DIAHV
DIAHV

DIAHV lança primeira cartilha para população de homens trans

O Ministério da Saúde divulgou em seu site que, por meio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) lança a cartilha: Homens trans: vamos falar sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis?

Segundo o MS, esta é a primeira publicação voltada exclusivamente à saúde sexual e saúde reprodutiva da população transmasculina, com bases na prevenção combinada – nova abordagem adotada pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento do HIV.

A cartilha foi elaborada por homens trans em uma parceria com o Ministério da Saúde com o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) e a Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil (RedeTrans).

A publicação tem 49 páginas onde há definições sobre quem são os homens trans e quais seriam os mais vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis (IST), a depender das vulnerabilidades e práticas de cada um. Há também explicações sobre as IST, como o HIV, as hepatites B e C, HPV, sífilis, além de orientações sobre prevenção de IST nos sexos oral, vaginal e anal. O leitor encontrará informações sobre onde encontrar preservativos e lubrificantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre a testagem, além de definições sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e medicamentos antirretrovirais.

O material conta ainda com um capítulo específico sobre os direitos dos homens trans no SUS, Política Nacional de Saúde Integral LGBT com informações sobre o respeito ao nome social em todo o SUS, o cartão SUS com o nome social e o processo transexualizador na rede pública.

A cartilha tem por objetivo também dar capilarização às informações sobre a saúde do homem trans e contribuir com os profissionais de saúde, para que conheçam mais e melhor as demandas de saúde sexual e saúde reprodutiva desse público, num material de consulta rápida e fácil, com informações baseadas em evidências.

 

Para baixar o conteúdo completo da cartilha, clique  neste link

 

Foto por NLUCON