Drama brasileiro Tinta Bruta
Drama brasileiro Tinta Bruta

Drama brasileiro Tinta Bruta estreia pela sessão Vitrine Petrobras, confira

Drama brasileiro Tinta Bruta premiado no Festival de Berlim com o Teddy Awards de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, estreou dia 6 de dezembro em diversas salas pelo Brasil. O filme foi o grande vencedor do Festival Internacional de Cinema do Rio, onde foi premiado como Melhor Filme, Melhor Roteiro para Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, Melhor Ator para Shico Mengat e Melhor Ator Coadjuvante para Bruno Fernandes.

Com roteiro também assinado pela dupla, o filme conta a história de Pedro (Shico Menegat), um jovem que com o codinome GarotoNeon, se apresenta no escuro do seu quarto para milhares de anônimos ao redor do mundo, pela internet. Com o corpo coberto de tinta, ele realiza performances eróticas na frente da webcam. Ao descobrir que outro rapaz (Bruno Fernandes) de sua cidade está copiando sua técnica, Pedro decide ir atrás do mesmo.

Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.

Segundo Filipe, o projeto foi inspirado em outra produção da dupla. “O filme surgiu de uma vontade de falar sobre despedidas, raiva e resistência. Inicialmente a narrativa veio de um curta-metragem nosso, ‘Quarto Vazio’, mas durante o processo de escrita muito se modificou”, afirma o diretor.

ASSISTA A TRAILER

Os diretores explicam como funciona a parceria, que já foi realizada em trabalhos anteriores, como “Beira-Mar”, na série “O Ninho” e diversos curtas-metragens: “Nosso processo é bastante coletivo. Fazemos tudo juntos, desde a escrita do roteiro, os ensaios, decupagem, até durante as gravações e no acompanhamento da pós-produção. Temos bagagens muito semelhantes (ambos somos também atores, por exemplo), mas alguns focos distintos que, quando combinados, acreditamos que contribuem para o nosso trabalho”, revela Filipe.

Com produção da Avante Filmes, coprodução da Besouro Filmes e distribuição da Sessão Vitrine Petrobras, “TINTA BRUTA” teve estreia mundial no Festival de Berlim, e passou pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival do Rio.

 

DIRETORES

Filipe Matzembacher (Porto Alegre, 1988) e Marcio Reolon (Porto Alegre, 1984) são roteirista e diretores. A dupla se conheceu quando cursava Produção Audiovisual na PUCRS, e desde então trabalham juntos. Em 2010 fundaram sua produtora, Avante Filmes. São ainda professores de atuação e curadores de dois festivais de cinema. Marcio também é ator, tendo participado de diversos filmes e peças de teatro. Em 2015 lançaram seu primeiro longa-metragem, “BEIRAMAR”, que estreou na mostra Forum do Festival de Berlim, e foi premiado melhor filme do Festival do Rio na mostra Novos Rumos. Em 2018 lançam seu segundo longa-metragem, “TINTA BRUTA”, na mostra Panorama do Festival de Berlim.

 

VITRINE PETROBRAS

Cada filme da Sessão Vitrine Petrobras tem pelo menos uma sessão diária com horário fixo, nos mesmos cinemas de mais de 20 cidades. Os filmes ficam em cartaz por no mínimo duas semanas em cada cidade. A intenção é que uma programação mensal e um horário fixo tornem-se um referencial e criem um público cativo.

Em 2018, a Sessão Vitrine Petrobras está nas seguintes cidades: Rio Branco (Cine Teatro Recreio), Maceió (Cine Arte Pajuçara), Fortaleza (Cinema do Dragão), Brasília (Cine Brasília e Espaço Itaú de Cinema Brasília), Vitória (Sesc Gloria), Goiânia (Cine Cultura Goiânia e Lumiere Bouganville 5), São Luís (Cine Lume), João Pessoa (Cine Bangue), Recife (Cine São Luíz, FUNDAJ Cinema do Museu), Teresina (Cine Teresina), Curitiba (Cineplex Batel e Cinemateca de Curitiba), Niterói (Cine Arte UFF), Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema Botafogo e Estação Net Rio), Manaus (Casarão de Ideias), Aracaju (Cine Vitória), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta, Cinesystem Morumbi Town e CineArte), Palmas (Cine Cultura Palmas), Porto Alegre (Cine Bancários), Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha), Belo Horizonte (Cine Belas Artes, Cine 104), Santos (Cinespaço Miramar), Belém (Cine Líbero Luxardo) entre outras.

 

SERVIÇO

Os ingressos são vendidos a preço reduzido, através da bilheteria ou “Cartão Fidelidade SESSÃO VITRINE PETROBRAS”, que pode ser adquirido no site do projeto. Valor máximo do ingresso: R$ 12 (inteira) / R$ 6 (meia) – variando de acordo com a cidade.