Quantcast
Liq celebra Dia da Visibilidade Trans com programação especial Negócios

Liq celebra Dia da Visibilidade Trans com programação especial

Written by Marcio Rolim on January 25, 2019
Be first to like this.

Liq, principal empresa de Customer Experience do Brasil, realizará na próxima quarta-feira (29), no site de João Pessoa, na Paraíba, o TransVisão, um evento em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans.

 

A iniciativa faz parte do programa Trans Cidadania, implementado pela empresa em 2015, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre as políticas de inclusão da população LGBTI+ e as diretrizes que garantem o bem-estar e respeito a todos os profissionais independentemente de identidade de gênero.

“A Liq assegura aos colaboradores transexuais igualdade de direitos, como o uso do nome social no crachá e a escolha do banheiro por identidade de gênero, por exemplo. Antes de implementar o programa, mapeamos todos os setores e identificamos os principais desafios para o desenvolvimento de uma política de igualdade”, afirma Everson de Pádua, coordenador de RH da Liq.

Liq

O evento será realizado na unidade Liq Paraíba, das 10h às 17h, e contará com uma programação especial, com palestras de sensibilização e humanização; feira de empregabilidade voltada à população transexual local – uma ação promovida em parceria com o Centro de Cidadania LGBT de João Pessoa –; e exposição de vídeos e fotos sobre o tema.

Atualmente, dos 1.500 colaboradores da filial da Paraíba, 10 são transgêneros. Desde o início do programa Trans Cidadania, a Liq vem adotando iniciativas de sensibilização, com ações que envolvem todas as áreas da companhia. Elas incluem orientação e suporte aos profissionais, código de conduta dedicado à inclusão e, ainda, a capacitação de fornecedores terceirizados.

Segundo pesquisas, 61% da população LGBTI+ do Brasil escondem seu gênero ou sexualidade no trabalho para evitar situações ou comentários preconceituosos diariamente. Outros dados, apontam que 82% dos transexuais e travestis não concluem seus estudos por não ter perspectiva de encontrar um posto no mercado de trabalho formal.

Uma das eceções a essa regra é o consultor de atendimento da Liq, Alecsander de Queiroz Oliveira. Há um ano trabalhando na empresa, o profissional encontrou todo o apoio necessário para ter sua identidade de gênero respeitada pelos colegas de trabalho. “Ingressei na empresa já com meu nome social, antes mesmo de fazer a retificação de meus documentos. Aqui, diferente de outros lugares, há respeito e humanização”, diz. Para ele, programas como o Trans Cidadania são fundamentais para ampliar o diálogo na sociedade e apresentar o tema a quem não tem conhecimento. “Essas ações são importantes para sermos vistos, pois na maioria do tempo passamos despercebidos. E quem não é visto não é respeitado”, afirma.

Elena Valéria da Nóbrega, consultora de atendimento na Liq e mulher trans, também apoia o programa idealizado pela empresa, ressaltando que, além de conscientizar os colaboradores, oferece oportunidade para quem almeja trabalhar formalmente sem abrir mão de sua identidade de gênero.

“Eu tenho uma ligação muito forte com a ação TransVisão, pois a edição do ano passado aconteceu no dia em que eu transicionei, assumindo minha verdadeira identidade de mulher trans. Tudo aconteceu de forma natural, com compreensão dos meus colegas de trabalho e apoio da Liq. Projetos como esse são importantes para diminuir o número de pessoas em situações de marginalização e sem perspectiva de plano de carreira”, diz Elena.

Sobre a Liq

A Liq é a principal empresa de Customer Experience do Brasil. Possui 36 mil colaboradores, 16 unidades e registra cerca de 1 bilhão de interações por ano com consumidores. Focada em inovação e com uma vontade contagiante de fazer a diferença, a companhia aproxima as marcas de seus consumidores por meio de soluções completas, incluindo BPO, CRM e estratégias voltadas para o trade e live marketing. A Liq adota um olhar humano e uma abordagem all-line (varejo, voz, chat, e-mail, digital) para criar, junto com seus parceiros, soluções customizadas, inteligentes, descomplicadas e centradas no consumidor final, sempre utilizando modernas tecnologias e multicanais como ferramentas para transformação do atendimento em uma experiência única de relacionamento. A empresa destaca-se também por fomentar a diversidade e ter como um dos seus principais pilares a inclusão social. Para mais informações, visite o site.

Read more stories by just signing up

or Download the App to read the latest stories

Already a member? Log in