Grupo Domo, de Brasília, chega em Florianópolis para curta temporada
Grupo Domo, após trajetória de sete anos de sucesso, chega a Florianópolis com o espetáculo teatral “Manhã” que propõe uma viagem poética para falar sobre as relações humanas e, ao mesmo tempo, lembrar que amor é sempre amor, independentemente de credo, sexo e tradição.
A busca pelo amadurecimento pessoal e a tentativa de resolução dos conflitos relacionais dá o tom maior do enredo, construído a partir da perspectiva de dois homens que se amam e procuram, em um momento crise, renovar suas esperanças no outro e na vida. A peça se passa durante apenas uma noite, uma madrugada repleta de surpresas e decisões até o amanhecer que traz a possibilidade de se fazer e ser algo novo. A relação homo afetiva faz o pano de fundo da trama, mas os temas abordados são universais.
Com texto de André Garcia, a montagem do espetáculo “Manhã” envolveu um ano de trabalho contínuo, num processo de pesquisa e criação que não se limitou a decorar textos e marcas, mas estimulou o elenco a uma investigação sensível do tema. A encenação tem como proposta revelar os aspectos objetivos e subjetivos dos personagens para compor atmosferas emocionais e simbólicas. Os dois atores principais são auxiliados por dois atores “sombras”, duas figuras vestidas de branco, que movimentam a estrutura cenográfica e os objetos de cena – ou até os próprios atores -, participando como “motores” de toda a encenação. Esses atores são uma releitura da figura do “kôken”, do teatro Noh japonês, além de se tornarem personagens “curinga” ao longo do espetáculo.
Tendo sido contemplado com o Prêmio FUNARTE Mirian Muniz em 2012, o espetáculo já passou pelas capitais Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, além de Brasília. O espetáculo também foi selecionado para os festivais nacionais de teatro de Taubaté e Araçatuba, no interior de São Paulo, recebendo cinco indicações a prêmios, bem como o Troféu Festara 2013, além de ter participado de mostras do SESC e da Funarte (FestFac). Desta vez, o espetáculo vem a Florianópolis patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, que incentiva a divulgação dos artistas de Brasília no cenário nacional.
Acessibilidade
Além de disponibilizar programas em braile, o espetáculo ainda promove a acessibilidade de portadores de necessidades especiais oferecendo aparelhos de audiodescrição para deficientes visuais, durante as sessões e uma visita guiada ao cenário, 30 minutos antes do espetáculo. Para reservar o aparelho ou agendar a visita guiada, basta entrar em contato com a produção do espetáculo, através do e-mail: contato@grupodomo.art.br
Sobre o Grupo Domo
O Grupo Domo, fundado em abril de 1994 pelo ator e diretor André Garcia, vem contribuindo com a cena teatral brasiliense, desenvolvendo uma linha de pesquisa própria, baseada em um teatro autoral e reflexivo, sempre aberto à experimentação, com enfoque no constante aperfeiçoamento do trabalho físico, sensível e vocal do ator. O aspecto autoral realiza-se pela montagem de textos inéditos, escritos pelos integrantes, conferindo atualidade a cada montagem, o que permite o diálogo com o contexto estético, social e histórico contemporâneo.
O viés reflexivo do grupo nasce da concepção do teatro como uma arte ampla, orgânica e comunicativa, capaz de pôr em foco aspectos de nossa condição social e humana, levando-nos a percepções criativas e múltipla de nós mesmos. André Garcia tem em seu currículo as peças O Grito (1995), O Grande Dormitório (1998), As Lavadeiras (2000), Dos Anjos e de Todos Nós (2003) e O Julgamento (2008), além de trabalhos fora do Grupo Domo, como “Tamandu’á San”, de Hamilton Vaz Pereira, entre outros.
Serviço
“Manhã”- espetáculo teatral Grupo Domo
Data: 2 a 4 de maio
Horário: às 20 horas.
Local: Casa do Palhaço – Espaço Cultural ( R. Manoel Pedro Viêira, 601 – Morro das Pedras)
Ingressos: R$20,00 (inteira)
Ingressos antecipados: https://bit.ly/2v4vURL
Classificação Indicativa: 16 anos.
Telefone e WhatsApp: (61) 99408-1000