Madonna Explícita: Um curso para ouvir, pensar e discutir Madonna

Madonna Explícita: Um curso para ouvir, pensar e discutir Madonna

Be first to like this.

Madonna Explícita é um curso que busca investigar o grandioso e inegável histórico artístico de uma das maiores cantoras pop de todos os tempos. Orientado pelo filósofo e pesquisador Ali Prando, e inspirado pelo famoso “Madonna Studies”, programa oferecido por universidades ao redor do mundo nos anos 1990, o projeto brasileiro mergulha no extenso conglomerado estético de Madonna através de lentes fornecidas por Judith Butler, Gayle Rubin, Achille Mbembe e Michel Foucault, caminhando a pensar pósfeminismo, políticas de gênero e (des)identidade.

Considerada mestre na arte de se reinventar, Madonna criou produtos culturais embalados por uma falsa sensação de simplicidade, oferecendo novas e complexas perspectivas sobre sexualidade, identidade, religião e política nessas mais de quatro décadas de carreira. Agora sexagenária, ela permanece inigualável enquanto todos os seus pares, grandiosos artistas do star system pop do século 20, já não estão mais entre nós: Prince, Michael Jackson, David Bowie, Whitney Houston e tantos outros.

Entre seus talentos, destacam-se a sua habilidade atlética — esse corpo tecnoperformativo que se moldou (e moldou tantos outros) resistindo ao tempo — e a sua curadoria de arte ou habilidade de promover agenciamentos estéticos. Através de diferentes linguagens artísticas, como música, cinema, happening, moda e artes visuais, Madonna moldou nosso zeitgeist cultural junto dos maiores produtores, designers, estilistas e fotógrafos, muitas vezes antes mesmo deles acessarem os circuitos mainstream de produção.

Não à toa, seu trabalho e estratégias são estudados em cursos de arte, publicidade e comunicação ao redor do mundo, valorizando sua capacidade de criar colaborações com artistas das mais diversas áreas sem esquecer a sua própria assinatura.

Madonna Explícita” acontece nos dias 11, 13, 18 e 20 de agosto, terças e quintas, das 19h30 às 21h30, com transmissões através do Zoom. As inscrições são através da Sympla, R$ 100.
• Encontro 1 — O voyeurismo é pop
• Encontro 2 — Procura-se Butler desesperadamente
• Encontro 3 — O Complexo de Medusa
• Encontro 4 — Na cama com Che Guevara

“Madonna Explícita” é um projeto da Disco Punisher, plataforma criadora de conteúdos reconhecida por seus projetos que mesclam cultura pop e teorias filosóficas, como “Politizando Beyoncé”, com edição recente no festival No Ar Coquetel Molotov, e “Björk: Paradigmas do Póshumanismo.exe”, feito com exclusividade para a passagem da exposição da artista islandesa pelo Brasil em 2019. Informações: thediscopunisher@gmail.com ou no link.

Quantcast