Estudo de vacina preventiva ao HIV busca voluntários no Brasil
Photo by Mufid Majnun on Unsplash
O MOSAICO, estudo global que pesquisa a eficácia de uma vacina preventiva ao HIV, está buscando voluntários no Brasil. Para participar, é preciso atender aos seguintes critérios:
Por aqui, o estudo é uma realização da Casa da Pesquisa, vinculada ao Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/AIDS-SP, que espera atingir o número total de 136 voluntários até setembro de 2021. Destes, 50% receberão uma dose de placebo e 50% receberão a vacina. Para se inscrever, é preciso que as pessoas interessadas respondam a este questionário.
O MOSAICO testará duas vacinas experimentais, AD26 e GP140, que utilizam como vetor uma proteína produzida artificialmente em laboratório que imita uma das proteínas que compõem a parte externa do vírus.
Assim como aconteceu com os estudos da vacina contra a COVID-19, este é de fase 3 — momento no qual se investiga suas segurança e eficácia, incluindo possíveis efeitos colaterais, a geração de uma resposta imunológica adequada e a capacidade de prevenir uma infecção pelo HIV. É a primeira vez que uma vacina contra o HIV chega a esta fase de estudos.
O Estudo MOSAICO é financiado pela Janssen, e conta com voluntários em países como Brasil, Espanha, Estados Unidos, México e Argentina.