Cinema Mostra AIDS chega
Cinema Mostra AIDS chega

Cinema Mostra AIDS chega a sua 10ª edição, confira programação

O Cinema Mostra AIDS começou nesta quinta-feira e ainda tem muito pra ver. A mostra de cinema rola no Centro Cultural São Paulo e trata exclusivamente de assuntos relacionados à Aids. Filmes em longa, média e curta-metragem tratam do assunto prevenção, cuidado e vivência com o HIV, bem como mostram um panorama do passado e de sobreviventes da epidemia.

Cinema Mostra AIDS chega

A mostra que começou nesta quinta-feira (16), no Centro Cultural São Paulo, tem como objetivo, segundo a organização, de iniciativa do Grupo Pela Vida/SP, “contemplar o passado para alertar o presente, numa perspectiva determinada não apenas por títulos das duas últimas décadas, mas principalmente por produções recentes que se voltam a tempos bem mais sombrios.”

Segundo dados da Unicef, grupos de crianças e jovens são os mais afetados com o aumento da contaminação com o HIV no mundo. De acordo com estatísticas da ONU (2016), 37 milhões de pessoas são portadoras do vírus no mundo – dentre elas 2,1 milhões são adolescentes.

Entre os destaques da programação, estão exibições de documentários sobre histórias verídicas do escritor Caio Fernando Abreu, do artista plástico Leonilson e do crítico Jean-Claude Bernardet. Durante a mostra, ainda é possível assistir a produção nacional “Meu nome é Jacque”, que narra a vida de Jacqueline Rocha Côrtes, mulher militante, transsexual e soropositivo ao HIV.

Assista o trailer abaixo:

A intenção também é mostrar a agonia que foram os anos 1980, pela ignorância sobre o HIV e preconceito. A entrada é gratuita, mas os lugares são limitados à capacidade da Sala Lima Barreto.

 

Confira a programação completa:

16 de agosto (quinta-feira)

19h – Para Sempre Teu, Caio F

17 de agosto (sexta-feira)

15h – Gazzele – The Love Issue

17h – Strike a Pose

19h – A Paixão de JL

18 de agosto (sábado)

15h – Califórnia

17h – Meu Nome é Jaque

19h – Programa de Curtas

  • Horizonte de Eventos
  • A Onda Traz, o Vento Leva
  • O Pacote
  • Dia 1
  • Positive Youtubers

19 de agosto (domingo)

15h – Vivant!

17h – A Destruição de Bernardet

19h – Age of Consent