Cinema Mostra AIDS chega a sua 10ª edição, confira programação
O Cinema Mostra AIDS começou nesta quinta-feira e ainda tem muito pra ver. A mostra de cinema rola no Centro Cultural São Paulo e trata exclusivamente de assuntos relacionados à Aids. Filmes em longa, média e curta-metragem tratam do assunto prevenção, cuidado e vivência com o HIV, bem como mostram um panorama do passado e de sobreviventes da epidemia.
A mostra que começou nesta quinta-feira (16), no Centro Cultural São Paulo, tem como objetivo, segundo a organização, de iniciativa do Grupo Pela Vida/SP, “contemplar o passado para alertar o presente, numa perspectiva determinada não apenas por títulos das duas últimas décadas, mas principalmente por produções recentes que se voltam a tempos bem mais sombrios.”
Segundo dados da Unicef, grupos de crianças e jovens são os mais afetados com o aumento da contaminação com o HIV no mundo. De acordo com estatísticas da ONU (2016), 37 milhões de pessoas são portadoras do vírus no mundo – dentre elas 2,1 milhões são adolescentes.
Entre os destaques da programação, estão exibições de documentários sobre histórias verídicas do escritor Caio Fernando Abreu, do artista plástico Leonilson e do crítico Jean-Claude Bernardet. Durante a mostra, ainda é possível assistir a produção nacional “Meu nome é Jacque”, que narra a vida de Jacqueline Rocha Côrtes, mulher militante, transsexual e soropositivo ao HIV.
Assista o trailer abaixo:
A intenção também é mostrar a agonia que foram os anos 1980, pela ignorância sobre o HIV e preconceito. A entrada é gratuita, mas os lugares são limitados à capacidade da Sala Lima Barreto.
Confira a programação completa:
16 de agosto (quinta-feira)
19h – Para Sempre Teu, Caio F
17 de agosto (sexta-feira)
15h – Gazzele – The Love Issue
17h – Strike a Pose
19h – A Paixão de JL
18 de agosto (sábado)
15h – Califórnia
17h – Meu Nome é Jaque
19h – Programa de Curtas
19 de agosto (domingo)
15h – Vivant!
17h – A Destruição de Bernardet
19h – Age of Consent