Quantcast
Coletivo Memória e Resistência desenvolve projeto sobre cultura e memória LGBT em bairros de São Paulo Política

Coletivo Memória e Resistência desenvolve projeto sobre cultura e memória LGBT em bairros de São Paulo

Written by Marcio Rolim on January 17, 2019
Be first to like this.

Coletivo Memória e Resistência desenvolve projeto sobre cultura e memória LGBT em bairros da Zona Leste de São Paulo e convida a todxs para exposição Memória & Resistência LGBT – “Arte e Fervo na ZL” que será inaugurada dia 02 de fevereiro no Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont, localizado no bairro de São Miguel Paulista.

O coletivo Memória e Resistência foi criado com o intuito de promover o debate sobre temas relacionados aos bens culturais urbanos na zona leste da cidade de São Paulo, estreitar os laços entre as comunidades e a diversidade de manifestações de arte e cultura da região e estimular a inclusão e a cidadania, do ponto de vista cultural, por meio de ações de estudo, resgate e valorização de elementos patrimoniais.

Atualmente, o projeto Memória e Resistência LGBT, patrocinado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da prefeitura de São Paulo, visa o levantamento, registro e valorização de elementos que fazem parte da cultura e da memória LGBT de bairros da zona leste de São Paulo.

Com patrocínio da 15.ª edição do Programa VAI, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, a exposição Memória & Resistência LGBT – “Arte e Fervo na ZL” traz três rodas de conversa, “Sempre quisemos trabalhar temáticas com as quais nos identificamos e, principalmente, que conseguissem trazer à tona discussões acerca de grupos marginalizados do lugar onde crescemos. Agora, pela primeira vez, conseguimos registrá-las – parte que consideramos extremamente importante para que todos consigam olhar para a história, valorizá-la, e consequentemente avançar no respeito às diferenças”, conta Leonardo Vieira, um dos organizadores do projeto.

Coletivo
A programação acontecerá no Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont, localizado na região de São Miguel Paulista, na qual serão discutidos temas pertinentes sobre as temáticas do universo LGBT, confira programação:

 

Exposição:

02/02 às 12:00 horas – abertura da exposição documental Memória e Resistência LGBT – “Arte e Fervo na ZL”, que fica aberta ao público até o dia 18/04.

Rodas de conversa:

02/02 às 14:00 horas – Primeira roda de conversa: tema Patrimônio e Vivências LGBT.
Convidados: administração do Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont, membros do Grupo Ururay e Renato Cymbalista, professor da FAU-USP.

09/03 às 14:00 horas – Segunda roda de conversa: tema Representatividade da Mulher Lésbica no Cenário Cultural da Zona Leste.
Convidados: membros da Revista Alternativa L e as idealizadoras da festa Sarrada no Brejo;

06/04 às 14:00 horas – Terceira e última roda de conversa: tema Diversidade Sexual.
Convidados: Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade, membros do Coletivo Sankofa e membros do Coletivo Acuenda.

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in