Quantcast
É só uma planta: esse é o tem do podcast da semana do Bem Viados, dá o play Escolhas do Editor

É só uma planta: esse é o tem do podcast da semana do Bem Viados, dá o play

Written by Marcio Rolim on August 19, 2019
Be first to like this.

É só uma planta. Aliás, é bem mais que isso. No episódio dessa semana, o podcast Bem Viados traz para jogo um tema polêmico, alvo de muita desinformação e preconceito, que é falar sobre legalização, uso recreativo e medicinal da cannabis (ou melhor dizendo, a maconha).

Para discutir o tema com mais propriedade e embasamento, trouxemos a YouTuber e ativista canábica Fernanda Nascimento do canal umdois, um canal voltado para discussões sobre a maconha. O canal possui mais de 800 mil inscritos no YouTube e mais de 200 mil seguidores no Instagram. Fernanda nos relata durante o episódio um pouco sobre sua vida e como teve contato com a substância (uma planta, como ela mesmo prefere se referir) e um pouco sobre privilégios no meio canábico (pasmem, sim, existe privilégios até entre maconhistas).

Ouça agora o epi “É só uma planta” AQUI

“Tem sido bem recente para a gente perceber todo o privilégio que a gente tem, estamos há anos falando sobre maconha no YouTube e ninguém foi preso, ninguém sofreu um enquadro. É muito difícil enquanto privilegiado você entender o seu privilégio e quando você para pra pensar e se depara com a realidade das outras pessoas você se dá conta”, relata Fernanda. Para reforçar ainda mais esse quadro, durante o episódio uma ouvinte relata uma abordagem policial que ela e o marido sofreram e de como foi diferente o tratamento entre eles outras pessoas do local, que eram negras. Durante o bate-papo a convidada também conta que a mãe de um dos integrantes do canal sofreu com câncer e fez uso do CBD (Canabidinol, um dos componentes não psicoativos encontrado na cannabis e que auxilia nos efeitos colaterais de quem faz o tratamento contra o câncer.

É só uma planta

A importância de discutirmos temas assim se faz necessária nos dias atuais, visto que a maioria da população atingida por essa falida guerra às drogas tem um alvo, continua sendo o pobre, negro e periférico. Durante os relatos conseguimos perceber que para quem tem dinheiro e é branco esse assunto nunca foi questão de vida ou morte, como é para outra parcela da sociedade brasileira.

Você encontra o podcast Bem Viados nos principais agregadores e streamers de áudio e também no Instagram @bemviadospodcast. No Facebook. No YouTube.

O Bem Viados é um podcast composto por três viados: Cleyton Pereira (27 anos, geminiano trabalha como analista de sistemas, formado em Marketing e tem fotografia como hobby, Instagram @cley_ton_), Lucas Gonçalves (26 anos, aquariano, trabalha com odontologia e é formado em jornalismo, Instagram @lucasliviett) e Pedro Barbosa (27 anos, canceriano, casado com Cleyton, trabalha com correspondência e ama escrever, Instagram @pedroagabe).

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in