Notícias: presidente das Filipinas insiste contra uso de preservativo, apesar do aumento das taxas de HIV

This post is also available in: English Español Français ไทย 繁體中文

Todos os meses, conferimos as notícias de todo o mundo, cortesia da Equal Eyes, uma fonte de notícias produzida em colaboração com o UNAIDS e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV / AIDS. Este mês, um olhar sobre o presidente das Filipinas, Duterte, exortando os cidadãos a não usar preservativos, apesar de o HIV estar em ascensão em seu país. Também olhamos para a PrEP vir para a Coréia do Sul, uma decisão do tribunal russo igualmente transfóbica e muito mais.

 

A PrEP vem para a Coréia do Sul, mas com um alto preço

PrEP Michael Lucas duterte condom

Ministério da Segurança e dos Alimentos da Coréia do Sul aprovou a PrEP para a prevenção do HIV, embora vá custar 420.000 na moeda local ($ 390 USD) por mês. Também da Coréia do Sul, o grupo LGBT DDingDong colaborou com médicos especialistas e adolescentes LGBT para criar um novo guia que responda questões diretas sobre HIV / AIDS e sexo seguro em termos compreensíveis para adolescentes.

 

O HIV está em ascensão nas Filipinas, mas o presidente Duterte inste que a população deixe de usar preservativos

duterte gay marriage duterte condom

 

O Departamento de Saúde das Filipinas divulgou números mostrando que, em 2017, novas infecções por HIV aumentaram 20%, com mais de 11.000 novos casos relatados. De acordo com os dados, 97% deles são de homens e 87% são de homens gays, bissexuais e outros que fazem sexo com homens. Em meio a esta crise, o presidente Duterte foi criticado por declarações públicas em que afirmou que as pessoas não deveriam usar preservativos porque “são são agradáveis.” A Comissão das Populações das Filipinas (PopCom) divulgou uma declaração em resposta, observando que os preservativos são o método ideal para prevenir ISTs incluindo o HIV. Em nota ao Manila Times, Dodo Dulay argumentou que a Lei da Responsabilidade da Família e da Saúde Reprodutiva de 2012 deve ser alterada para permitir que as pessoas com menos de 18 anos comprem preservativos para ajudar a conter a epidemia.

 

Novo presidente da África do Sul apoia LGBTs

Cyril Ramaphosa duterte condom
Cyril Ramaphosa

Cyril Ramaphosa se tornou o novo presidente da África do Sul substituindo Jacob Zuma. Ramaphosa, considerado um aliado da comunidade LGBT, foi presidente da Assembléia Constitucional em 1994, quando as proteções foram estendidas para incluir a orientação sexual. Ele também atuou como presidente do Conselho Nacional Sul-Africano de Aids. Também na África do Sul, mais de 21 mil pessoas assinaram uma petição pedindo ao Departamento de Justiça que movesse a nova nota do discurso de crime de ódio ao Parlamento.

 

Donald Trump corta 1 bilhão em recursos contra o HIV

Trump porn star 02, Stormy Daniels 02, Stephanie Clifford 02 duterte condom

Nos Estados Unidos, o presidente Trump lançou o orçamento do governo proposto em 2019, que inclui uma uma redução de mais de 1 biljhão de dólares na prevenção do HIV, incluindo o Plano de Emergência do Presidente para Alívio da AIDS (PEPFAR). Muitas organizações se manifestaram e exortaram o Congresso a rejeitar os cortes.

 

Associação dos escoteiros de Paquistão aceita meninos trans

Quarenta jovens paquistaneses se tornaram as primeiras pessoas trans aceitas na Associação de Escoteiros do Paquitão. Autoridades anunciaram que muitos jovens trans serão selecionados para se juntarem ao time do Paquistão de 150 escoteiros enviados à Arábia Saudita para ajudar os peregrinos de Hajj até Meca.

 

Quênia pode descriminalizar homossexualidade

 duterte condom

Tribunal Superiro do Quênia ouviu argumentos que desafiam a criminalização da homossexualidade. O caso argumenta que a criminalização, baseada em uma lei colonial britânica, é inconstitucional. Eric Gitari, Diretor Executivo da Comissão Nacional de Direitos Gays e Lésbicas do Quênia (NGLHRC), disse que a lei incentiva a violência contra pessoas LGBT:

Recebemos casos de mulheres que foram brutalmente espancadas e estupradas porque sua família ou vizinhos descobriram que eram lésbicas. Ou incidentes em que os indivíduos vão à polícia buscando ajuda apenas para que a polícia os ataque.

 

Canadá declara que a não divulgação de que é soropositivo não é crime

hiv russia duterte condom

No Canadá, o Tribunal de Recursos da Nova Scotia anulou a condenação de um homem seropositivo considerado culpado de agressão sexual por não ter divulgado seu status de HIV para seus parceiros sexuais. O tribunal decidiu que, embora “a preocupação, o estresse e a raiva sejam emoções naturais” o HIV não é mais considerado letal, a não divulgação não é um crime.

 

Hollywood pode boicotar Georgia por banir adoção de crianças por casais homossexuais

Vários líderes criativos de Hollywood estão convocando a indústria do cinema e da televisão para boicotar produções na Georgia se o Estado negar a casais homossexuais o direito de adotar. O Estado esteve no meio de um boom de filmagem com muitos projetos de alto perfil, incluindo o retorno bem sucedido da série Queer Eye pela Netflix.

 

Tribunal russo tira filhos de uma mulher porque acharam que ela poderia ser trans

facepalm duterte condom

Na Rússia, um tribunal de distrito local se recusou a dar uma mulher de volta a guarda de seus filhos adotivos. As autoridades haviam removido os dois filhos porque sofreu uma cirurgia de redução de mama e eles acreditavam que pretendia submeter-se a uma cirurgia de readequação de sexo – acusação que negou. O tribunal citou a proibição do casamento do mesmo sexo do país e afirmou que o “desejo de assumir a posição típica do gênero masculino contradiz os princípios  da família e da sociedade de nosso país.”

 

Instituições de caridade legais australianas dizem que leis de liberdade religiosa podem dar “muita” liberdade

priest gays Australia duterte condom

Em novembro passado, estimulado pelo voto da Austrália em favor da igualdade matrimonial, o primeiro-ministro Turnbull nomeou um painel de peritos para determinar se a lei australiana protege adequadamente as liberdades religiosas. Durante a revisão, organizações beneficentes proeminentes argumentaram que as isenções baseadas em religiões já são muito distantes, permitindo a discriminação nas escolas, hospitais e no local de trabalho. Também foram levantadas preocupações de que o painel poderia ser tendencioso, pois os membros do painel participaram de uma conferência religiosa de dois dias com representantes anti-LGBTI nos EUA, mas não participaram de eventos pró-LGBTI.

 

 

 


Equal Eyes, UNAIDS, logo, news, rainbow, LGBT, LGBTQIAA, LGBTQ, queer, gay, lesbian, bisexual, transgender

 

 

 

 

 

 

 

 

Hornet traz atenção para questões globais de importância para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais. Nossa parceria com a Equal Eyes, fonte de notícias produzida em colaboração com o ONUSIDA, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV / AIDS, faz parte desse esforço. Para saber mais, visite seu sit Equal-Eyes.org

Essa cobertura promove a igualdade sexual e de gênero, ao mesmo tempo em que destaca questões de saúde, violência, cultura e direitos humanos e humanos. Igual olhos fornece defensores e aliados um marco de referência comum para as realidades das comunidades LGBT globais. Através de relatórios de acompanhamento e divulgação desta cobertura, nosso esforço é garantir que tenhamos uma representação das histórias globais que são mais importantes ou podem ter uma falta de relatório.