Guia Gay Hornet de Atenas

This post is also available in: English Español ไทย

Esta matéria sobre Atenas é uma contribuição de  um usuário do Hornet através da nossa Plataforma Comunitária. Você também pode contribuir com histórias para o Hornet. Clique aqui para mais informações. 

Atenas é uma das cidades mais antigas da Terra, com uma história épica que abrange o alvorecer da civilização ocidental e da democracia. A moderna Atenas gay é uma visita obrigatória para quem aprecia a civilização clássica, a história antiga e, é claro, aqueles belos homens gregos. E não estamos falando das estátuas de mármore – queremos dizer os caras muito bonitos e muito reais nas ruas, bares e clubes.

gay athens guide
The Acropolis in Athens, Greece.

Atenas tem um clima mediterrânico encantador com verões quentes e invernos suaves. É provavelmente melhor visitar na primavera ou no outono por não ser tão quente. No todo, a Grécia ainda é um pouco conservadora, mas Atenas (e a ilha de Mykonos) lideram o caminho em termos de visibilidade LGBT.

Embora o inglês seja amplamente falado, talvez você ainda tenha dificuldades com taxistas se não tiver clareza sobre seu endereço. Anote ou faça uma foto no celular. E lembre-se: o alfabeto grego é diferente do inglês.

Atenas imperdível

Há muito para ver e fazer aqui – mas vamos começar do começo. Esses lugares atraíram multidões por milênios. Afinal, Atenas foi um dos centros do mundo antigo por milhares de anos. Muitos dos templos e monumentos ainda estão de pé, por isso é fácil encontrar algo que te inspire.

A Acrópole e o Pártenon

gay athens guide herod odeon
Herod Odeon

Por mais tempo que você tenha que passar em Atenas – mesmo que seja apenas algumas horas – você precisa ver a Acrópole. As vistas da cidade são espetaculares e as ruínas do Pártenon são inspiradoras de perto. Se puder, vá de manhã cedo ou no final da tarde, antes ou depois das multidões.

Se você é fã de história, vale a pena pagar mais por uma visita guiada para dar vida à história dos prédios e das vistas. (Ou apenas espreite pelos grupos se você estiver com pouco dinheiro).

Se você está confuso, a Acrópole é o topo da colina (a terra), e o Partenon é o edifício de mármore branco – um templo para a Deusa Atena – que fica na posição privilegiada da colina.

Parte do complexo da Acrópole, o Herodes Atticus Odeon é um impressionante teatro ao ar livre esculpido na encosta. Se você tiver a sorte de estar na cidade quando houver um evento especial ou exibição de filme, compre ingressos!

Templo de Hefesto

gay-athens-guide-1
Hephaistos Temple

Um dos templos antigos mais bem preservados da Grécia Clássica está bem aqui no centro de Atenas! Pegue um livro ou um guia e aproveite este maravilhoso pedaço da história.

Museu da Acrópole

acropolis museum gay athens

O recentemente restaurado Museu da Acrópole abriga muitos artefatos e estátuas antigas e inestimáveis da cidade vizinha, e muito mais dessa era incomparável da história. O design inovador do próprio museu é impressionante, orientando-o perfeitamente através das exposições.

Plaka

Plaka neighborhood gay athens

O bairro de Plaka, em Atenas, nas sombras da Acrópole, é uma das partes mais antigas de Atenas. Tem a aparência de muitas das ilhas gregas, com suas ruas de paralelepípedos e lojas pitorescas, bares e restaurantes. Há uma atmosfera vibrante com vendedores ambulantes e artistas ao longo do ano. Recomendamos pegar um delicioso polvo fresco do humilde café Paradosiako, na esquina das ruas Voulis e Nikodimou.

Atenas moderna

new cultural centre gay athens guide
The Stavros Niarchos Foundation Cultural Center

Há um novo centro cultural moderno nesta cidade antiga, o Stavros Niarchos Foundation Cultural Center (chame-o de “Niarchos” se você estiver com a língua presa) fica perto da orla e agora abriga a Ópera Nacional da Grécia e a Biblioteca Nacional da Grécia, além de parques e piscinas modernos. É super chique e vale a pena dar uma olhada.

Gazi

Gazi gay athens
Gazi

Gazi é a parte mais moderna de Atenas, lar da maioria dos bares e clubes gays da cidade. É o lugar onde você vai encontrar um ótimos pontos para comer ou beber. O impressionante edifício do distrito está bem no centro, o Technopolis Industrial Gas Museum, provavelmente vale a pena, a menos que haja uma festa incrível.

Se você é fã de frutos do mar, experimente alguns pratos no Butcher & Sardelles. O jardim na parte de trás é realmente adorável, com uma equipe fofa e prestativa. O lugar todo tem uma atmosfera descontraída, gay-friendly, tornando-se um ótimo ponto de encontro.

Para beber, Cafe Del Sol vale a pena uma visita. A multidão diversificada de moradores e turistas faz com que seja um bom lugar para começar qualquer noite em Atenas, mesmo se você já estiver bem alimentado. Basta ir para o Gazi e absorver a atmosfera depois de escurecer.

Bares gays de Atenas

david bar gay athens guide
David Bar

A maioria dos bares e clubes gays de Atenas está a uma curta distância da estação de metrô Kerameikos, em Gazi.

Se você gosta de coisas locais, o relativamente novo BIG Bar vai te dar tudo que você precisa. É o primeiro desse tipo em Atenas. DAVID Bar é confortável e ostenta lustres, champanhe e é a noite mais decadente que você pode ter em Atenas.

Rooster, no bairro vizinho de Monastiraki, é o melhor lugar para encontrar seus novos amigos gays para um almoço ou jantar ao ar livre, com boa comida, café e coquetéis. Este lugar é o ponto de encontro perfeito, dia ou noite!

Badalação gay em Atenas

gay athens guide
The Apartment

The Apartment tem a galera mais sensual, DJs internacionais e um espaço que é o tamanho perfeito. Nós ainda temos uma queda pelo cara que comanda o lugar… e se você vê-lo, você vai entender o porquê.

Sodade2 ainda é o nosso favorito depois de muitos anos e muitas visitas, graças à equipe maravilhosa, pequena mas divertida pista de dança e deliciosos coquetéis. A música pop toca ao longo da semana e no fim de semana e música grega às segundas-feiras.

Shamone é outra grande boate que o levará de volta a como costumava ser a festa antes que as leis de gentrificação e licenciamento estragassem muitos clubes gays. Os tetos altos e a pista de dança lotada vão te deixar em um frenesi noturno!

Eventos gays anuais gay athens guide

Athens Pride é muito divertido, embora infelizmente seja ofuscado pelos vizinhos Tel Aviv Pride, que acontece no mesmo fim de semana. Houve pedidos para mudar a data e atrair uma multidão internacional, mas, infelizmente, a política prevaleceu. Mas se você gosta de um orgulho mais popular com muito talento local e muito do bom drama grego, talvez opte por Atenas.

Outview é um dos maiores festivais de cinema queer na Europa. Acontece todo mês de abril, com estreias, exibições, prêmios, workshops e aulas.

Qual seu local preferido em Atenas? Conta pra gente nos comentários.