Mais uma razão para parar de fumar: ‘fumo passivo’ pode matar você e seus amigos

This post is also available in: English Español ไทย Türkçe

Nós todos sabemos que fumar mata e fumo passivo pode prejudicar amigos e parentes. Mas agora as pesquisas mostram que o fumo passivo – o resíduo químico deixado pelos cigarros – pode permanecer por anos, impactando negativamente na saúde sendo absorvido pelo corpo.

Um estudo publicado no início desse mês mostrou que a fumaça do tabaco ao ar livre pode infiltrar-se em edifícios e superfícies de revestimento com seus resíduos químicos. Além disso, os sistemas de ventilação podem transportar esses produtos químicos para o ar e transportá-los por todo o edifício, onde eles se acomodam nas mesas, cadeiras, roupas, pele e comida das pessoas.

Os produtos químicos podem então ser ingeridos através da pele ou através de alimentos ou bebidas. Um outro estudo de um cassino que proibiu o fumo por seis meses mostrou fumaça pesada de fumo passivo nos tapetes e paredes.

“Isso mostra que só porque você está em um ambiente não fumante, isso não significa que você não esteja exposto ao tabaco”, diz o químico Peter DeCarlo, principal autor do estudo de ventilação. “Aquele carro da Uber em que você anda, o quarto de hotel em que você fica, até mesmo uma sala de aula onde fumar não é permitido há décadas: esses são lugares onde você está frequentemente exposto a muito mais do que o esperado.”

O fumo passivo contém mais de 250 químicos incluindo carcinogênicos, cianeto, chumbo, arsênico e butano. Várias experiências com ratos mostraram que o fumo passivo faz com que os ratos fiquem mais suscetíveis a câncer de pulmão, fígado e diabetes. Ratos têm um código genético muito similar ao dos humanos e são suscetíveis a muitas dessas mesmas doenças que nos acometem.

thirdhand smoke 02

Academia Americana de Pediatria diz que o fumo passivo é mais provável de prejudicar “crianças, pessoas com problemas respiratórios, mulheres grávidas, idosos e animais”. Eles também dizem que e-cigarros e vaping podem deixar para trás o fumo passivo perigoso.

E, como o The Washington Post declarou, “por causa das disparidades socioeconômicas, famílias de baixa renda são mais propensas a morar em casas e bairros onde décadas de tabagismo levaram ao acúmulo de fumaça passiva”.

A melhor maneira de evitar o fumo passivo é evitar qualquer lugar que permita fumar. Não há como removê-lo completamente de um prédio, mas limpar todas as superfícies, limpar o sistema de ventilação, substituir todos os filtros de ar e aspirar ou substituir todos os tecidos pode ajudar.

Já foi prejudicado pelo fumo passivo? Deixe um comentário.

Comments are closed.