leo herrera feat #historyisresistance
leo herrera feat #historyisresistance

Por trás das cenas do filme ‘The Fathers Project’ de Leo Herrera

This post is also available in: English Español Français ไทย Türkçe Українська

E se eles tivessem vivido? Essa pergunta simples mas profunda é o tema do novo filme de Leo Herrera, The Fathers Project que nos desafia a imaginar um mundo sem AIDS.

KQED Digital divulgou uma entrevista com Herrera com novas imagens de bastidores do projeto do filme cativante. A entrevista leva você para trás da lente a fim de entender melhor o processo cinematográfico de Herrera e sua visão de um mundo em que a epidemia não havia reivindicado milhares e milhares de vidas.

É quase impossível imaginar um mundo no qual o HIV não existe. Somente a geração mais velha de homens gays sabe como é isso. Para o resto de nós, o HIV sempre esteve lá. É uma presença inescapável que afetou nosso sexo, nossa cultura e nossa política. Mas se nos permitimos considerar um mundo no qual a AIDS nunca aconteceu, abre todo tipo de possibilidades artísticas e narrativas.

The Fathers Project leva essas possibilidades inimagináveis e as explode. É um filme que retrata uma paisagem política radicalmente diferente, onde existem mais artistas e mais abertamente os políticos LGBT. Isso nos obriga a considerar um mundo político e cultura focada em algo diferente do HIV.

A aids aconteceu no auge de uma revolução sexual gay, mas a epidemia criou uma desvantagem sexual. Por mais de 35 anos, sofremos medo, culpa e estigma associados a esta doença. E se a nossa revolução sexual pudesse florescer? Como o nosso relacionamento com o nosso sexo e entre eles pode ser diferente?

É impossível calcular a perda da epidemia, mas prever o que poderia ter sido é mais do que apenas um exercício artístico. Como nos roubamos o nosso passado e a nossa comunidade, podemos agir hoje para garantir que todas as partes de nossa comunidade diversa sofram. Esse projeto pode parecer um filme sobre um presente alternativo, mas é realmente um filme sobre nossas possibilidades futuras.

O primeiro episódio, “Gay President”, será lançado online neste verão de 2018. Ele entrelaça eventos da vida real com comerciais imaginários, segmentos de notícias e entrevistas com sobreviventes da epidemia. O resultado revela uma utopia não tão ficcional e gay. Marque seus calendários!

Enquanto você espera o The Fathers Project, assista a En Cuatro, um filme que Herrera fez com Hornet sobre a sexualidade latina gay.

Qual seu trabalho preferido de Leo Herrera? Conta pra gente nos comentários!