Quantcast
Curso no MIS estuda obra de Björk através de Filosofia Contemporânea Arte

Curso no MIS estuda obra de Björk através de Filosofia Contemporânea

Written by Marcio Rolim on May 30, 2019
Be first to like this.

Curso no MIS – Museu da Imagem e do Som – abre inscrições para o curso ‘Björk – Paradigmas do Pós-humanismo.exe’, criado pelo filósofo e pesquisador Alisson Prando.

Serão 4 encontros que acontecerão nos dias 11, 16, 18 e 23 de julho, das 19h00 às 22h00m: “Mais do que um curso, a ideia é fazer um laboratório anarcodadaísta de pesquisa, onde criaremos aproximações e também distanciamentos entre a obra de Björk e filósofas feministas como Donna Haraway, Judith Butler e Paul Beatriz Preciado. Exploraremos tópicos relacionados à ciborguização dos corpos, políticas de gênero e tecnocultura“, explica Alisson. “Em mais de 30 anos de carreira, Björk desafiou nossos sensos estéticos, seu gênero musical permanece inclassificável. Ela não tem medo de usar sua voz das mais diversas maneiras: seja com distorções tecnológicas ou mesmo soando como um animal, ela é uma artista sempre em movimento“, completa o pesquisador.

O curso “Björk – Paradigmas do Pós-humanismo.exe” complementa a programação de “Björk Digital”, impressionante exposição-instalação que já passou por Tokyo, Londres, Moscow, Barcelona, New York e Los Angeles. A exposição acontece entre 18 de junho à 18 de agosto de 2019, e é divida em seis áreas compostas por elementos audiovisuais e de realidade virtual imersiva.

Curso no MIS

Música é algo totalmente afetivo, para além de técnico. Muitas pessoas tiveram suas vidas embaladas pela desafiante música de Björk. Penso nesse curso como uma espécie de estudo dos agenciamentos estéticos da islandesa, bem como também a criação de uma rede para nos sensibilizarmos a partir de noções filosóficas feministas e contemporâneas“, diz Ali Prando.

Curso no MIS
Alisson Prando em palestra

Confira os temas dos 4 encontros:

I – A construção do ícone POP

II – Música e Tecnocultura

III – Remixando Nietzsche: a contrassexualidade em Björk

IV – Constelações experimentais: artistas pós-Björk

 

Sobre o ministrante:

Ali Prando – Filósofo. Pesquisador pelo CNPq com as temáticas de gênero, sexualidade e feminismo através de perspectivas butlerianas. Atua também como blogger e jornalista nos portais DiscoPunisher e WhatElseMag, onde entrevistou mais de 200 ícones POP – de Caetano Veloso à Charli XCX, de Elza Soares a Pabllo Vittar, aos artistas da Nova MPB e MPBicha, recebendo mais de 1 milhão de visitas. No Brasil, criou o curso ‘Politizando Beyoncé: Raça, Gênero e Sexualidade’, que versa sobre estudos de mídia, estudos raciais e transviados, considerado pelo HuffPost como “tudo o que você precisa e não sabia”. Criou também o curso ‘Björk – Paradigmas do Pós-humanismo.EXE’, que versa sobre o devir-ciborgue, pós-feminismo e os aspectos sociopolíticos da tecnociência.

 

Serviço:

Björk – Paradigmas do Pós-humanismo.exe – Por Ali Prando

Dias 11, 16, 18 e 23 de julho – das 19h00m às 22h00m.

Investimento: R$ 120,00

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Estacionamento conveniado: R$ 18

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Evento no Facebook: https://tinyurl.com/y4tpkkqd

Link para compra do curso: https://tinyurl.com/yyozj46y

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in
Português
  • English
  • Français
  • Español
  • ไทย
  • 繁體中文