainda estão afligindo a população LGBT

gay porn body image Colombia LGBTQ candidates

Também no Canadá, foi lançado o programa “Every Body” para ajudar os homens gays que lutam com problemas de imagem corporal. E nos EUA, um estudo nacional inédito descobriu que 54% dos jovens LGBT pesquisados fora diagnosticados com distúrbio alimentar. Dos diagnosticados, 58% também consideraram ou tentaram o suicídio.

 

Homofóbicos e extremistas religiosos estão bloqueando um projeto anti-discriminação filipino

Vatican gay priests, Krzysztof Charamsa Colombia LGBTQ candidates

Nas Filipinas, a senadora Risa Hontiveros reapresentou a Lei Anti-discriminatória (ADB) em dezembro – uma lei destinada a prevenir a discriminação contra qualquer pessoa, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero. No entanto, os defensores do ADB dizem que alguns representantes estão propositadamente bloqueando a sua passagem e se recusando a votar. Enquanto isso, milhares de pessoas lideradas pelo movimento “Jesus é o Senhor (JIL) se reuniram em frente ao Senado para se opor ao projeto.

 

Colômbia tem agora novos congressistas LGBT

 Colombia LGBTQ candidates inline
Angélica Lozano, left.

Nas recentes eleições colombianas, 14 candidatos LGBT concorreram ao congresso. Pela primeira vez, o público elegeu abertamente a bissexual Angélica Lozano para o Senado e o abertamente gay Mauricio Toro Orjuela ao Congresso. Nas Filipinas, a primeira mulher abertamente trans do país eleita para o Congresso, a deputada Geraldine Roman, tornou-se a primeira oficial militar trans abertamente, juntando-se às Reservas.

 

Homofóbicos alemães desistem de tentar desfazer igualdade no casamento

marriage contract feat Colombia LGBTQ candidates

Na Alemanha, o partido político União Social Cristã (CSU) abandonou os esforços para reverter o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que foi legalizado no país no ano passado, após um relatório legal concluir que qualquer desafio teria poucas chances de sucesso.

 

Políticos dos Estados Unidos se recusam a proibir o casamento infantil com medo de isso os impeça de proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo

child bride Colombia LGBTQ candidates

 

Nos Estados Unidos, políticos do Kentucky e do Tenessi foram criticados por se recusarem a considerar leis que proíbam o casamento infantil. Alegadamente, a Fundação da Família de Kentucky e o Conselho de Ação Familiar do Tenessi fizeram lobby junto aos políticos para adiar os processos, argumentando que as decisões sobre casamento infantil deveriam ser uma escolha dos pais; e no Tenessi, argumentando que qualquer projeto de lei sobre casamento prejudicaria os esforços para reverter o casamento gay. A cobertura da mídia nacional provocou indignação pública, e ambos processos serão agora trazidas de volta à votação.

 

Tribunais nos Estados Unidos e na Tailândia condenam a discriminação de pessoas trans no trabalho

 Health Agency Ban Colombia LGBTQ candidates

O Tribunal administrativo central da Tailândia determinou que a Universidade de Thammasat demitiu injustamente a palestrante Kath Khangpiboon.

Tribunal de Apelações da 6a Vara dos EUA determinou que um empregador demitiu ilegalmente uma mulher trans devido a sua identidade de gênero, descobrindo que a discriminação contra trabalhadores trans é uma forma de preconceito sexual. O empregador alegou que a Lei de Restauração da Liberdade Religiosa protegia sua decisão de demitir a mulher, mas o juiz declarou:

Tolerar a compreensão de Stephens sobre sua identidade sexual e de gênero não equivale a apoiá-la.

Ódio, infelizmente, está em ascensão em todo o mundo

anti-lgbt hate Colombia LGBTQ candidates

Escrevendo para o The Guardian, afirmou que a atual ideologia de extrema-direita “tende a transcender fronteiras” e que o ódio e a intolerância não devem ser pensados como um “fenômeno localizado”. Em vez disso, ela argumenta:

A humanidade compartilhada, a ideia de pertencer a uma causa comum – essas são as ferramentas que temos à nossa disposição, se quisermos abordar adequadamente a crescente onda de ódio.

 

Uma multidão indonésia invade a casa de dois homens que se abraçavam

man-hugging Colombia LGBTQ candidates

Da Indonésia vieram relatos de que uma multidão invadiu a casa de dois homens acusados de serem gays depois que os homens foram vistos se abraçando. A multidão levou os homens para a polícia, onde eles foram posteriormente enviados para a “reabilitação” para “pessoas com traços disfuncionais sociais” estão sendo  enviadas para centros de reabilitação. O chefe de reabilitação da Agência declarou que qualquer pessoa enviada para a reabilitação deve prometer não “repetir a violação”:

Uma ou duas vezes ainda é OK, mas se os pegarmos uma terceira vez, eles podem ser enviados para a prisão por cometer a mesma violação várias vezes.

 

Israel está enviando refugiados gays para Uganda, apesar das leis que criminalizam a homossexualidade

LGBTQ refugees Colombia LGBTQ candidates

Israel começou deter e deportar refugiados, que são principalmente da Eritreia e do Sudão, para “países de terceiro mundo” – Ruanda e Uganda. Embora as mulheres e crianças tenham sido excluídas da deportação, as autoridades de fronteira confirmaram que os requerentes de asilo para homossexuais e bissexuais não são excluídos, apesar das leis na Uganda que criminalizam a homossexualidade.

 


Equal Eyes, UNAIDS, logo, news, rainbow, LGBT, LGBTQIAA, LGBTQ, queer, gay, lesbian, bisexual, transgender

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hornet traz atenção para questões globais de importância para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais. Nossa parceria com a Equal Eyes, fonte de notícias produzida em colaboração com o ONUSIDA, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV / AIDS, faz parte desse esforço. Para saber mais, visite seu site em Equal-Eyes.org

Essa cobertura promove a igualdade sexual e de gênero, ao mesmo tempo em que destaca questões de saúde, violência, cultura e direitos humanos e humanos. O Equal Eyes olhos fornece defensores e aliados um marco de referência comum para as realidades das comunidades LGBT globais. 

Image by Daniel Estrin/NPR