Concurso quer levar ao espaço astronautas assumidamente LGBTs
Concurso quer levar ao espaço astronautas assumidamente LGBTs, é o que conta o site Space.com. Segundo o site, Sally Ride, que foi a primeira mulher americana a visitar o espaço, em 1983 e 1984, era lésbica, mas ainda não tinha “saído do armário”. Sua orientação sexual apenas foi divulgada ao público após sua morte, em 2012, e desde então há uma discussão sobre a representatividade LGBTQ+ na exploração espacial.
Agora, um concurso quer selecionar astronautas gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e outras identidades e orientações além da cis-heteronormatividade para visitarem o espaço levantando a bandeira do arco-íris.
O concurso se chama Out Astronaut – “astronauta fora do armário” – e espera aumentar a representatividade da comunidade na ciência espacial. O concurso é dividido em três fases para que seja selecionado esse astronauta LGBTQ+, e a primeira fase vai até o dia 15 de julho.
O vencedor dessa primeira fase ganhará uma mensalidade integral e despesas pagas de viagem para participar da Advanced PoSSUM Academy (Polar Suborbital Science in the Upper Mesosphere) em outubro, que acontecerá na Universidade Aeronáutica Embry-Riddle na Flórida.
Já as outras fases da seleção dependerão de captação de recursos para acontecer. Os organizadores esperam que a segunda fase financie quatro candidatos, incluindo o vencedor da primeira fase, com duração de um ano para o treinamento. Então, enfim a fase 3 selecionará o astronauta para ser enviado ao espaço.
Nesta primeira fase, o concurso está aberto a qualquer pessoa que se identifique como LGBTQ+ entre 18 e 39 anos que viva nos Estados Unidos, Canadá, México, Caribe ou na América Central. É preciso que os candidatos atendam determinados requisitos técnicos, que podem ser conferidos no site do Out Astronaut. Neste mesmo site, empresas e instituições que desejarem colaborar financeiramente com o projeto também podem fazer suas propostas.