Escolas polonesas
Escolas polonesas

Escolas polonesas cancelam “Dia de tolerância LGBTI” devido à pressão do governo

Escolas polonesas cancelam programação educacional do Dia da Tolerância LGBTI por motivos políticos. Segundo o portal de notícias Gay Star News, mais de 200 escolas na Polônia, no último dia26 de outubro, planejam participar da Rainbow Friday, um dia destinado a promover a aceitação de estudantes LGBTI, mas não foram permitidas.

Devido à pressão do governo, no entanto, várias escolas desistiram do evento. Um grupo de proteção aos direitos civis no país inicialmente tinha planejado o dia “Campanha Contra a Homofobia”, mas de acordo com a emissora privada TVN, as escolas que tinham se comprometido em participar, desistiram após as críticas do dia.

Anna Zalewska, ministra da educação do país, supostamente ameaçou diretores de escola com consequências negativas se suas escolas participaram. Ela também teria dito aos pais que relatassem tais atividades também. Vale lembrar que recentemente, na Polônia, outros eventos LGBTI também foram ameaçados de cancelamento e protestos.

Escolas polonesas
Parada LGBTI da Polônia de 2009

No início deste mês, o prefeito de Lublin entrou com liminar para que a marcha do orgulho da cidade para não acontecesse, mas, apesar disso, a cidade realizou sua primeira Marcha do Orgulho, mesmo quando sob ataques violentos de protestos durante o evento.

Ministro da defesa Mariusz Blaszczak chamou a parada do orgulho de agosto em Poznan de “um desfile de sodomitas”. Ele disse ainda que estava cheio de participantes tentando impor sua própria interpretação dos direitos cívicos a outras pessoas.

A Polônia continua a lutar por direitos LGBTI. O país não reconhece legalmente casais do mesmo sexo, nem pode adotar crianças. Organizações como o grupo Campanha Contra a Homofobia estão tentando mudar isso trabalhando junto com a Lambda Warszawa Association, a mais antiga organização LGBTI do país. Os dois grupos frequentemente trabalham juntos nesses eventos, como o Pride de Varsóvia.