Quantcast
Fitness: 5 dicas para se manter em forma após festas de fim de ano Escolhas do Editor

Fitness: 5 dicas para se manter em forma após festas de fim de ano

Written by Daniel Villarreal on December 26, 2018

Ser fitness no fim do ano é difícil. O período entre outubro e o Ano Novo pode ser um sem-fim de festas cheias de viagens, bebidas, doces, comida e nenhum exercício. Embora a manutenção do condicionamento físico nesse período possa ser difícil, ela não precisa ser impossível.

Veja cinco dicas úteis para você nesta temporada de fim de ano:

1. Curta dias individuais, não toda a temporada

Restringir o consumo excessivo de bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano pode ser desafiador com todas as festas extras e jantares especiais que tendem a surgir durante esse período, mas tente manter o excesso de lazer em dias específicos em vez de todos os dias da estação.

Comer demais ou beber em alguns dias durante a temporada não vai atrapalhar sua saúde, mas se você tratar toda a temporada como um momento para meter o pé na jaca, você poderá desenvolver maus hábitos alimentares que duram bem mais que a época natalina.

2. Coma de forma sensata

holiday fitness dinner table

Em grandes refeições e festas, coma sensata e atentamente (isto é, devagar e parando quando estiver cheio). Traga pratos saudáveis para os jantares. Opte por se encher-se de alimentos nutritivos, como proteínas e vegetais, em vez de pão e doces. Dê a si mesmo pequenas porções de sobremesa ou compartilhe-as com os amigos.

Certifique-se de beber muita água, especialmente durante grandes refeições para se sentir completo e bem hidratado. E lembre-se que os vinhos contêm calorias extras e açúcares que não vão te encher, então beba com moderação. Além disso, as sobras podem ser uma armadilha. Distribua as sobras e compartilhe-as com amigos para que elas não o tentem.

Sherry Pagoto, professora associada da Divisão de Medicina Preventiva e Comportamental da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, diz, “Evite permitir que os ‘doces’ se tornem essenciais ao não deixá-los ficar em casa depois que a celebração terminar. Quando a festa acabar, é hora de despejar no lixo ou doar”.

3. Seja criativo e tenha um plano

holiday fitness wine

Nesse período é mais difícil ir à academia, então tenha ideias e, em seguida, escreva um plano concreto de quando e o que você fará, para que você fique mais motivado para seguir adiante.

Há uma abundância de exercícios de peso corporal que não exigem equipamento para treinos rápidos: faça jogging curto antes ou depois do trabalho, experimente uma sessão matinal de ioga de 10 minutos através de um aplicativo para smartphone, faça flexões ou abdominais antes do jantar. Lembre que o objetivo deve ser divertido e realista, mas crie um plano real para que você tenha mais chances de fazê-lo.

Treinadores sugerem começar o seu exercício no início, antes das tarefas de férias começarem. Outros sugerem fazer exercícios super pequenos – como 20 flexões rápidas e agachamentos repetidamente ao longo do dia. Você poderia facilmente fazer 200 flexões e agachamentos se você fizer um conjunto rápido antes de iniciar novas atividades do dia.

4. Aproveite as oportunidades de exercícios sazonais

Remoção de neve e folhas são duas maneiras fáceis de ser útil durante as férias ao mesmo tempo, aumentando a frequência cardíaca e trabalhando grandes grupos musculares. Se você está em uma festa, mexa suas pernas. Se você estiver visitando um novo lugar, faça a visita a pé. Ou se você está fazendo compras de fim de ano, experimente passear pelo shopping.

O clima frio pode ser ótimo para o condicionamento físico, já que o corpo queima calorias para ficar aquecido. Além disso, o clima frio contribui para ótimas oportunidades de exercícios como patins e esqui para aqueles que viajaram para o frio.

5. Lembre-se, não faça disso uma obrigação

holiday fitness guy

É fácil e desanimador pensar que, se você não está se exercitando em uma academia ou como normalmente faria, qualquer esforço não tem sentido. Isso simplesmente não é verdade.

É importante ser realista e ter autocompaixão durante as férias: provavelmente, você fará menos exercícios e ingerirá mais do que o normal, mas não é motivo para desistir de toda a esperança de se adaptar ao feriado.

Sempre que você come de forma saudável ou pratica algum exercício, essa é uma vitória que contribui para sua saúde geral. E quando as férias terminam, você pode sempre voltar a uma rotina mais regular para mantê-lo em forma durante todo o ano.