A melhor forma de atrair consumidores LGBT é abraçando o arco-íris
Aqui estão algumas notícias para anunciantes que esperam conquistar a lealdade dos consumidores gays e ganhar nosso dinheiro: a melhor maneira de conquistar esse público é abraçando a nossa bandeira.
Vamos explicar.
Em 2017, o Hornet encomendou à Nielsen um estudo sobre como os consumidores respondem a propagandas com representação LGBT. Os resultados foram incrivelmente conclusivos: os entrevistados tiveram maior lembrança da marca, afinidade, intenção de compra e intenção de recomendação ao visualizar publicidade temática LGBT do que aqueles que viram anúncios genéricos.
Além disso, de acordo com o estudo, “Mais de 60% dos entrevistados expostos aos anúncios com temas LGBT concordaram que as marcas anunciadas eram ‘Progressivas’ e ‘Inclusivas’, em comparação com apenas 56% e 55% das expostas à publicidade genérica”. Tão crucial, o grupo pesquisado reportou um aumento de 17% na intenção de compra com anúncios LGBT, enquanto os anúncios genéricos obtiveram apenas um aumento de 13%. Esses resultados continham vários produtos, desde a vodka até seguro de vida, e foram ilustrados pela Adweek em um infográfico.
Os entrevistados no estudo da Nielsen representam exatamente o tipo de cliente que as marcas esperam conquistar – Homens americanos identificados com LGBT com idades compreendidas entre os 18 e os 54. Esses homens se descreveram esmagadoramente estarem dispostos a pagar mais pelos produtos premium e como ansiosos para recomendar produtos que gostam a familiares e amigos.
Então, para ser claro, os anúncios temáticos LGBT fazem com que esse demográfico dos consumidores LGBT seja mais provável de se lembrar de um produto, pensar positivamente sobre um produto, comprar um produto e recomendá-lo para todo o grupo.
Para o Hornet, esses resultados são excitantes porque oferecem uma prova numérica de uma verdade que a maioria dos consumidores LGBT entendem implicitamente – essa representação é uma maneira incrivelmente poderosa de dirigir atitudes e comportamentos.
As marcas convincentes desta verdade são muitas vezes um desafio, com muitas preocupações de que elas virão como favoritas para clientes LGBT. A resposta a esta preocupação deve ser cuidadosa e consciente, e de preferência ter pessoas identificadas pelo LGBT presente na comunicação ao criar propagandas que comercializem diretamente a nossa comunidade.
Outras marcas preocupam-se com a alienação de grupos conservadores se eles são muito “políticos”, mas devemos desafiar continuamente qualquer empresa que pratique inclusão e progressividade como valores para ter a coragem de ficar atrás deles e cortejar os consumidores que os compartilham.
Isso não significa apenas os consumidores LGBT, mas o grande número de aliados, amigos e familiares que também respondem bem à representação positiva. Esse filão de pessoas que apoiam só continua a crescer, enquanto as que são a propaganda sem temas homossexuais continuarão a encolher, e essa é uma tendência que qualquer marca do futuro gostaria de fazer parte.
Especialmente na era da publicidade hiper-direcionada na internet, não há desculpas para as marcas de alto nível não criar mensagens para consumidores LGBT e espaços LGBT. Isso pode criar relacionamentos que são benéficos para todos, com clientes gays comprando produtos que se alinham com seus valores e seu dinheiro.
Como este estudo confirma, os clientes gays estão ansiosos para dar sua lealdade e patrocínio às marcas que falam diretamente para eles. Então, é hora de as grandes marcas abraçarem o arco-íris se quiserem o pote de ouro.
Imagem by Peopleimages via iStock