Homem de saia: 2019 é o ano que essa peça entra em definitivo no seu guarda-roupas
Vamos deixar uma coisa explicada Homem de saia não é nada de novo. Nos anos 90, não era incomum Kurt Cobain aparecer vestido em uma saia enquanto tocava acordes poderosos. Bowie fez a mesma coisa algumas décadas antes. Designers como Marc Jacobs, Rick Owens e Kanye West (ele conta?) entraram na moda por anos. Um ano atrás, o ator Nico Tortorella se casou em um longo e lindo vestido. E houve algo mais merecedor de assunto essa semana que o Oscar 2019 trazendo Billy Porter com seu terninho-saia sensacional no tapete vermelho?
Pois é, nada de novo. Mas de acordo com algumas pessoas que sabem o que dizem sobre moda quando se trata do estilo masculino, 2019 é o ano dos homens de saias. Agora, claro que seu tio Zé possa não aderir à moda. Mas nós temos que concordar que este é provavelmente o ano em que você verá mais caras se sentindo livres em fluidos do que nunca, e não estamos apenas falando de drag queens.
O motivo? Atualmente, há mais designers do que nunca “fazendo saias masculinas como se isso não fosse grande coisa”.
Escrevendo para a GQ, Rachel Tashjian, profissional de estilo masculino, observa que várias marcas menos seguras (ela cita especificamente Luar e Gypsy Sport) têm colocado homens na passarela de saias e vestidos para as próximas temporadas.
Agora que a Semana de Moda de Nova York 2019 chegou e se foi (aconteceu na cidade entre 8 e 16 de fevereiro), muito mais marcas do que nunca podem dizer que eles transgrediram as linhas de gênero e brincaram com homens em saias pela passarela.
Mas não é o fato de os homens de saias estarem desfilando em passarelas, o que, como dissemos, nãi ser nada de novo, mas, como Tashjian relata, é o fato de que nenhum choque é causado por essas roupas sem gênero e de que essas saias, vestidos e skirts são apenas mais uma peça que um homem deve se sentir confortável vestindo – isso é verdadeiramente inovador.
Muito tem se falado no mundo da “masculinidade” e o que essa palavra – e preocupação de tantos – significa para os homens da era atual. E assim faz sentido que coisas tão grandes estejam acontecendo no mundo do estilo masculino. Isso pode ter começado com a tendência dos homens queers, como se justifica o estilo de alguns caras, mas como já estamos vendo, homens de saias acabarão sendo “uma coisa” entre os homens heterossexuais também. Basta perguntar a Kanye sobre essa peça de couro que Givenchy criou para a passarela em 2012.
O que começou como um embaçamento de estilo entre moda masculina e moda feminina agora se tornou uma mistura completa de fabulosidade sem gênero. Os homens sempre puderam e deveriam usar o que quisessem. Agora parece que eles realmente o farão.