Será que a dieta cetogênica funciona? Nutricionistas avaliam a nova moda alimentar

This post is also available in: English Español ไทย Türkçe العربية

Você provavelmente já ouviu falar sobre a dieta Keto (ou dieta cetogênica), uma dieta rica em gordura e sem carboidratos que supostamente ajuda o corpo a queimar sua gordura para fornecer energia. Mas a dieta é boa para você? Vamos olhar mais de perto.

O que é a dieta Keto ou cetogênica?

A dieta de Keto afirma que 75% da comida de uma pessoa deve ser rica em gordura, 20% deve ser proteína e menos de 5% deve ser carboidratos. Basicamente, corta quase todos os carboidratos da pessoa para que eles sejam empurrados para a “cetose”, um estado corporal em que os níveis de açúcar no sangue caem e o corpo começa a queimar gordura em vez de açúcar como fonte primária de energia.

Mas, muitas vezes, o corpo leva de três a quatro dias para começar a usar cetonas à base de gordura em vez de glicogênios à base de carboidratos como fonte de energia. Durante esse período de transição, as pessoas podem sentir-se esgotadas, tontas, enjoadas, mentalmente enevoadas ou sentir cãibras ou dores de cabeça (algo muitas vezes chamado de “ceto gripe”).

Mas a “gripe” é sanada dentro de alguns dias. Como as reservas de carboidratos nos tecidos corporais armazenam muita água, a dieta Keto faz com que as pessoas eliminem rapidamente o “peso da água”, aumentando sua reputação como uma dieta rápida para perda de peso.

keto diet 02

O que as pessoas que já fizeram a dieta têm a dizer?

A dieta cetogênica não é uma novidade. Uma variação dela tem sido usada desde a década de 1920 para tratar a epilepsia infantil. (De fato, alguns estudos dizem que ela também pode reduzir os sintomas de outras doenças neurológicas.) Também é bastante semelhante à Dieta Atkins de 1973 ou à Dieta Dukan, de 2000, com base na França.

Mas a nutricionista Kristin Kirkpatrick diz nem sempre é uma dieta fácil de manter, especialmente quando você está viajando e com menos controle de suas fontes de alimento. Ela acrescenta que também pode causar prisão de ventre em algumas pessoas porque, em grande parte, elimina as fibras que são frequentemente encontradas nos hidratos de carbono.

Outro nutricionista, Toby Amidor, diz porque depende muito da gordura, as pessoas que fazem a dieta Keto geralmente precisam tomar suplementos vitamínicos para garantir que estejam recebendo outros micronutrientes que o corpo precisa.

O painel de especialistas em nutrição e especialistas em diabetes e doenças cardíacas dos EUA classificou a dieta de Keto com duas de cinco estrelas. O painel diss que não é seguro para as pessoas com diabetes e pode potencialmente proporcionar doenças cardíacas com sua ingestão de gordura, embora outros afirmem que isso pode estimular o consumo de gorduras e óleos saudáveis.

Por fim, Maria Zamarripa, outra nutricionista especializada em dietas, não recomenda a ditea famosa para o público em geral, particularmente porque o individuo está obcecado demais em cortar carboidratos e restringir as escolhas alimentares e em parte porque não tem havido muita pesquisa sobre seus efeitos a longo prazo.

Em vez disso, ela sugere obter uma mistura nutritiva de alimentos para que você tenha mais opções de alimentação e menos monitoramento potencialmente problemático do que você come.