Editora pretende relançar livro
Editora pretende relançar livro

Editora pretende relançar livro que Bolsonaro chama de Kit Gay

Editora pretende relançar livro “Aparelho Sexual e Cia.”, que há tempos vem causando polêmica ao ser apelidado de “kit gay” pela extrema direita brasileira, principalmente pelo presidenciável Jair Bolsonaro, que esta semana, mostrou o livro em rede nacional chamando de kit gay durante entrevista.

Publicado pela Companhia das Letras, a editora se manifestou dizendo que a obra está esgotada e com contrato expirado, mas ressaltou que já entrou em contato com os responsáveis pelo livro, a fim de, quiçá, publicá-lo novamente. A editora pontuou ainda que, diferente do propagado por Jair Bolsonaro, o livro não é destinado para crianças, tampouco é um kit gay. Pelo contrário, a obra tem como público adolescentes entre 11 e 15 anos, e “enfoca todos os aspectos da sexualidade, com sólida base pedagógica e rigor científico”.

Segundo o portal GauchaZH, no Brasil, a assessoria de imprensa da editora confirmou que o livro se trata do exemplar mostrado por Bolsonaro no dia da entrevista em uma publicação no Facebook. No vídeo, o candidato afirmou que a publicação é ensinada nas escolas. De acordo com a Companhia das Letras, o livro “nunca foi comprado pelo MEC, tampouco fez parte de nenhum suposto ‘kit gay'”. Segundo a editora, “o Ministério da Cultura comprou 28 exemplares em 2011, destinados a bibliotecas públicas”.

Editora pretende relançar livro

A Companhia das Letras também afirmou que o livro “conta com uma seção chamada ‘Fique esperto’, que alerta os adolescentes para situações de abuso, explica o que é pedofilia, incesto e fornece o contato do disque-denúncia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos”. A indicação do livro era para os anos 6º, 7º, 8º e 9º do ensino fundamental — ou seja, para alunos entre 11 e 15 anos.

 

A editora, em comunicado, afirma que em 2019 o livro será reeditado no Brasil.

(Visited 94 times, 1 visits today)